ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Bairro parque: conheça o projeto que promete estar entre os melhores do Brasil

2/6/2021 - Sorocaba - SP

Você sabe o que é um bairro parque? Em resumo, é um bairro que busca integrar as construções aos elementos naturais. Ou seja, meio bairro, meio parque. O Viva Park, localizado em Porto Belo, está chamando muita atenção por causa desse conceito!

O projeto está na casa do bilhão de reais. Portanto, ele vai entregar tudo do bom e do melhor para seus moradores. Aliás, devemos incluir em “moradores” todos os animais beneficiados pelo projeto, o qual contará com áreas de preservação.

O Viva Park Porto Belo vai ter várias ferramentas de alta tecnologia, como bancos com entradas USB, câmeras com inteligência artificial e muito mais.

Confira mais detalhes!

O Viva Park vai agradar pedestres e ciclistas

Como ficou claro pela introdução, o Viva Park foi projetado pensando na união entre as atividades humanas e da natureza. Da mesma forma, a preservação ambiental e a baixa poluição também fazem parte do ideal do projeto.

Um detalhe importantíssimo desse bairro parque é a incrementação de ciclofaixas direto no projeto original. Ou seja, ao invés de sofrer com essa adição no futuro, a Vokkan apresentou uma calçada com divisão para pedestres e ciclistas.

Não se engane, a calçada comporta muito bem essa divisão. Afinal, ela é bastante larga e bem sinalizada, e seus postes são bastante discretos.

Nada de fios nos postes nesse bairro parque

Está certo que um bairro parque, por si só, já chama muita atenção. Mas oferecer um bairro inteirinho sem fios de energia e telefonia merece manchete no jornal.

Da mesma forma que o design do Viva Park inclui as ciclovias, ele também possui os modernos postes sem fios. Em resumo, o poste nada mais é do que uma peça de metal, de mais ou menos 2,5 metros, com apenas uma lâmpada LED.

A fiação é subterrânea, e atravessa o bairro todo pelo chão, indo de poste a poste, de casa a casa. Isso permite uma visão muito mais limpa do céu dentro do bairro, ao passo que evita acidentes relacionados com a fiação convencional.

O projeto possui diversas áreas de preservação ambiental

A ideia do bairro parque é, justamente, ter bastante verde no projeto. O Viva Park Porto Belo não vai economizar na quantidade de árvores e plantas em seu interior. Aliás, ela está em toda a parte: desde em bosques densos até no telhado dos imóveis.

O projeto trabalha com a questão da visão ampliada. Ou seja, existem poucas barreiras ao longo do bairro, permitindo que se enxergue o bairro quase de fora a fora. Então, as casas e prédios se misturam com as árvores e vegetações, passando a sensação de objetos naturais.

Vale lembrar que existem muitas atividades dentro do bairro parque, incluindo trilhas e áreas de piquenique.

Tecnologia de ponta para manter a segurança do Viva Park

Ao contrário do que se imagina, o Viva Park não será um condomínio fechado, mas sim um bairro público (convencional). Em outras palavras, qualquer pessoa poderá transitar em seu interior, assim como utilizar suas instalações.

Para manter a segurança em dia, equipamentos de última geração foram empregados no projeto. No caso, as câmeras vão fornecer um controle rigoroso de tudo que acontece dentro do bairro parque. 

Além de conseguirem ler as placas dos carros, elas também conseguem reconhecer faces com facilidade.

Prédios com design único

O Viva Park leva a assinatura de Jaime Lerner, o segundo maior arquiteto do globo. Portanto, o projeto não poderia ser menos impressionante: os prédios mais altos lembram pirâmides Maias, mas com uma “fatia” faltando no meio.

Essa “fatia” cria um vão no edifício, formando uma área comum e separando a construção em dois blocos em formato quarto-piramidal.

As casas seguem o modelo norte-americado: um terreno grande, sem muros, com a casa no centro. Todos os imóveis possuem grama no telhado — em alguns casos com plantas floridas.

Há também predinhos menores, com cerca de 3 andares, espalhados pelo projeto. Mas não há muitas informações sobre eles.

Ótimas instituições de ensino

Para assegurar a melhor qualidade de ensino aos moradores do Viva Park, uma unidade do Colégio Bom Jesus e um campus da Uniavan fazem parte do projeto.

O Colégio Bom Jesus possui muito prestígio, e um de seus diferenciais é a constante evolução. No caso, a instituição sempre busca melhores métodos de ensino, tecnologias e materiais para aumentar ainda mais a qualidade do serviço prestado.

Já a Uniavan é uma universidade de reconhecimento nacional, com cursos de qualidade atestados pelo MEC. 

Open shopping logo na entrada do bairro

Por fim, o Viva Park vai contar com um Open Shopping, ou seja, um shopping na horizontal, dividido em 4 grandes blocos. Ainda não se sabe muito sobre o local, mas com certeza vai abrigar dezenas de lojas.

Gostou do Viva Park Porto Belo? Você pode ver mais sobre o projeto na Loja Conceito! 

Compartilhe no Whatsapp