ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Vale a pena trabalhar com o próprio consultório após se formar?

16/6/2021 - Sorocaba - SP

A cada ano formam-se milhares de dentistas, nutricionistas, psicólogos, ortopedistas, cardiologistas, fisioterapeutas, enfim, médicos e profissionais da saúde em geral. Após a formação, surge aquela dúvida: vale a pena trabalhar com o próprio consultório após se formar?

Neste artigo vou citar alguns prós e contras e dar algumas dicas para te ajudar a decidir se vale a pena trabalhar com o próprio consultório após se formar ou se é melhor trabalhar em hospitais ou centros médicos. 

Oportunidades e desafios

Tanto trabalhar em algum centro médico quanto abrir sua própria clínica apresentam vantagens e desafios bem diferentes, você deve escolher aquilo que lhe for melhor naquele momento. 

 

Ser contratado por alguém pode trazer um retorno financeiro mais rápido, mas nem sempre esse retorno é alto o suficiente para sanar dívidas que possa ter e se sustentar ao mesmo tempo.

Já ao abrir um consultório você terá muitos gastos iniciais com locação, gastos mensais em geral, contratação e compras de materiais necessários de acordo com a sua formação, contudo, no quesito da compra de materiais a casadoestetoscopio.com.br pode ajudar, pois ela oferece materiais de boa qualidade e com facilidade para pagar de acordo com o que for melhor para você. 

Além do mais, abrir seu próprio consultório, faz de você seu chefe, você quem faz seu horário e pode ter um bom e alto retorno a longo prazo em questão financeira, o que ajudaria a sanar as dívidas feitas e ter uma ótima qualidade de vida.

 

Se optar por abrir seu próprio consultório, aí vão quatro pontos que você deve considerar: 

Calcule Custos

Como citei acima, a primeira coisa que você deve fazer se decidir abrir seu próprio consultório é calcular seus custos fixos e variáveis. 

Como exemplos de custos fixos temos o valor do aluguel, salário da sua secretária (caso você tenha uma), software de gestão e internet.

Como exemplos de custos variáveis temos água, energia elétrica, materiais fixos e descartáveis e manutenção de equipamentos.

 

Você deve fazer o cálculo exato dos custos fixos, somá-los ao cálculo estimado dos custos variáveis e ainda levar em consideração ter sempre um fundo de garantia para necessidades e problemas que possam vir a acontecer que fogem do seu total controle.

Depois de considerar tudo isso, vamos para o próximo passo.

Selecione quem vai trabalhar com você

Não, não estou dizendo que você precisa contratar logo no início mais um médico para trabalhar com você em seu consultório. Mas é importante ter uma secretária para ajudar a organizar sua agenda, seus horários e compromissos. 

Ter alguém ou uma empresa especializada cuidando da sua parte financeira também ajudaria, principalmente no início, mas cuidado, procure, analise e pesquise muito bem antes de escolher alguém ou alguma empresa para essa função para evitar estresses e problemas futuros e desnecessários. 

Escolha fornecedores

Pesquise todas as suas opções de fornecedores disponíveis. Veja aquele que tem as melhores condições de pagamento para facilitar a parte financeira, mas também busque aquele com os materiais e equipamentos de melhor qualidade para poder oferecer sempre o melhor que seus pacientes merecem. 

Uma boa imagem e um bom trabalho é tudo que você precisa para poder iniciar sua clínica com sucesso e garantir que ela traga lucros e um bom retorno do seu dinheiro que foi investido. 

Da uma olhadinha na casadoestetoscopio.com.br que tenho certeza que você encontrará as melhores opções de materiais e equipamentos. 

Defina seu público alvo

Por último, mas não menos importante, você deve definir seu público alvo, pelo menos para começar. 

Ter uma clínica popular que atenderá uma grande quantidade de pessoas é diferente de uma clínica particular que atende a um público menor e mais selecionado de indivíduos.

 

Portanto, definir o quanto antes qual o tipo de público que você deseja atender facilitará algumas de suas escolhas, tais como localização da clínica, demanda de materiais e equipamentos e até mesmo nos seus cálculos iniciais de custos fixos e variáveis.

Então, vale a pena trabalhar com o próprio consultório após se formar?

Depois dessas dicas e apresentação de prós e contras, espero que fique mais fácil decidir se vale a pena ou não abrir seu próprio consultório após se formar. 

Independente da sua escolha, foque sempre no melhor para seus pacientes, tanto no quesito atendimento quanto no quesito qualidade, mas também nunca se esqueça de focar em você e escolher sempre o que você achar que é melhor.

Compartilhe no Whatsapp