ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

6 Dicas Para Economizar ao Viajar Para Fora do Brasil

28/5/2021 - Sorocaba - SP

Viajar para fora do Brasil é o sonho de muita gente, afinal, ao fazer isso, você conhece novas pessoas, culturas e gastronomias diferentes, lugares e pontos turísticos famosos, coloca em prática um novo idioma e muito mais.

 

E tudo isso contribui para a sua bagagem de vida, pois, ao viajar para o exterior, você tem diversas vivências, experiências, aprendizados e muitas histórias para contar depois.

 

No entanto, viajar para fora do Brasil não é algo lá tão barato, afinal, a nossa moeda, o real, está bastante desvalorizado em relação ao dólar, o euro, a libra, etc.

 

E como consequência, viajar para países como Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Alemanha, Grécia, França, etc. acaba ficando caro.

 

Agora, isso não quer dizer que você não possa viajar para esses lugares, pois, mesmo este tipo de viagem não sendo tão em conta atualmente, existem alguns aspectos que você pode economizar...

 

Quer saber quais são? Então continue acompanhando a leitura com atenção.

Onde economizar ao viajar para fora do Brasil? Dicas essenciais

1. Passagens

 

Dependendo do destino e da quantidade de dias que você pretende ficar no exterior, o preço das passagens aéreas pode ser bem “salgado”.

 

Então, para economizar neste aspecto é de suma importância que você faça o seguinte: pesquise bastante e com antecedência.

 

Dessa forma, você terá muito mais chances de encontrar uma boa oferta pela passagem aérea.

 

E para realizar essa pesquisa de maneira eficiente, vale a pena acessar sites como Kayak, 123milhas, Skyscanner, Decolar, entre outros.

 

Isso porque, eles ajudam você a comparar preços, fornecem cupons de desconto e avisam sobre promoções, ofertas, etc.

2. Hospedagem

 

Na hora de escolher um lugar para ficar no exterior, normalmente as pessoas pensam em resorts ou hotéis.

 

Porém, se você quer economizar, vale a pena considerar outras opções de acomodação. Por exemplo, Airbnb, hostel, pousada ou alugar uma casa, ou um apartamento.

 

Isso porque, essas hospedagens podem ser mais em conta que hotéis e resorts.

 

Agora, é claro que existem hotéis e resorts que também não são tão caros, tudo vai depender da estrutura, da localização, das comodidades, etc.

 

Portanto, para economizar ao viajar para fora do Brasil, avalie com cuidado os tipos disponíveis de acomodação e escolha aquela que seja um bom custo-benefício para você.

3. Alimentação

 

Durante a sua viagem no exterior, você precisará se alimentar, claro. Porém, se você quer economizar, é importante se atentar a quais lugares que você fará as suas refeições.

 

Isso porque, restaurantes, cafés, bistrôs, entre outros estabelecimentos que ficam em áreas turísticas, tendem a ser mais caros (e nem sempre oferecem pratos, bebidas e sobremesas de qualidade).

 

Portanto, para economizar, procure se alimentar em estabelecimentos gastronômicos que fiquem um pouco mais afastados de atrações e pontos turísticos, e claro, que sejam mais simples e acessíveis.

 

Além disso, quando for fazer um passeio, conhecer um lugar, etc., leve sempre em sua mochila algumas frutas, snacks e uma garrafinha de água ou suco.

 

Assim, se você sentir fome ou sede, poderá consumir esses produtos e não precisará ficar gastando na rua o tempo todo.

4. Transporte

 

Andar, além de ajudar você a economizar, contribui para a sua saúde também. No entanto, em algum momento da sua viagem, você precisará de uma outra forma para se locomover.

 

Por isso, antes de viajar, confira na internet quais são os tipos de transporte disponíveis no destino e avalie qual ou quais compensam.

 

Pelo preço, alugar uma bicicleta e andar de transporte público, normalmente valem mais a pena. Porém, alugar um carro ou chamar um Uber também possam ser boas alternativas.

 

Portanto, coloque os preços e as características de cada um na “balança” e decida qual é a melhor maneira de você economizar ao se locomover no destino.

 

E lembre-se que se você pretende alugar um carro, terá que gastar com gasolina, estacionamentos, talvez alguns pedágios… então avalie tudo com calma e atenção para tomar a melhor decisão.

5. Moeda estrangeira

 

Como dissemos no começo do artigo, o real anda bem desvalorizado em relação a outras moedas.

 

E como você sabe, você precisará de uma determinada moeda estrangeira para utilizar no destino.

 

Por isso, se você quer economizar neste aspecto também, é importante que você troque o seu dinheiro pelo moeda estrangeira com antecedência e aos poucos, de maneira gradativa. 

 

Isso porque, assim você terá mais chances de comprar a moeda quando estiver com um preço mais baixo, visto que o câmbio varia.

 

Já pensou se o preço da moeda está lá no alto e você troca todo o seu dinheiro? E se no dia seguinte ou alguns dias depois, o preço baixar?

 

Então, tenha paciência ao trocar os seus reais pela moeda estrangeira. Aproveite as baixas da moeda. Assim, você conseguirá economizar. 

 

Além disso, se você for levar um cartão, prefira o de débito ou o pré-pago internacional. Isso porque, ao usar o cartão de crédito há um IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 6,38% sobre o valor das compras em reais.

6. Estacionamento

 

Se você pretende ir com seu carro até o aeroporto no dia da sua viagem, você precisará deixá-lo em um local seguro enquanto estiver fora, certo? E a primeira escolha de muitos viajantes é o estacionamento oficial do aeroporto.

 

Porém, existem diversos outros estacionamentos que são bons, seguros e mais baratos e que, claro, podem te ajudar a economizar.

 

Esses estacionamentos ficam próximos dos aeroportos e, geralmente, possuem diárias mais baratas para você deixar o seu veículo.

 

Então, por exemplo, se você mora em São Paulo, para economizar, vale a pena pesquisar por um estacionamento aeroporto Guarulhos para deixar o seu carro.

Dicas extras para economizar ao viajar para fora do Brasil

 

Para finalizar, separamos algumas dicas extras para você:

 

 

E então, pronto para economizar ao viajar para fora do Brasil? Compartilhe o artigo para ajudar mais pessoas! Até a próxima.

 

 

Compartilhe no Whatsapp