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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Marketing para clínicas médicas: saiba como fazer

9/6/2021 - Sorocaba - SP

Nem todo gestor ou empreendedor da área de medicina sabe como fazer Marketing para clínicas médicas. Por causa disso, muitas empresas da área sofrem em conseguir novos pacientes de maneira consistente e em fidelizar esses clientes em seu estabelecimento. Portanto, sofrem com a insegurança financeira de não ter um planejamento relativamente estável de pacientes novos.

No entanto, aprender como fazer uma boa estratégia de Marketing para clínicas médicas não é impossível. Pelo contrário: dá para saber como fazer o básico mesmo que você não tenha conhecimento nenhum de publicidade e mal saiba como usar as principais ferramentas digitais. Se você entende do seu negócio, do seu cliente e do seu produto, então tem o que precisa para ter sucesso na internet.

Quer saber como montar uma boa estratégia de Marketing para clínicas médicas? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Comece sua estratégia de Marketing para clínicas médicas pela persona

O primeiro passo para montar um plano de publicidade para qualquer empresa, incluindo clínicas médicas, é a persona. Em outras palavras, o seu cliente. Afinal, sem saber quem é o paciente que você quer atrair, não tem como montar uma estratégia de sucesso.

Por exemplo, suponha que a sua clínica médica tenha como principal produto a angioplastia e outros cuidados contra doenças cardiovasculares. Se o seu público for mais de classe alta, com renda acima dos R$ 15 mil por mês, a estratégia de marketing será uma. Você fará campanhas em determinados lugares, com uma linguagem específica e por aí vai.

Já se o seu público for de classe mais baixa, com renda ao redor de R$ 3 mil, então sua estratégia será completamente diferente, desde o foco da mensagem até a linguagem e mais.

Portanto, o primeiro passo para montar uma boa estratégia de Marketing para clínicas médicas é justamente começar a definir quem é o seu cliente ideal e, a partir disso, definir todos os elementos da comunicação, como linguagem, local, jornada de compra e mais.

Invista em aparecer no Google em primeiro lugar para o seu ciente

Você sabia que 1 em cada 4 brasileiros vai primeiro ao Google do que ao médico quando nota algum sintoma? O famoso “Dr. Google” é de extrema confiança para a população.

Em vez disso ser considerado um ponto negativo, deve ser visto como positivo. Afinal de contas, o Google em si não tem as respostas. Mas ele pode indicar o seu site, caso você tenha.

Por exemplo, imagine que sua clínica seja especializada em doenças do coração. Provavelmente o seu cliente ideal pesquisa por coisas como “fatores de risco para AVC”, “alimentos para saúde do coração” e “sintomas de um infarto”.

Você pode atraí-lo para a sua estratégia ao produzir o conteúdo que responderá essas dúvidas e aparecer em primeiro lugar no Google. Essa é a base do Marketing de Conteúdo.

É claro que aparecer na primeira página do Google não é fácil. Além do conteúdo precisar ser impecável, você precisará investir em SEO também. No entanto, os resultados mais do que compensam.

Use as redes sociais a seu favor para manter o paciente com você

Atrair pacientes para fechar com a sua clínica é apenas o primeiro passo de uma boa estratégia de Marketing. O segundo é manter esse paciente com você, fidelizado dentro da sua estrutura.

Para isso, as melhores ferramentas são as redes sociais, especialmente o Facebook e o Instagram (que tem 66 milhões de usuários no Brasil). Ambas as redes permitem o uso de instrumentos como a lives para conversar e tirar dúvidas dos pacientes, além de postar Stories e outros conteúdos que ajudam a fidelizar os clientes.

Respeite todas as regras do Código de Ética do CFM

O Código de Ética do Conselho Federal de Medicina proíbe algumas ações na hora de promover um serviço médico ou clínica. É vital entender quais são essas limitações para não violá-las e não expor seu negócio a um processo no Conselho de Ética.

Entenda que marketing na Internet é uma questão de ajustes

Por fim, entenda que o Marketing Digital é uma questão de ajustes. É mais importante colocar o carro na pista e ir consertando no caminho do que deixá-lo perfeito antes de pilotar.

Por isso, coloque suas ações em campo e veja os resultados. Vá ajustando aos poucos até encontrar um bom fluxo que esteja de acordo com as suas necessidades. Isso vale para tudo: anúncios, redes sociais, Google e qualquer outra plataforma.

Pronto! Agora que você entendeu como montar uma estratégia básica de publicidade e marketing para clínicas médicas, seu próximo passo é começar a colocar as coisas em movimento. Monte uma persona e então produza conteúdo para ela. Enquanto isso, monte uma estratégia de fidelização nas redes sociais. Aos poucos, você chegará ao ponto de ter muitos clientes estáveis e uma vida financeira mais tranquila.

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