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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como saber se você é um workaholic?

27/5/2021 - Sorocaba - SP

Ganhar um bom salário, ter benefícios flexíveis e um trabalho com propósito e crescimento é muito importante para os profissionais. Mas o grande problema é quando esse se torna o único ponto da vida das pessoas e o indivíduo não consegue folgar o corpo e a mente de sua vida profissional.

Ser comprometido e esforçado é extremamente positivo, mas isso pode se tornar um problema se o trabalho passa a ser a única tarefa desempenhada pelas pessoas.

Profissionais assim são chamados de workaholic. Você sabe o que é isso e como saber se você é um deles? Confira agora mesmo!

O que é um workaholic?

O workaholic é aquela pessoa viciada em trabalho, conquistas e realizações profissionais. Mais do que isso, ele coloca a vida profissional acima da família, vida social, lazer e até mesmo, saúde.

Ou seja, para essa pessoa, o alto empenho no trabalho é o ponto mais importante da vida e isso pode ser um grande problema pois esses profissionais são incapazes de se desligar e relaxar de preocupações.

O quanto você dedica tempo dos seus dias e da sua vida para o trabalho? Reunimos alguns pontos cruciais para identificar se você é um workaholic!

Você não tem hora para acabar o trabalho

Seja no escritório, empresa ou em casa, no home office, o workaholic é o primeiro a chegar e último a sair. Geralmente, esses profissionais trabalham, pelo menos, 12 horas por dia e passam grande parte do seu tempo focados no trabalho.

Ser produtivo e ter entregas é importante, mas é preciso se organizar para que seu dia não se resume ao trabalho, trabalho e mais trabalho.

Você não faz muitas pausas

Você tem horário de almoço? Pausas para um café, um alongamento e até mesmo aquele tempo para jogar conversa fora com os colegas de trabalho?

Seja por decisão voluntária ou involuntária, os workaholics passam tanto tempo concentrados no trabalho que deixam de tirar um tempo no dia para fazer coisas básicas e necessárias como comer, ir ao banheiro e relaxar a mente por alguns minutos.

Lembre-se que isso é um grande erro e, reservar um tempo para intervalos faz com que seu corpo tenha mais forças e siga produtivo e entregue com qualidade.

Você está sempre estressado

É normal que o trabalho gere um tanto de estresse para os trabalhadores e existem momentos de maior tensão, pressão e cobranças. Porém, isso não deve ser um estado constante, certo?

O workaholic é essa pessoa que vive constantemente estressada, sob pressão e em estado de preocupação, mesmo quando não está em período de trabalho. Seja em feriados, férias ou final de semana, o profissional não consegue se desligar e está sempre pensando em coisas a resolver.

Você não tem hobbies

O que você gosta de fazer no tempo livre? Quanto tempo você pára e vê um filme, série, se encontra – mesmo que virtualmente – com pessoas que gosta e faz atividades leves e que sejam prazerosas?

O workaholic tem dificuldade para ter essa vida pessoal e não hobbies, momentos de lazer e interação social pois só passam tempo trabalhando e pensando sobre o ambiente profissional.

Pior do que isso, mesmo em momentos de interação social, o workaholic está sempre atento ao celular e problemas profissionais, não tem assuntos para conversar além de seu mundo na empresa. Dessa forma, ele acaba não sendo a melhor companhia e fazendo com que se feche cada vez mais em seu mundo individual de trabalho.

Você verifica seu e-mail e redes profissionais toda hora

Não há problema em verificar seu e-mail e aplicativos de conversa, porém, é um grande perigo quando você olha para eles de 5 em 5 minutos. O workaholic tende a verificar todas as suas redes profissionais a quase todo instante, seja no horário de trabalho ou não e está sempre disponível.

É claro que é preciso estar disponível em seu horário de trabalho, mas isso não pode durar quase 24 horas do dia!

Você fica impaciente com outros colegas

Como você trabalha todo o tempo do seu dia, você acredita que isso é normal, portanto, fica impaciente com aqueles que fazem seu horário normal ou saem mais cedo, por exemplo.

É natural que o workaholic compare horas de trabalho e sinta que os outros não rendem tanto quanto ele por terem mais pausas e uma vida mais equilibrada e saudável.

E então, você se identificou com algum desses pontos? Se a resposta for sim, tenha cuidado e ligue seu alerta! Trabalhar é importante e necessário, mas esse não pode ser o único importante na sua vida.

Cuidar da saúde, manter relações saudáveis, ter tempo para lazer e dividir seu tempo para diversas atividades é essencial para ter saúde e se manter produtivo e criativo no ambiente. Fique atento aos sinais e tenha cuidado com o quanto o trabalho tem ocupado tempo em sua rotina!

 

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