ColunistasCOLUNISTAS

Roger Mello

Autor: Roger Mello

Como montar um cronograma de estudos para o Enem

4/6/2021 - Sorocaba - SP

Como montar um cronograma de estudos para o Enem

Você já deve saber que há anos o Enem deixou de ser uma prova simples e se tornou um exame complexo, em que é necessária muita preparação para atingir seus objetivos. Entre as etapas de preparação para esta prova, é claro que estudar é fundamental, e você deve estudar de maneira organizada para alcançar a tão sonhada vaga em uma universidade. Para facilitar essa organização, uma ferramenta ganha cada vez mais destaque entre os estudantes, que é o cronograma de estudos. Desta maneira, vamos apresentar a seguir as melhores instruções e dicas para você montar o seu cronograma de estudos e melhorar o seu desempenho no Enem!

Comece listando todas as atividades da semana

O primeiro passo para montar um bom cronograma de estudos é listar todas as atividades que você deve realizar durante a semana. Para isso, você pode utilizar uma planilha do Excel ou mesmo uma folha de papel e listar todos os dias da semana, dividindo os dias em período de uma hora. Feito isso, você deve colocar no cronograma todas as atividades que você precisa realizar durante a semana. Isso inclui os períodos em que você assistirá às aulas, atividades extracurriculares, o horário em que você estará dormindo e qualquer outra atividade que você costuma realizar semanalmente.

Lembre-se do descanso e da diversão

Depois de preencher a planilha com as suas atividades semanais, você perceberá que sobraram diversas lacunas, que deverão ser preenchidas para melhorar o seu rendimento. No entanto, não basta apenas preencher todo o espaço restante com disciplinas para estudar, uma vez que a sua rotina se tornaria extremamente cansativa e monótona. Assim, reserve um dia da semana para seu descanso e também separe pelo menos duas horas de descanso por dia, que podem ser utilizadas para relaxar ou para a realização de algum hobbie. Concluída esta etapa, o tempo restante será direcionado integralmente para os seus estudos.

Dedique um tempo maior para as áreas que você possui dificuldade

Na hora de dividir o tempo de estudos entre as matérias que caem no Enem, reserve um tempo levemente maior para as disciplinas que você possui dificuldade. Com isso, você poderá se preparar de uma forma melhor, e seu desempenho irá melhorar em todas as áreas do conhecimento. Apesar disso, estude todas as áreas, mesmo que você vá muito bem em uma matéria específica!

Segue esse vídeo trazendo mais dicas incríveis:

Feito isso, você concluiu a montagem do seu cronograma de estudos. Apesar de parecer um pouco trabalhoso organizar todas as atividades semanais, você certamente irá perceber que o seu estudo terá um rendimento muito melhor, e você poderá fazer também as atividades que mais gosta, assim como descansar adequadamente. Também é importante destacar a necessidade de seguir o cronograma criado! Não basta apenas criar um cronograma, é necessário segui-lo da maneira correta para que os resultados saiam como o esperado!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdo e informações sobre o Enem 2021!

Compartilhe no Whatsapp