ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

O que é preciso para abrir uma empresa de transporte de mercadorias

11/6/2021 - Sorocaba - SP

 

Por conta do avanço tecnológico, as pessoas começaram a encontrar mais oportunidades para comprar produtos e encontrar artigos de interesse pessoal. Todos os anos a internet possibilita a movimentação de bilhões de dólares derivados dos empreendimentos de vendas na internet. Diante desse cenário, surgem muitas oportunidades, principalmente para pessoas que trabalham viabilizando a entrega das mercadorias. Mas o que é preciso para abrir uma empresa de transporte de mercadorias?

 

As transportadoras são empresas que prestam um serviço essencial para a sociedade, sem esse serviço a população facilmente enfrentaria problemas de desabastecimento e escassez de recursos, é por isso que este ramo pode ser um dos mais rentáveis para países em crescimento.

 

As transportadoras servem de suporte para que milhões de empreendedores possam trabalhar e comercializar todo tipo de artigo. Mas assim como qualquer outra empresa, é necessário dar atenção a diversos fatores e passos para abrir e administrar uma empresa de transporte de mercadorias do zero.

 

Vamos analisar alguns desses passos e conhecer soluções práticas que podem te ajudar no processo de abertura e gestão de uma empresa de transporte de mercadorias.

Planejamento

 

O segredo de todo bom negócio muitas vezes está no planejamento, por isso é importante dar atenção a esta etapa e se assegurar de incluir no planejamento todos os recursos necessários para o funcionamento da sua empresa de transporte de mercadorias.

 

O planejamento envolve pesquisa a respeito do mercado onde você vai atuar sobre o público que vai se beneficiar do serviço que você está oferecendo. Geralmente é importante levar em consideração quanto capital você pode investir e quantos veículos serão necessários para atender a demanda.

 

Também é importante analisar se você conhece meios para captar a demanda das entregas. É claro que existe muita necessidade de serviços de transporte para mercadorias, mas é importante ter uma demanda sólida dentro do mercado.

 

Se você já atua informalmente na área e está pensando em expandir as atividades provavelmente já possui clientes recorrentes. Esses clientes são importantes para garantir a rentabilidade do seu empreendimento. Entretanto, para abrir uma empresa de transporte de mercadorias é importante dar atenção a vários procedimentos burocráticos.

 

Vamos entender o que é preciso para abrir uma empresa de transporte de mercadorias, no que diz respeito aos documentos.

Documentação

 

Se você quer saber o que é preciso para abrir uma empresa de transporte de mercadorias formalmente, é porque deseja expandir as atividades da sua empresa. Muitas vezes os serviços mais bem remunerados para uma empresa de transporte exigem um conjunto de formalidades.

 

No transporte de mercadorias, boa parte das suas atividades será no modelo B2B, ou seja, sua empresa vai prestar serviço para outras empresas. Para conseguir realizar esse tipo de atividade é preciso estar com todos os documentos bem organizados.

 

A documentação necessária para abrir uma empresa de transporte de mercadorias precisa estar em ordem, ou a empresa pode sofrer impedimentos legais e contratuais. Então, antes de abrir a sua empresa se certifique de ter acesso ao seguintes documentos:

 

 

Esses documentos são fundamentais para garantir que sua empresa esteja de acordo com as normas e exigências da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Se você se certificar de reunir todos esses documentos, pode abrir a sua empresa de transporte de mercadorias.

 

Para facilitar o seu trabalho pode ser viável contratar um profissional para assessorar a regularização da empresa.

Contratos

 

Outra coisa importante para quem deseja trabalhar com transporte de mercadorias é a estipulação de contratos, tanto com os clientes como com os colaboradores. Você precisa definir que tipo de contrato vai ter com seus colaboradores, ou seja, serão profissionais contratados em regime de CLT, ou serão profissionais autônomos.

 

É importante definir qual o regime contratual, tendo em vista que a medida que sua empresa crescer provavelmente será necessário recrutar mais colaboradores. Outro fator importante é definir se os veículos da frota serão de propriedade da empresa ou dos prestadores de serviço. Vale destacar que a responsabilidade de suporte e regulamentação dos veículos muitas vezes cabe à empresa.

Software de gestão de frotas

 

Você pode usar um software que facilite a gestão da sua empresa de transporte de mercadorias. Algumas empresas oferecem um serviço especializado para ajudar às transportadoras no controle das documentações dos veículos e de informações referente a órgãos de fiscalização, tudo para facilitar o trabalho e evitar surpresas desagradáveis.

 

Uma empresa que oferece soluções práticas para empresas de transporte é a BKPS & Brobot, essa empresa contém ferramentas digitais que podem facilitar muito o trabalho dos gestores de empresas de transporte de mercadorias.

 

Essas ferramentas ajudam a reduzir os custos operacionais e garantir que a empresas esteja sempre alinhada às exigências institucionais dos órgãos reguladores e fiscalizadores.

 

Espero que nosso artigo tenha te ajudado a entender o que é preciso para abrir uma empresa de transporte de mercadorias. Caso tenha dúvidas basta deixar nos comentários, e não esqueça de compartilhar este artigo com outros!




Compartilhe no Whatsapp