ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Tradutor de francês: como funciona a profissão?

1/6/2021 - Sorocaba - SP

Um tradutor de francês é o profissional responsável por transformar documentos e demais produções técnicas ou até visuais em outro idioma. 

Mas, como funciona essa profissão? E em quais áreas um tradutor de francês pode trabalhar? É sobre isso que falaremos, confira! 

  1. Quais são as áreas nas quais um tradutor de francês pode trabalhar? 

Existem diversas áreas de trabalho para quem deseja ser um tradutor de francês. Atualmente, com o mundo globalizado, um tradutor pode iniciar seus trabalhos através de trabalhos freelancer. 

Com o tempo, ele pode fazer seu nome e oferecer seus serviços para outros tipos de demanda. No entanto, é necessário ter um curso de francês para ingressar em atividades relacionadas ao universo francês. 

É possível que o tradutor de francês trabalhe traduzindo textos, como livros, artigos, ou então atue auxiliando quem deseja enviar cartas, e-mails, para destinatários em um dos 29 países que têm o francês como língua oficial. 

Há também serviços de revisão de textos já traduzidos e interpretação. 

Além disso, o tradutor também pode atuar na tradução de vídeos, séries e filmes. Com o crescimento das plataformas de streaming, tais como Netflix, por exemplo, diversas produções francesas já fazem parte do catálogo. 

Portanto, para produções de vídeo, séries e filmes, os trabalhos de legendagem e dublagem podem ser bons ramos para o tradutor de francês. 

Com a tradução, essas produções ficam disponíveis para um público maior, podendo receber legendas ou até mesmo a dublagem para Português. 

E por último, um tradutor também pode fazer o que se chama de tradução juramentada. Esse tipo de tradução é mais cara, mas também é a exigida para diplomas, históricos escolares e demais tipos de documentos, a serem utilizados no exterior. 

Para se tornar um tradutor juramentado, é necessário passar em um concurso público. Então, você adquire a possibilidade de oferecer o serviço de tradutor juramentado, para quem desejar. 

  1. Como se tornar um tradutor de francês? 

Para quem deseja atuar como tradutor de francês, o conhecimento profundo da língua é essencial. Afinal, não basta apenas “saber francês”. Para ser um bom tradutor, o conhecimento e proficiência na língua devem ser profundos. 

Embora existam muitos sites e aplicativos de tradução, a chamada tradução 100% humana, ou seja, aquela feita sem o auxílio de sites, é a tradução aceita em revistas científicas, por exemplo. 

Após ser realizada a tradução, o tradutor deve, inclusive, fazer um documento, no qual afirma que aquele texto foi traduzido sem o auxílio de sites ou aplicativos, sendo aquela uma tradução 100% humana. 

Então, se você sabe francês, mas não tem fluência nativa na língua e deseja se tornar um tradutor de francês, o ideal é você investir no aprendizado da língua. 

Existem provas de proficiência em francês, as quais atestam o seu grau de conhecimento da língua. Para um tradutor iniciar na divulgação do seu trabalho, ter atestado de proficiência na língua é essencial. 

Já para quem deseja foca em tradução juramentada, o ideal é buscar um curso superior em letras, com habilitação no idioma francês. 

É importante verificar se a universidade de escolha também não oferece um curso superior de tradutor ou intérprete. 

Outra opção é um curso de pós-graduação, voltado para tradução em francês. Inclusive, o ideal, caso haja essa possibilidade, é você conseguir estudar na França ou em um dos países que possuem francês como língua materna. 

Portanto, investir na formação e no conhecimento é fundamental. Depois, foque na área que você deseja e comece a divulgar o seu trabalho. Agências geralmente preferem pessoas com formação consolidada no idioma. 

Por último, faça networking. Assim, as pessoas precisam saber que você faz o trabalho de tradutor. 

Com isso, você aos poucos começará a ter trabalhos e poderá alavancar bastante crescimento profissional na área de tradutor de francês. 

 

Compartilhe no Whatsapp