ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como abrir uma loja virtual de forma simples e rápida?

8/6/2021 - Sorocaba - SP

 

Está querendo entrar na onda do e-commerce e não sabe por onde começar para abrir a sua loja virtual? 

 

Vontade de trabalhar de casa e fazer uma renda extra? Dar um pontapé em abrir um negócio e ser o próprio chefe? Então esse artigo é para você. 

 

Você sabia que só no primeiro semestre de 2020, o e-commerce movimentou mais de 105,6 bilhões de reais e que no acumulado do ano, o setor cresceu 73,88%?

 

É claro que, se formos levar em consideração o cenário atual de pandemia, que ajudou e muito neste crescimento, o setor só tende a crescer ainda mais, pois muitos varejistas viram como esse meio dá certo. 

 

Seja para entrar no segmento como iniciante e encarar a possibilidade de ter o próprio negócio, seja para alavancar as vendas de uma loja física já instalada. 

 

A verdade é que abrir uma loja virtual está com tudo hoje em dia. E agora você vai saber como abrir uma loja virtual de forma simples e rápida. Boa leitura! 

 

Começando uma loja virtual

 

Hoje em dia, com esse boom do e-commerce, há muitos sites que automatizam esse processo. Que oferecem templates e estruturas completas de páginas que simulam vitrines de lojas. 

 

São formas rápidas e intuitivas de montar uma loja virtual. 

 

Para começar, defina qual a plataforma você quer sua loja instalada. É importante ser uma plataforma que seja rápida e intuitiva não só para você na hora de montá-la, mas também para os clientes, na hora de escolher os produtos. 

 

Para tanto, é bom também verificar se a plataforma escolhida para sua loja virtual tem um bom sistema para cadastramento de produtos. Uma vez que, ninguém vai comprar um produto que está com as informações incompletas. 

 

Ou até mesmo, com um preço na vitrine e outro na hora que é adicionado ao carrinho. 

 

Defina um nicho de mercado para sua loja virtual

 

Para ter sucesso, não basta atirar para todos os lados. Tem que ser certeiro, ou seja, mapeie um público alvo e mire nele. 

 

Claro que, tem que ser algo que você tenha um mínimo de interesse e conhecimento, afinal você irá passar grande parte do seu dia administrando um negócio. Então, tem que ser algo que você tenha afinidade para que você mexa nele todos os dias. 

 

Por exemplo, se você escolher o segmento fitness, que é um mercado que também só cresce - este mercado faturou mais de 2 bilhões de dólares no Brasil só em 2019 - foque em produtos para academia como suplementos alimentares e proteínas. 

 

Se caso perceber, em contato com seus clientes e pelo mapeamento do seu público que há uma demanda por alimentos, consultas com nutricionistas, etc, é bom considerar entrar nesse nicho também. 

 

Mas a ideia aqui é focar em um tipo de produto, principalmente no começo, para não ter problemas com estoque. 

 

Ou seja, focando em pouca variedade no começo, as chances de ter produtos parados no estoque diminuem. 

 

Isso até conseguir os primeiros clientes. 

 

Os custos de abrir uma loja virtual

 

O interessante aqui em termos de e-commerce, é que os custos de abrir uma loja virtual é bem mais barato que uma loja física. 

 

Para começar, um aluguel de uma hospedagem de um site é bem mais barato que um aluguel de um salão. 

 

Outro fator que deve ser levado em conta, é o tipo de produto que irá vender, se será usado uma plataforma de marketplace ou um site próprio e, por fim, custos com a logística. 

 

Aqui uma dica legal: terceirize sua logística. 

 

Como foi falado aqui, você irá investir muito tempo no seu negócio. Você precisará estar atento a tudo, portanto, você deverá calcular se terá tempo para despachar seus produtos via correios. 

 

Portanto, sugerimos aqui o uso de motofrete. 

 

A entrega tende a ser mais rápida e na era digital de hoje, muitas transportadoras trabalham apenas por meio de aplicativos. Podendo agendar uma retirada em minutos. 

 

Isso ajudará a otimizar tempo, seu e dos clientes que receberão a mercadoria no prazo. 

 

Agora que tirou todas as suas dúvidas de como abrir uma loja virtual, que tal começar um negócio próprio de e-commerce e ser seu próprio chefe e podendo contar com algumas mordomias como até mesmo trabalhar de casa? 

 

Além de poder trabalhar com algo que tem afinidade, além de muito provavelmente conseguir ganhar mais que um emprego CLT. 

 

Essas são algumas vantagens que virão com muito trabalho duro. Mas que podem valer a pena. 

Compartilhe no Whatsapp