ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como funciona um plano de saúde empresarial?

7/6/2021 - Sorocaba - SP

 

Um plano de saúde empresarial - também conhecido como convênio médico - oferece diversos benefícios, mas você sabe como ele funciona?

 

Cada vez mais as pessoas estão preocupadas em cuidar da saúde e buscam por planos de saúde para que fiquem protegidas tanto para casos de emergências/urgências, quanto para consultas e exames rotineiros. 

 

No Brasil, contamos com o SUS (Sistema Único de Saúde), que proporciona diversos benefícios para quem não pode pagar por um plano ou ter acesso a rede de saúde privada. 

 

Porém, também sabemos que o sistema público de saúde possui os seus problemas, sendo um deles a demora para a marcação de consultas e exames. Com isso, quem pode, prefere pagar por um plano de saúde.

 

No entanto, quem trabalha em empresas, pode ter acesso a um convênio como forma de benefício.

 

O plano de saúde empresarial oferece vantagens tanto para os funcionários quanto para a própria empresa. 

 

Isso porque esse benefício faz com que os colaboradores sintam-se mais seguros em relação ao trabalho, fazendo com que exista uma vantagem competitiva na retenção de talentos. 

 

Além disso, quando os funcionários cuidam da saúde, podem evitar doenças mais graves, o que também evita que eles precisem se ausentar da empresa. E, claro, tudo isso pode proporcionar um aumento na produtividade. 

 

Mas como realmente funciona um plano de saúde empresarial? 

 

Continue a leitura e entenda!

 

Entenda como funciona um plano de saúde empresarial

A primeira coisa que você precisa entender é que a contratação de um plano de saúde empresarial é feita quando a organização estabelece um contrato com uma operadora de plano de saúde. 

 

Esse contrato é escolhido de acordo com o que é mais adequado para a empresa e funcionários. 

 

Ao fazer a adesão de um plano de saúde, é importante ter em mente algumas questões importantes. Confira algumas delas a seguir. 

 

Tempo de carência

Ao contratar um plano de saúde empresarial é necessário esperar um tempo de carência para que ele possa entrar em vigor. 

 

Porém, existem algumas situações que podem afetar diretamente a regra, como: 

 

 

Coberturas do plano de saúde empresarial

A cobertura nada mais é do que um nome dado ao conjunto de procedimentos que está incluso no plano de saúde. 

 

Vale destacar que a cobertura pode incluir:

 

 

É muito importante deixar claro que as coberturas dos planos podem mudar muito de uma operadora para outra, bem como de acordo com o segmento escolhido pela organização.  

 

Existem diferentes tipos de coberturas em planos de saúde e que devem ser consideradas ao contratar esse tipo de serviços, sendo elas:

 

Cada segmento tem um valor e uma cobertura específica. Portanto, ao escolher o plano de saúde empresarial, é muito importante verificar qual é a sua cobertura e se ela atenderá as necessidades dos funcionários. 

 

Qual é a importância do plano de saúde empresarial? 

As empresas podem oferecer o plano de saúde empresarial para reter talentos, isso é um fato - e que realmente faz muita diferença. 

 

Porém, o grande benefício que os planos proporcionam às empresas é que os colaboradores apresentam um número muito menor de faltas devido a doenças.

 

Com um plano de saúde de qualidade, os colaboradores passam menos tempo em filas para atendimento público de saúde. 

 

Ao passar em consultas e realizar exames de maneira muito mais prática e rápida, os funcionários ficam mais tempo dentro da empresa. 

 

Além disso, quando conseguem cuidar da saúde e do seu bem-estar, os funcionários podem ser muito mais produtivos. 

 

Como escolher um bom plano de saúde? 

Existem diversas opções de planos de saúde empresarial disponíveis no mercado. No entanto, ao decidir contratar este tipo de serviço, é necessário ter muita atenção para fazer uma boa escolha. 

 

Além disso, pode ser que muitas dúvidas surjam no momento de contratar um plano de saúde. Portanto, aqui estão algumas dicas que podem ajudar no momento de tomar essa decisão. 

 

Busque por um plano de saúde focando nas seguintes questões:

 

 

Além disso, pesquise por diferentes opções para comparar os prós e contras de cada uma delas. 

 

Conclusão

Um plano de saúde é um dos principais - e mais desejados - benefícios oferecidos por uma empresa aos seus funcionários. 

 

Portanto, é muito importante considerar contratar este serviço que proporciona vantagens tanto para os funcionários quanto para a empresa. 

 

Para finalizar, ao contratar um plano de saúde, também é muito importante que a empresa garanta que todos os funcionários poderão facilmente ter acesso às informações que precisam para utilizar o benefício. 

 

Por exemplo, o RH deve estar preparado para fazer as orientações corretamente ou a empresa pode solicitar à operadora do plano de saúde que realize palestras aos colaboradores. 

 

 

Compartilhe no Whatsapp