ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como gerenciar o capital de giro da sua empresa

11/6/2021 - Sorocaba - SP

Nós sabemos o quão difícil e complexo é saber como gerenciar o capital de giro da sua empresa, ainda mais nessa pandemia que estamos vivendo.

Para jovens empreendedores essa questão é ainda mais complicada, pois antes de aprender como gerenciar o capital de giro da sua empresa é preciso escolher que tipo de negócio você deseja abrir.

Escolha o tipo de empresa que deseja abrir

O foco é sempre abrir algo que seja diferente, mas que, ao mesmo tempo, seja algo que agrade o público, algo que as pessoas precisem e gostem, mas nunca esquecendo de fazer algo que traga um bom retorno lucrativo.

Um bom exemplo de negócio com todas essas qualidades é uma cafeteria. Um ambiente aconchegante e que traga algum tempo de calma e conforto para o dia a dia agitado das pessoas.

Um lugar onde as pessoas vão para relaxar por alguns minutinhos durante o dia, desde um grande empresário com a agenda cheia até um estudante que pode optar por ir para estudar ou para passar um tempo agradável com os amigos.

Se optar por abrir esse tipo de negócio, por exemplo, o CAFÉ CENTER oferece produtos de ótima qualidade e com preço acessível, perfeito para iniciar o seu empreendimento, além de oferecer um treinamento dinâmico operacional por um valor bem módico.

Como gerenciar o capital de giro da sua empresa

Após a escolha do tipo de negócio que deseja abrir, aprenda como gerenciar o capital de giro da sua empresa para obter bons lucros e um retorno mais rápido do dinheiro que investir.

Abaixo vou dar algumas dicas simples e básicas de como fazer isso:

Planeje a gestão do seu capital de giro

Nunca se sabe quando será necessário utilizar seu capital de giro, por isso saber como gerenciar o capital de giro da sua empresa é importante. A chave é o planejamento:

Com esses quatro tópicos em mente, fica mais fácil gerenciar seu capital de giro e manter um fluxo de caixa saudável, o que ajuda a evitar problemas financeiros futuros e também dá a possibilidade de maiores investimentos pósteros.

Acompanhe o que receber

Acompanhar diariamente o que você recebe trás uma maior segurança para sua empresa. Pois dessa forma, você poderá ordenar previsões de quando será necessária uma retenção no seu capital de giro, além de assegurar tomadas de decisão mais certeiras.

Calcule o capital de giro

Este cálculo é feito a partir da soma de todas as contas a receber + o valor que tem armazenado.

Em seguida, some as contas a pagar, os impostos e as demais despesas da empresa.

Depois, subtraia um valor do outro. O resultado é o seu capital de giro líquido.

Controle seu estoque

O dinheiro que você gasta com o estoque influencia diretamente seu capital de giro líquido. Se você tiver um controle de estoque bom, consequentemente terá um bom aumento do seu capital de giro.

Geralmente comprar produtos em grande quantidade fica mais barato, contudo, se você fizer isso e não houver uma saída receptiva dos produtos que comprar, você será obrigado a vender mais barato, o que não seria lucrativo.

Portanto, acompanhe sempre seu estoque e tenha a certeza de que, a quantidade de determinado produto que você comprar, terá vendas vertiginosas.

Negocie com fornecedores

Este tópico depende de quanto tempo você trabalha com o mesmo fornecedor. Caso trabalhe com ele a pouco tempo e não tenha liberdade para negociar prazos e valores, trabalhe de acordo com seu capital de giro disponível.

Agora, se você já trabalha com o mesmo fornecedor há tempos, e tem credibilidade, negocie valores e prazos mais acessíveis de pagamento.

Mas leve sempre em consideração o valor de pagamento a vista, se houver um desconto maior que o seu capital de giro, invista nisso.

Reponha a quantia utilizada

Caso seja necessário utilizar uma parte do seu capital de giro para pagar alguma despesa que possa surgir, sempre lembre de repor a mesma quantia o mais rápido possível.

Dessa forma, você mantém todas as partes da empresa funcionando de forma equilibrada e plena.

Empreendendo no Brasil

Sei que nem sempre é fácil empreender no Brasil, muitas vezes as instituições não colaboram ou não entendem as necessidades do pequeno e médio empreendedor.

Por isso, se seguir todas essas dicas acima, tenho certeza de que saberá como gerenciar o capital de giro da sua empresa de forma eficaz e eficiente.

Compartilhe no Whatsapp