ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como gerir um pequeno comércio local

16/6/2021 - Sorocaba - SP

 

Aprender a como gerir um pequeno comércio local não é tão simples e nem tão fácil nos dias de hoje. Há muita concorrência e muitos estabelecimentos que oferecem o mesmo tipo de produto. E a maior preocupação de pessoas que desejam abrir um negócio, são os lucros e se haverá retorno do dinheiro investido.

 

Contudo, existem dicas fáceis e simples de como gerir um pequeno comércio local, se seguidas, com certeza você, empreendedor, terá ótimos lucros e excelência no retorno do que foi investido. Afinal, pequenos comércios dependem muito de como vão enfrentar a concorrência e da capacidade de identificar as necessidades do estabelecimento para assim, poder supri-las com sucesso.

Como gerir um pequeno comércio local 

Estratégia

Estabeleça uma estratégia para atingir com êxito todas as metas que você estabelecer para seu comércio. Leve sempre em consideração informações que se refiram a clientes, concorrentes, fornecedores,estoque, equipe de funcionários e, principalmente, a capacidade de vender.

 

Apenas planejar não é o suficiente. É essencial criar um plano de ação, definir responsáveis, metas, cumprir prazos e ter sempre os recursos necessários para a execução das tarefas incumbidas e necessárias para manter o pequeno estabelecimento comercial.

Melhorar continuamente 

Inovação é a chave. Inove sempre nos produtos, serviços oferecidos e modo de gestão. Tudo isso garante e contribui para que seu comércio cresça e esteja sempre atualizado.

Ouvir as contribuições de seus funcionários também é muito útil, a troca de informações é sempre uma boa maneira de se manter atualizado.

Controle de desempenho 

Fazer reuniões mensais ou semanais com a equipe de funcionários e sempre estabelecer e relembrar as metas é imprescindível para o sucesso do comércio. Assim como estabelecer metas para você mesmo, metas financeiras, metas de vendas e metas de estoque. E claro, você, gestor, e sua equipe devem sempre focar em atingir e, consequentemente, aumentar todas as metas estabelecidas.

 

Organização

Você deve estabelecer também um sistema padrão de organização para suas finanças, controle de funcionários, controle de estoque, controle de caixa, fornecedores e documentar e registrar de forma eficaz toda a rotação monetária e de serviços do estabelecimento.

Não descuide da concorrência

Ter sempre informações de como andam os outros comércios de mesmo segmento que o seu é muito eficaz para saber como gerir um pequeno comércio local com êxito, dessa forma você se mantém atualizado e pode buscar sempre superar a concorrência, melhorando seus produtos, inovando a forma de atendimento ao cliente e melhorando sempre sua forma de gestão, consequentemente, aumentando seus lucros.

Treinamento

Treine sua equipe de funcionários. Uma equipe bem treinada e bem orientada traz um bom atendimento ao cliente e um bom atendimento garante boas vendas e assegura que os clientes voltarão e serão fiéis a sua loja.

 

Um bom treinamento também incentiva seus funcionários a vender e a serem receptivos aos clientes, os quais farão boa propaganda de seu negócio o que levará mais pessoas até seu pequeno negócio.

Boa qualidade de vida

Garantir os direitos da sua equipe de funcionários garante também uma boa qualidade de vida à eles. 

 

Oferecer recreações, momentos de lazer, confraternizações e outros benefícios faz com que tenha uma equipe sempre alegre e disposta a trabalhar fielmente a seu comércio. 

Responsabilidade socioambiental 

Ter consciência a respeito de gastos com energia elétrica, água e descarte de lixo não só ajuda o meio ambiente, mas também corrobora para que você não tenha gastos desnecessários.

 

Esse tipo de conscientização também traz a seu pequeno comércio uma ótima imagem perante a sociedade e ao público. 

Ouça os clientes 

Sempre busque um retorno de seus clientes a respeito de seus produtos oferecidos. Converse e ouça o tipo de coisa que agrada cada tipo de público e sempre traga à sua loja produtos novos e que agradem a todos.

 

Criar uma página nas redes sociais como Facebook, por exemplo, ajuda a ter esse retorno também, pois lá o público pode comentar, avaliar, elogiar e até mesmo dar sugestões de melhoria.

 

Foco nas finanças

Ter um plano orçamentário para um ano é o mais indicado para você saber como gerir um pequeno comércio local com êxito, dessa forma você estará preparado para qualquer inconveniente que possa haver. 

 

Com uma finança bem organizada também fica mais fácil controlar as despesas com produtos, pagamentos de funcionários e gastos mensais da manutenção do estabelecimento.

Pequeno comércio local de excelência 

Bom, com todas essas dicas fica mais fácil de aprender a como gerir um pequeno comércio local, não é mesmo? E uma dica a mais é investir nas maquininhas da ZoomPay, com ela você tem as menores tarifas do mercado e não tem taxa de adesão, dessa forma fica mais fácil ainda garantir seus lucros e controlar as finanças para que seu pequeno comércio local seja sucesso garantido!

Compartilhe no Whatsapp