ColunistasCOLUNISTAS

Denilson Marcos Nepomuceno

Autor: Denilson Marcos Nepomuceno

Dicas para conseguir o primeiro emprego

7/6/2021 - Sorocaba - SP

Está louco para conseguir o primeiro emprego mas está inseguro pois acha que o mercado só contrata pessoas com experiência profissional? Calma, as coisas não são bem assim.

Experiência profissional conta sim na hora do recrutador escolher seu novo funcionário, mas com certeza não é a única coisa que conta, existem muitos outros motivos aos quais levam o recrutador à escolher um funcionário.

Aqui nós listamos algumas dicas que irão te ajudar a conseguir aquela tão sonhada vaga.

4 dicas para conseguir o primeiro emprego

1. Organize seu currículo

Primeiro o seu currículo deve conter seus dados pessoais.

São eles: nome completo, endereço, idade, e-mail e telefones para contato(residencial e/ou celular)

Em segundo coloque o objetivo.

Aqui você irá descrever a área que deseja trabalhar (área administrativa, área de marketing, etc) ou o nome específico da vaga (vaga para caixa lotérico, vaga para recepcionista, etc). No caso do nome específico da vaga, você pode alterá-lo de acordo com a empresa que for mandar seu currículo.

Em terceiro virá sua formação. 

Aqui você irá colocar sua formação escolar, como ensino médio completo ou alguma faculdade. Nos dois casos você irá descrever o nome do curso feito, o nome da instituição de ensino e se já concluiu a formação ou ainda está cursando (neste caso escreva o ano de conclusão).

Logo após virá o idioma.

Caso você seja fluente ou até mesmo tenha um nível intermediário em outro idioma, deixe isso bem destacado em seu currículo, essa é uma virtude que costuma contar muitos pontos dentro de uma empresa, então com certeza seu currículo será melhor avaliado.

E por último a experiência profissional.

Aqui, por mais que você esteja buscando o primeiro emprego, vale a pena citar alguns trabalhos temporários que já fez, descrevendo pra qual empresa e quais atividades realizou.

Trabalhos voluntários também são bem vistos. O site do Oportunidades Profissionais oferece um guia de referência para montar o seu currículo, não deixe de conferir.

2.Foque no seu objetivo

Agora que você já organizou seu currículo, precisa ter mais foco e objetividade na hora de distribuí-lo.

Muitas pessoas gostam do termo “atirar para todo lado”, saem distribuindo o currículo para todo e qualquer canto achando que isso irá facilitar na hora de conseguir o primeiro emprego, o que não é verdade, isso pode até afastar as empresas por não saberem ao certo o quê você está buscando.

Primeiro busque se entender, o que você quer, o que você gosta de fazer. Busque vagas dentro dessa área de seu interesse e lógico, esteja capacitado para realizar o trabalho quando te chamarem.

Busque cursos grátis na internet, como dizem, conhecimento nunca é demais e há muita informação por aí para aprimorar seu conhecimento e aumentar muito suas chances de conseguir seu objetivo. 

3. Se prepare para a entrevista 

Com o seu currículo organizado e seu objetivo bem traçado, inevitavelmente alguma empresa irá te chamar para uma entrevista, e nesse momento você tem que respirar fundo e se organizar para o grande dia.  

Assim que for chamado para a entrevista, pegue o nome da empresa e pesquise sobre ela, busque saber tudo o que aquela empresa proporciona. De que jeito ela costuma trabalhar, como seus funcionários se comportam diante daquela empresa, se é uma empresa mais formal e fechada ou uma empresa mais atual e descolada.

Isso te dará ideias por exemplo de como se vestir no dia da entrevista. Se for uma empresa mais jovem e descolada onde as pessoas não costumam usar terno, então você não irá aparecer na entrevista de terno e vice-versa, pois isso te deixará deslocado, o que não é bom para quem quer ser contratado.

Pesquise o local da entrevista com antecedência para evitar atraso. Chegar atrasado no dia da entrevista é um ponto muito negativo, você perde grande parte da sua credibilidade cometendo esse erro. Portanto pesquisar o local, as rotas e saber o melhor horário para sair de casa é algo muito importante.

Simule situações na sua cabeça do que poderá acontecer no dia da entrevista e qual será a melhor maneira de você agir em cada situação, isso te deixará mais tranquilo e preparado para imprevistos. O que nos leva a próxima dica.

4. Mantenha-se tranquilo no dia da entrevista

Esse será o grande dia, e cá entre nós, muitas pessoas costumam ficar nervosas diante de um grande dia. Porém tudo o que o nervosismo pode fazer nesse dia é atrapalhar o seu desempenho e tirar sua chance de conseguir o primeiro emprego.

Então já comece sua concentração no dia anterior, com uma boa noite de sono, nada de parecer indisposto na hora da entrevista. No caso de uma dinâmica de grupo, não fique disperso.

Quando estiver diante do recrutador e ele pedir para que fale mais sobre você, tenha em mente que ele não quer saber só sobre experiências profissionais, ele quer saber também da sua pessoa, quem você é de verdade. Então fornecer informações positivas sobre sua personalidade é muito importante.

Aqui também conta muito a dica que foi citada anteriormente, de pesquisar a empresa. Normalmente na hora da entrevista o recrutador quer saber o porquê de seu interesse naquela empresa, e você já tendo feito sua pesquisa saberá melhor como responder essa pergunta.

Dica Bônus

Após ser contratado, não fique estagnado na zona de conforto. Busque sempre aprender, mostrar que você é capaz de muito mais dentro da empresa, até mesmo alguns filmes ajudam no seu crescimento profissional. Você não é avaliado só no dia da entrevista, você é avaliado diariamente dentro da empresa. E mostrar vontade e capacidade só te fará crescer no âmbito profissional.

Esperamos que nossas dicas ajudem e muito você a conseguir o primeiro emprego, tendo assim a oportunidade de crescer e conquistar seus objetivos na vida.

Muito obrigado por estar conosco e até a próxima.

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp