ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Quanto ganha um web designer no Brasil?

24/5/2021 - Sorocaba - SP

Você está pensando em seguir na carreira de web designer ou tem curiosidade em saber mais sobre a profissão, incluindo a média de salário no Brasil? Se a resposta foi sim, precisa conferir este artigo até o final! 

 

Um web designer é um profissional extremamente importante para qualquer empresa que deseja se destacar na internet. 

 

Afinal de contas, ele será responsável por criar o seu site, que é o grande responsável por representar a sua empresa no universo online e receber os seus potenciais clientes. 

 

Porém, o que muitas pessoas não sabem é que este profissional faz muito mais do que apenas cuidar do design do site. 

 

Inclusive, ele precisa saber muito mais do que edição de imagens, incluindo conhecimentos em: UX, HTML, CSS, SEO entre outros. 

 

Portanto, um web designer precisa ter um amplo conhecimento, o que, consequentemente, interfere na sua média de salário. 

 

Mas, quanto será que ganha um web designer no Brasil? 

 

Para tirar essa dúvida, primeiro você precisa, de fato, entender quais geralmente são as qualificações exigidas para este profissional. 

 

Por esse motivo, neste artigo, separamos algumas das principais habilidades de um web designer e qual é a sua média de salário atuando no país. 

 

O que você precisa aprender para ser um web designer? 

Sem mais delongas, aqui está uma lista com as principais habilidades exigidas para os web designers. 

 

1. Design Visual

Pode parecer óbvio que você precisa de conhecimento em design para ser um web designer, mas o que isso significa exatamente? 

 

Bem, o web design é na verdade um subconjunto do campo maior do design visual, então faz sentido começar por aí.

 

2. UX

Aí vêm aquelas abreviações engraçadas! UX significa experiência do usuário, ou como as pessoas se sentem (calmas, frustradas, etc.) quando usam um site. 

 

Acima de tudo, UX trata de abordar seus designs a partir da perspectiva do usuário em primeiro lugar - como você pode criar um site que os ajude a obter exatamente o que precisam?

 

Para fazer isso, você pesquisará seus usuários e criará “personas” (perfis de usuários ideais imaginários). Depois, precisará fazer o layout das páginas e do conteúdo com um mapa do site. 

 

Com isso, você descobrirá o caminho que os usuários percorrem em seu site nos fluxos de usuários. 

 

Por exemplo, eles sempre clicam diretamente nas redes sociais? Ou estão apenas procurando informações de contato?

 

Depois de compreender esse comportamento, você construirá wireframes para esboçar as partes principais de cada página da web. Todos esses componentes são essenciais para praticar o design da experiência do usuário (UX).

 

3. Design de Software

Como qualquer artesão, para fazer seu trabalho você precisa das ferramentas certas. Conhecer os padrões da indústria será útil em todos os casos e crítico em muitos. 

 

Embora o design de um site possa ser feito corretamente em um navegador da web, ferramentas como Adobe Photoshop e Illustrator são aquelas que quase todos os designers usam.

 

Essas ferramentas são partes importantes de seu trabalho, como criar maquetes, projetar logotipos e de curso de modificação e aprimoramento de fotos. 

 

4. HTML

Você pode não ter imaginado que um web designer precisaria saber como codificar. Mas hoje em dia é uma habilidade esperada para a maioria dos trabalhos de design. 

 

HTML significa HyperText Markup Language, que é a linguagem de codificação usada para colocar conteúdo em uma página da web e dar-lhe estrutura. 

 

Isso significa que você transforma um monte de palavras em títulos, parágrafos e rodapés. E é também como você obtém o conteúdo “legal”, como fotos, vídeos e gráficos em um site.

 

5. CSS

E então há o parceiro do HTML, o CSS ou Cascading Style Sheets. CSS é o código que informa aos navegadores como formatar e estilizar HTML para uma página da web. 

 

Em outras palavras, é o que faz com que todo o texto e outros conteúdos tenham uma boa aparência. 

 

Com CSS, você pode ajustar as cores, alterar as fontes ou adicionar um fundo impressionante - e muito mais! É aqui que seu olho para o design realmente brilha e como você pode colocar sua marca criativa em cada site que criar.

 

6. SEO / Marketing Digital / Mídia Social

O conjunto de habilidades de SEO (otimização de mecanismos de pesquisa), marketing digital e mídia social pode parecer mais significativo para um profissional de marketing ou vendedor do que para um web designer. 

 

Mas, uma vez que a Internet é a forma como tantas empresas vendem hoje, você também deve envolvê-la em sua cabeça. 

 

Mesmo sabendo os fundamentos de cada um e mantendo-os em mente para o cliente e para seus próprios sites, você terá um longo caminho em sua jornada de web designer.

 

Média de salário de um web design 

Bem, agora que você sabe quais são as habilidades esperadas de um web designer, está na hora de saber qual é a média de salário deste profissional.

Por mais que existam diversos fatores que determinarão quanto ganhará um web design, - como quantidade de experiência, uso de plataforma ou habilidades -, você pode saber qual é a média da maioria dos profissionais. 

 

Veja a seguir algumas informações retiradas de grandes sites de carreira e vagas no país:

 

 

Como você pode ver, a média é diferente em cada site. Porém, vale dizer que esses são valores considerando diversos níveis de experiência. Ou seja, inclui desde estagiários. 

 

Portanto, tenha em mente que um gerente de web designer, por exemplo, ganha muito mais do que essas médias. Além disso, o profissional que atua nesta área pode realizar trabalhos freelancers - como renda extra ou ocupação principal -, tendo maiores ganhos. 

 

Conclusão 

Os web designers são extremamente importantes para o mercado e esse cenário continuará assim, já que as empresas estão cada vez mais preocupadas em alcançar os clientes na internet. 

 

Este profissional precisa ter diversos conhecimentos para que consiga se destacar no mercado e isso influencia diretamente em quando ele poderá ganhar. 

 

À primeira vista, a média salarial do web designer no Brasil pode ser decepcionante, mas não desanime. 

 

Esses são valores de média, em sites de vagas. O que você pode fazer para ter uma noção maior sobre salários é pesquisar por vagas, nos sites que citamos ou em muitos outros que existem disponíveis. 

 

Para finalizar, vale ressaltar que quanto mais conhecimento você tiver - das que citamos -, maiores serão as suas chances de conseguir trabalhar em grandes empresas, com salários maiores. 




Compartilhe no Whatsapp