ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como o francês pode te ajudar a ingressar na indústria automobilística?

1/6/2021 - Sorocaba - SP

 

O francês na indústria automobilística é um dos idiomas mais importantes. Assim, se você gosta do ramo e deseja ingressar na indústria automobilística, saber falar francês fluentemente é essencial. 

E nada melhor do que um curso de francês em São Paulo para que você consiga alcançar seus sonhos em uma indústria tão disputada. 

Se você se interessou por esse assunto, então confira como aprender francês pode te ajudar a ingressar na indústria automobilística. Confira! 

  1. Como é a indústria automobilística na França? 

Quando se gosta de carros, certamente já se tem uma boa ideia de como a indústria automobilística na França é maciça. Afinal, a França representa, na Europa, o segundo país em industrialização, perdendo apenas para a Alemanha. Imagine todo o mercado que essa indústria movimenta desde então, desde corte de chapa, a acabamento.

Só para se ter uma ideia, desde 1903, a indústria automobilística na França produziu mais de 30.000 veículos, por diversos fabricantes. 

Na região próxima à capital de Paris, há a Renault e a PSA com fábricas. Mas, não são só essas duas grandes empresas automobilísticas que existem na França. 

As empresas automobilísticas francesas continuam sendo líderes mundiais. A Renault, recentemente se juntou à japonesa Nissan, tornando-se a Renault-Nissan e ela ocupa, no ranking, o 4o lugar entre as maiores fabricantes e montadoras de veículos do mundo. 

Outra marca muito importante é a Citroën, que também se juntou com outra marca francesa, a Peugeot, formando a PSA Citröen-Peugeot, que atualmente ocupa o 8o lugar no ranking mundial. 

Para se ter uma ideia da força das marcas francesas, 23% de todos os veículos vendidos na Comunidade Europeia são provenientes de marcas francesas. 

Além disso, 10% da população economicamente ativa na França trabalha direta ou indiretamente para a indústria automobilística francesa. 

Recentemente, em função da pandemia, a qual afetou a produção industrial em todos os setores, o presidente da França, Emmanuel Macron, destinou um pacote de 8 bilhões de Euros, só para a indústria automobilística francesa. 

Assim, é possível ver como essa indústria é importante, não só na França, como também para o resto do mundo. 

  1. Por que aprender francês pode te ajudar a ingressar na indústria automobilística? 

Você já percebeu como a indústria automobilística é forte na França. Portanto, se você um dia pretende trabalhar em uma dessas multinacionais, localizadas na França, falar francês fluentemente é essencial. 

Mas, vale lembrar que existem inúmeras outras empresas, as quais representam empregos indiretos ligados à indústria automobilística, dentre elas, empresas de autopeças, por exemplo. 

No entanto, se você pretende ficar pelo Brasil, saiba que as empresas automobilísticas francesas possuem filiais no território brasileiro. 

A Renault, por exemplo, tem uma fábrica em São José dos Pinhais, Paraná. E como você acha que se dá a comunicação com a sede na França? Isso mesmo, utilizando o francês como idioma. 

Já a PSA Citroën Peugeot no Brasil tem sede em Porto Real, no Rio de Janeiro. Assim, saber francês pode ser um grande diferencial, caso você tenha interesse em ingressar nesse mercado. 

Sabendo francês, você certamente terá destaque nessas empresas, pois poderá trabalhar nas áreas de contato direto e frequente com as matrizes, situadas na França. 

Além disso, poderá também repassar as informações dadas pelas matrizes aos demais colaboradores das empresas no Brasil. 

Dessa forma, se você pretende ingressar na indústria automobilística, aprender francês torna-se um grande diferencial em seu currículo. Saiba também como tirar cidadania italiana.

 

Compartilhe no Whatsapp