ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Comprar produtos pela Internet: é realmente seguro?

26/5/2021 - Sorocaba - SP

Separamos algumas dicas para você que pretende fazer uma compra online e está com dúvidas

 

Os avanços tecnológicos proporcionaram uma completa revolução no modo de vender e principalmente de comprar. Com o avanço da pandemia da Covid-19, e as restrições impostas a todos os setores do comércio, uma das principais alternativas de donos de empresas e dos consumidores foi migrar para o ambiente digital.

Porém, diante de tantas opções de e-commerces, perfis de venda em redes sociais, anúncios pagos com preços assustadoramente baixos, surge a dúvida: E agora, é seguro?

Essa situação é muito comum e certamente você leitor já passou por essa situação ou foi vítima de um golpe: produtos não entregues ou falsos, cartões de crédito clonados etc.

Para evitar aborrecimentos na hora de comprar produtos virtualmente, listamos abaixo algumas dicas para te ajudar nos momentos de dúvidas.

 

Pesquise em mais de uma loja

Você já deve ter passado pela seguinte experiência: Pensou em comprar um produto, mas não fez uma pesquisa ainda, apenas comentou com um amigo. Minutos depois, você abriu sua rede social e incrivelmente apareceram diversos anúncios bem atrativos sobre o produto que você apenas comentou em uma conversa. 

Para não ser vítima de uma fraude, a primeira coisa antes de comprar produtos é preciso fazer uma pesquisa em diversas lojas, tanto para conferir valores, quanto para identificar quais sites são de fato seguros para finalizar a compra.

 

Compre produtos em lojas conhecidas

Dica valiosa. Comprar em lojas reconhecidas no mercado é muito mais seguro e com menos probabilidades de ocorrer qualquer tipo de problema.  Porém, vale se atentar sobre a procedência dos produtos e se o site não é falso. 

Geralmente sites como americanas são muito confiáveis, por possuírem uma Lista de Fornecedores vasta. Procure sempre investir em sites grandes.

 

Pesquise a reputação da loja

Você estava pesquisando o produto na internet e se deparou com um bom preço em um site ou de um vendedor não muito conhecido. A dica que damos é que você procure por comentários de outros compradores. Normalmente os e-commerces possuem campos de avaliação do produto, lá você poderá conferir a qualidade da mercadoria e se o vendedor é confiável. 

Outra alternativa é fazer uma pesquisa sobre a loja nos órgãos de defesa do consumidor ou sites de avaliação de compras e relacionamento com o cliente, como o Reclame Aqui.

 

Informações sobre a empresa

Ao acessar o site de uma loja, veja se a empresa possui alguma seção do site com informações de contato, endereço, razão social e CNPJ. Se você tiver dúvidas, você pode até telefonar ou mandar um e-mail para o serviço de atendimento da loja. Sites que possuem um forma direta de comunicação entre o consumidor e a loja demonstram comprometimento e facilita a resolução de possíveis problemas. 

 

Certificado de segurança

No canto direito superior da página na Internet deve conter um cadeado. Esse cadeado certifica que o site é seguro para registro dos dados pessoais e do número do cartão de crédito. 

Fique atento também aos selos de segurança do site e quais plataformas intermediárias de pagamento o site utiliza (paypal, mercado pago etc). Esses sistemas financeiros fazem uma verificação da empresa antes de liberar o pagamento, e caso ocorra alguma fraude é mais fácil de recuperar o dinheiro. 

 

Leia a descrição do produto

Um dos maiores medos das compras online é o medo do produto vir com defeitos, ser diferente das imagens, tamanho e cor, qualidade inferior etc. Por isso, leia atentamente a descrição do produto. Se ainda estiver indeciso, alguns sites de compra possuem campos de perguntas que o consumidor pode fazer para o vendedor. Outra alternativa é pesquisar nos sites de busca sobre o produto. Certamente você vai encontrar diversos vídeos avaliando cada detalhe. 

 

E-mails e comprovantes

Finalizada a compra. E agora? Verifique no e-mail se a loja enviou todas as informações confirmando a aprovação da compra, valores, forma de pagamento, prazo de entrega e principalmente a nota fiscal. No site da loja, na página do seu cadastro, também de conter as informações de sua compra. Em uma eventual reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor ou ação judicial você tem os comprovantes guardados. 

 

Registre os passos da sua compra

Mesmo com todos os registros online, e-mails confirmação de compra você ainda se sente inseguro? Você pode também imprimir os passos da sua compra. Mas pode ter certeza que se você seguir essas dicas listadas acima, certamente você não terá problemas.

 

Comprar produtos virtualmente não é um monstro de sete cabeças. Os avanços da tecnologia tem contribuído para a segurança dos consumidores. Não podemos esquecer, é claro, das pessoas mal intencionadas, mas seguindo todas as recomendações é fácil, prático e rápido para comprar os mais diversos produtos. Com o tempo, vai preferir comprar sempre pela internet e vai acabar ajudando outras pessoas a perderem o medo das compras virtuais. 

Compartilhe no Whatsapp