ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

A Medicina e Novas Tecnologias: Quais as Tendências?

28/5/2021 - Sorocaba - SP

As novas tecnologias são cada vez mais utilizadas no campo da saúde humana e da medicina.

Do ponto de vista de muitos especialistas, os progressos das novas tecnologias em geral e da inteligência artificial permitirão às máquinas fornecer diagnósticos mais precisos e mais seguros.

Agora, mesmo se as inovações tecnológicas forem capazes de melhorar os cuidados médicos, nada poderá substituir um médico no acompanhamento de um paciente.

Por exemplo, um médico ortopedistaé essencial para realizar um exame físico mais detalhado, sem descartar, é claro, a importância do uso da tecnologia.

Confira, a seguir, quais as tendências e a importância da tecnologia na área médica.

A medicina e as novas tecnologias

Já está mais do que provado que a medicina se beneficiou bastante com a chegada de novas tecnologias, como ajudar na identificação de doenças, tratamentos mais avançados, pesquisas para descobrir novos medicamentos, etc.

Só que, com a pandemia, uma tecnologia tem despertado o interesse de médicos e pacientes: a telemedicina.

Em razão do distanciamento social para evitar a contaminação, a maioria dos planos de saúde passou a oferecer consultas online, e ao que tudo indica, mesmo após a pandemia, vai continuar fazendo parte da vida das pessoas.

Pelo lado dos pacientes, são atendidos com mais rapidez, sem a necessidade de ficar horas em uma sala de espera, podendo escolher profissionais de todo país.

Já os médicos afirmam que através da telemedicina, conseguem organizar melhor seu tempo, atender mais pacientes, principalmente aqueles com problemas de mobilidade.

Quais as novas tendências?

Algumas tecnologias ainda são muito recentes aqui no Brasil, e não são todos os médicos que têm acesso, e outras já fazem parte da rotina de clínicas e hospitais.

Separamos aqui algumas dessas tendências:

1.Inteligência Artificial

Como o nome já sugere, inteligência artificial consiste na tomada de decisões de uma maneira muito parecida das tomadas pelo homem, mas com mais exatidão.

Por exemplo, ajudam no diagnóstico mais assertivo, detecção precoce de doenças, desenvolvimento de medicamentos.

Só para você entender como a inteligência artificial funciona na prática, temos o exemplo da cirurgia robótica, onde o Brasil ocupa o primeiro lugar em toda a América Latina.

2.Tecnologia 5G

A tecnologia 5G faz parte da telemedicina, uma vez que permite médico/paciente interajam em tempo real.

E não só isso, pois as conexões 5G possibilitam que determinados procedimentos sejam realizados à distância, assim como a elaboração de diagnósticos e prescrições médicas.

3.Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico consiste no armazenamento de todas as informações sobre o paciente em uma base de dados.

Dessa forma, podem ser acessadas a qualquer hora, o que facilita o trabalho de uma equipe multidisciplinar.

Além disso, tudo pode ser atualizado em tempo real, como resultado de exames, tratamentos e prescrição de medicamentos.

4.Internet das Coisas – IoT

IoT se refere à conexão de objetos do dia a dia com a Internet, e o que isso tem a ver com a medicina?

Por exemplo, existem dispositivos capazes de coletar informações sobre a pressão arterial, taxas de glicose no sangue, frequência cardíaca, etc.

É uma tecnologia que ajuda bastante o médico devido à precisão dos dados, o que é fundamental na prevenção de doenças.

5.Impressão 3D

Ainda existem estudos acerca da bioimpressão de órgãos em 3D, principalmente para assegurar a durabilidade dos órgãos artificiais.

Agora, se tudo der certo, seria a solução para as longas filas de espera para transplantes, além de poder auxiliar na cura de doenças crônicas.

 

De todas essas tecnologias, a que mais está sendo utilizada atualmente é a telemedicina, inclusive já está regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina.

Dessa forma, mais e mais pessoas podem ter acesso a serviços de saúde, de uma maneira muito mais ágil e rápida.

 

Compartilhe no Whatsapp