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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como estruturar um e-commerce do zero?

26/5/2021 - Sorocaba - SP

Estruturar um e-commerce pode parecer um trabalho difícil, à primeira vista. No entanto, é uma habilidade como qualquer outra. Há diversas plataformas que fazem quase todo o serviço para você, algumas pagas, outras gratuitas.

Vale lembrar, todavia, que estruturar um e-commerce não significa apenas ter uma loja virtual. Afinal, isso é fácil de ser feito — o difícil é mantê-la competitiva no mercado.

Em outras palavras, montar o e-commerce é um dos primeiros passos.

Se você quer entrar no meio digital, ou simplesmente conhecer um pouco mais sobre vendas na Web, este conteúdo foi feito para você. Leia até o final!

Tenha um objetivo com seu e-commerce

O ingrediente mais importante na hora de abrir um negócio é ter um objetivo claro para ele. Ou seja, não adianta apenas iniciar um projeto sem saber para onde se está indo. Caso contrário, como vai saber se chegou onde queria?

A primeira coisa a ser feita é determinar um objetivo. Pode ser qualquer um, desde que esteja bastante claro.

Só para exemplificar, vamos supor que você queira vender Coenzima Q10 em seu e-commerce. Um objetivo claro, por exemplo, é estabelecer metas mensais realistas. No primeiro mês, foque em vender 10 produtos. Já no segundo, incremente um pouco mais. 

Vá assim até atingir o sucesso!

Estude sobre plataformas de e-commerce

Por sorte, as plataformas de e-commerce estão bastante acessíveis à população. Além disso, são raros os casos onde programadores são necessários, dado que a maioria delas atua com mecanismos automáticos e simples.

No entanto, isso não exclui a necessidade de estudar a plataforma escolhida. Só assim você consegue aproveitar ao máximo essa ferramenta, ao invés de ficar apenas na superfície.

As próprias plataformas oferecem treinamentos gratuitos para você, com manuais, tutoriais, FAQ e muitos materiais para seu aprendizado. Da mesma forma, o YouTube é uma excelente fonte de conhecimento, se bem utilizado.

Não tenha pressa na hora de aprender algo novo!

Escolha seus produtos com cuidado

Escolher os produtos que serão vendidos no e-commerce é muito importante.

Ao contrário do senso comum, nem sempre uma grande quantidade de produtos acarreta número de vendas altos. Se você não tiver um bom investimento inicial, vale a pena focar em apenas um nicho por vez.

Aliás, mesmo com foco em um único nicho, é importante fazer uma escolha lógica de produtos para vender.

Uma loja virtual de suplementos, por exemplo, pode se beneficiar ao vender poucos produtos, mas de marcas diferentes. Porém, opte sempre pelos produtos consagrados no mercado.

Tentar impor novos padrões de consumo, quando se é uma loja pequena, não é uma estratégia eficiente.

Estude seu público-alvo e monte uma persona

Estudar seu público-alvo significa saber quem são as pessoas que consomem os produtos que você vende. Da mesma forma, entender o comportamento desse público é fundamental para atender sua demanda.

Uma persona representa o cliente ideal de sua empresa. Via de regra, é a síntese de seu público-alvo, mas pode ser otimizado tendo como base clientes reais de sua loja virtual.

Use design responsivo e de acordo com o mercado

Uma pesquisa realizada pela TIC Domicílios apontou que, em 2019, 58% dos brasileiros acessam a internet apenas pelo celular. 

Essa informação é valiosa, pois, na hora de elaborar seu e-commerce, deve-se otimizar as imagens, textos e demais elementos para a tela do celular.

Por sorte, a maioria das plataformas já oferece esse serviço, que é feito de maneira automática para você. No entanto, elas não otimizam o design da loja de acordo com seu nicho de atuação.

Uma maneira de escolher o design do site é consultar lojas consagradas do seu nicho. Dessa forma, você aproveita os anos de estudos dessas empresas, e aplica as soluções direto em seu e-commerce.

Estabeleça estratégias de Marketing Digital

Uma loja virtual, como o próprio nome indica, fica no mundo digital. Dessa forma, o Marketing Convencional não é muito eficiente, e deve ser complementado pelo Marketing Digital.

Para conseguir se destacar na Web, é importante utilizar todos os canais à sua disposição. As redes sociais, por exemplo, são ótimos veículos de comunicação com o público.

O próprio blog do e-commerce pode se tornar uma ferramenta de peso para seu negócio, se você souber algumas técnicas básicas de SEO.

As opções pagas, como anúncios patrocinados e tráfego pago, são ótimas para o crescimento de sua loja.

Ofereça um ótimo atendimento ao consumidor

Por último, temos o atendimento ao consumidor.

Com as empresas cada dia mais digitais, aquelas que entregam um bom atendimento individual se sobressaem. Resolver problemas, tirar dúvidas e atividades semelhantes devem fazer parte da manutenção do seu e-commerce.

O atendimento ao consumidor deve ser rápido, prático e eficiente. Use ferramentas básicas para isso, como o WhatsApp e o e-mail. Embora gratuitas, elas fazem uma grande diferença para seu negócio.

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