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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Empreendedorismo digital: 3 dicas para criar ou crescer o seu e-commerce

26/5/2021 - Sorocaba - SP

Um levantamento da Thinkwithgoogle de 2018 informou que cerca de 63% das experiências de compra começam online. Por exemplo, uma pessoa que deseja adquirir uma mesa rústica de madeira, costuma primeiro pesquisar sobre o objeto na internet para só então ir procurá-lo em lojas. 

 

Com o passar do tempo, as coisas foram mudando um pouco, mas sempre com um crescimento significativo das experiências virtuais. Prova disso é que em 2019, a NZN Intelligence mostrou que 74% dos consumidores brasileiros preferem comprar online. Surpreendente, certo? 

 

Se 2019 já foi assim, 2020 veio para fixar de vez a importância dos e-commerces no nosso dia a dia. A pandemia do coronavírus fez com que muitos comércios tivessem que ficar com as portas fechadas, a fim de cumprir as restrições estabelecidas pelas prefeituras e governos. Para não zerar o lucro, a migração para a internet foi inevitável. 

 

Segundo o índice MCC-ENET, o e-commerce brasileiro cresceu 73,88% só no último ano! Esse aumento significativo faz com que a concorrência seja maior e as técnicas para criar ou crescer uma loja virtual tenham que ser mais otimizadas. Quer saber como adaptar o seu negócio ao universo online? Confira três dicas infalíveis! 

1. Planeje o seu negócio

A frase “sem motivação e planejamento não há resultados”, atribuída a Charles Silva, é excelente para entender como criar ou crescer um e-commerce e como a Propriedade Comutativa diz que a ordem dos fatores não altera o resultado, vamos começar falando sobre a importância do planejamento! 

 

Suponhamos que você esteja pensando em realizar uma festa ao ar livre e optou por alugar tendas para eventos tipo galpão, garantindo que em caso de chuva a celebração não seja completamente destruída. Esse foi um pensamento estratégico que ajudou a antecipar situações ruins e preveni-las. 

 

É justamente por isso que um negócio deve ser desenvolvido após um estudo minucioso e um pré-projeto detalhado. Nele, deverá constar informações de mercado, características do público-alvo, formas de atuação da concorrência, questões logísticas, bem como ter um estabelecimento de objetivos e metas, que irão reger o projeto. 

 

Já com relação à motivação, ela é baseada no fato que você sempre deverá estar disposto para agir, visando sempre o melhor para o seu e-commerce. Ademais, ela ainda é fundamental para garantir que uma pessoa nunca desista. Lembre-se: os empecilhos sempre estarão no seu caminho, o que definirá o sucesso ou fracasso é como você lida com eles! 

2. Tenha um site funcional

Não dá para falar sobre criar ou crescer um e-commerce sem ressaltar a plataforma onde os produtos e serviços serão oferecidos: o site! Ele deverá apresentar algumas características técnicas e de segurança, promovendo uma navegação otimizada e protegida. 

 

Começando pelo básico, a responsividade é algo essencial para toda e qualquer página na web. Isso porque é ela que garantirá que o site se ajuste a diferentes tamanhos de tela. Um bom jeito de compreender a importância dessa característica é imaginando os impactos que um freezer grande causaria em um espaço que só entraria um balcão refrigerado pequeno

 

Ainda seguindo na parte técnica, a velocidade de carregamento e a organização dos recursos que irão constituir o site também são determinantes para a assertividade. Já com relação a segurança, o certificado SSL é obrigatório, promovendo uma troca de informações confidenciais protegida.

3. Invista em marketing digital 

Não basta ter um ótimo planejamento e um excelente site se você não investir em marketing digital. No geral, ele consiste em um conjunto de estratégias que podem - e devem - ser colocadas em prática no site, nas redes sociais e no e-mail, visando gerar mais reconhecimento para a marca e aumentar os lucros. 

 

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

 

 

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