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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Quais as principais técnicas de marketing digital para empresas em 2021?

26/5/2021 - Sorocaba - SP

O Marketing Digital é uma área do saber que está sempre em expansão. Afinal, ele acompanha o ritmo das novas tecnologias, as quais, nos últimos anos, não pararam de surgir.

Em 2020, milhares de empresas entraram no mundo digital, e isso gerou uma disputa acirrada em alguns nichos. Dessa forma, houveram melhorias nas técnicas e ferramentas de Marketing, devido à disputa de território virtual.

Neste post, vamos apresentar as principais técnicas de Marketing Digital para empresas em 2021. Portanto, fique atento a cada uma delas!

Marketing Digital nas redes sociais

Se as redes sociais ganharam espaço nos últimos anos, podemos dizer que agora elas estão em um novo patamar. A verdade é que uma enorme parcela do Brasil (e do mundo também, aliás) interage nas redes.

Em outras palavras, é impossível publicar algo no Facebook ou Instagram e não receber visualizações.

Além disso, com tantas pessoas usando as redes, é possível encontrar qualquer persona por lá. Os grupos de Facebook ajudam muito nesse quesito.

Para encerrar este tópico, não poderíamos deixar de falar das lives. O que era tendência em países asiáticos, as famosas lives de vendas, agora invadiu o ocidente também. Esse método de vendas é um dos mais eficientes que temos hoje.

O SEO ainda domina a internet

Investir em SEO é uma das técnicas mais consagradas do Marketing Digital. Afinal, você consegue captar pessoas direto dos mecanismos de busca, e pode usar palavras-chave para filtrar o público.

Textos com SEO são os favoritos de empresas especializadas em Marketing Digital, como a Planejador Web, pois, em resumo, funcionam como ações na bolsa de valores: quanto mais deles você tiver, maior será o retorno.

Aliás, devemos lembrar que é um retorno cumulativo, dado que a quantidade de tráfego orgânico em seu site cresce junto com o número total de textos.

A ascensão do UGC

Um conceito muito interessante para as empresas é o UGC (user generated content), ou seja, a produção de conteúdo por usuários comuns das redes sociais.

Em resumo, isso traz um grande apelo ao gatilho mental da validação social. Afinal, se uma pessoa está compartilhando algo de uma marca, com certeza ela aprovou o produto ou serviço.

Existem várias maneiras para se fazer isso. Em geral, a ideia é se aproximar um pouco mais dos usuários, incitando-os a produzirem algo para você — sem coação, é claro.

Uma técnica simples é postar os comentários positivos de usuários sobre sua marca nos stories da empresa. Os desafios no TikTok também são uma alternativa interessante para o UGC.

Reels e TikTok ao lado de sua empresa

O TikTok foi a sensação de 2020, causando diversas reações mundo afora. Para entrar nessa competição, o Instagram lançou o Reels, que é um TikTok… mas do Instagram.

Nessas redes sociais, qualquer publicação pode alcançar milhões de visualizações sem grandes problemas. Aliás, ainda existe o efeito de compartilhamentos exponencial, que pode levar sua marca para todos os cantos do Brasil.

Já imaginou como uma boa produção de vídeo comercial, unindo promoções e humor, pode ser muito valiosa? É algo para se pensar ao longo de 2021.

Buscas sem click no Google

Mais acima, falamos sobre o poder do SEO e quais são alguns de seus efeitos sobre as marcas. No entanto, deixamos de lado um detalhe muito importante: o Google não está prezando pelos clicks em links como antigamente.

Em resumo, em uma de suas atualizações, o algoritmo passou a apresentar a resposta sem a necessidade de entrar na página que a contém. 

Ou seja, parece que a era do SEO acabou, não é verdade? É aí que muitos se enganam. O SEO passou a valer muito mais do que antes, dado que o consumo da informação ficou ainda mais fácil.

Em um pequeno pedaço de texto, se bem otimizado, os profissionais de SEO podem encaixar um comando para o usuário, que será instantaneamente consumido, trazendo diversas possibilidades de uso.

Estar comprometido com algo maior é importante

Estamos acompanhando uma verdadeira transformação social no ocidente: as novas gerações não querem apenas produtos bons e baratos, elas também exigem algum impacto social e/ou ambiental positivo.

Isso está muito relacionado à humanização de marca, que consiste em mostrar que, por trás de uma marca, há pessoas trabalhando.

Se posicionar quanto a debates sociais, sair em defesa do meio ambiente ou até mostrar que sua empresa oferece um excelente local de trabalho faz muita diferença para os novos consumidores.

Fortalecimento do Agile Marketing

De uma hora para outra, o mercado mudou, e um “novo normal” foi instaurado no decorrer de 2020. Foi nesse momento que o Agile Marketing mostrou para que veio.

No Marketing Digital, milhões de campanhas foram canceladas, conteúdos foram revisados e a rotina de trabalho mudou. Tudo isso só foi possível com as metodologias ágeis aplicadas nos departamentos de Marketing das empresas.

Em 2021, a ordem será se adaptar a todo e qualquer cenário que se apresentar.

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