ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como ter uma equipe de vendas de alta performance?

19/5/2021 - Sorocaba - SP

Uma equipe de vendas competente, motivada e eficiente, é o sonho de todo empreendedor. Afinal de contas, o faturamento da sua empresa depende diretamente dela. Por isso, vamos te dar 8 dicas bacanas sobre como você pode ter uma equipe de vendas de alta performance para fazer o seu negócio decolar de vez no mercado. Continue a leitura até o final e saiba mais.

 

Defina o líder da sua equipe

Isso é primordial. Para uma equipe de vendas trabalhar em total sintonia para alcançar as metas e objetivos da empresa, é necessário que ela tenha um bom líder. Por isso, o empreendedor deve escolher o funcionário que possui as habilidades técnicas e comportamentais que um líder precisa ter.

 

Essa escolha deve ter como base a experiência do colaborador em trabalho em equipe e os diferenciais que ele possui que o destaca dos demais. Analise tudo com calma e escolha um bom líder para a sua equipe de vendas.

 

Deixe claro o posicionamento e os objetivos do seu negócio

Os membros da sua equipe precisam estar cientes do posicionamento de mercado do seu negócio, bem como os principais objetivos dele. Deixe isso bem claro e esteja aberto para possíveis questionamentos a respeito desses assuntos.

 

O mais importante é que todos saibam qual é a intenção do seu negócio. Se for o caso, envie um e-mail para todos os membros da sua equipe de vendas, enfatizando o que achar mais importante sobre o trabalho de todos os envolvidos. O combinado não sai caro, certo?

 

Seja um mentor para os integrantes da sua equipe

Uma equipe de vendas de alta performance não trabalha como deveria sem o suporte de um mentor. E não existe ninguém melhor do que o próprio dono da empresa para cumprir esse papel. Quando os colaboradores têm com quem contar e confiar no dia a dia, todo o trabalho flui com mais assertividade.

 

Por isso, não pense duas vezes e seja um mentor para todos os seus colaboradores. Esteja atento a possíveis obstáculos ou desafios que sua equipe de vendas poderá enfrentar, dê conselhos, esteja pronto para ajudar no que for preciso e, acima de tudo, seja uma pessoa presente no dia a dia deles. Tudo isso pode turbinar a motivação de todos.

 

Reconheça esforços e recompense

O empreendedor deve estar sempre atento ao esforço da sua equipe de vendas, seja para reter os clientes na base ou para alcançar as metas do mês. Reconhecer esforços individuais ou de todo o grupo é fundamental para manter a motivação dos colaboradores para sempre darem o melhor de si. Um curso de coaching pode contribuir para o desenvolvimento profissional dos seus funcionários.

Mas, muitas vezes, não basta somente reconhecer. É preciso ir além e recompensar todos os esforços contínuos da sua equipe de vendas para fazer o seu negócio crescer e prosperar. Por isso, que tal recompensar a sua equipe com um almoço por conta da sua empresa, uma bonificação em dinheiro ou até um happy hour depois do expediente? Isso pode ser gratificante.

 

Incentive o diálogo entre os integrantes da equipe

Uma equipe de vendas de alta performance precisa ter um diálogo entre os seus integrantes. E é função do empreendedor incentivar toda a equipe a manter um diálogo constante e saudável. Uma comunicação eficiente no dia a dia pode ser crucial para que todos os processos sejam mais assertivos e dinâmicos.

 

Se você quiser manter uma boa performance da sua equipe de vendas, incentive todos os integrantes dela a manterem um diálogo entre si. Investir em um curso de PNL pode ser útil para aprimorar a comunicação de todos os seus colaboradores e deixar os seus comportamentos mais assertivos.

 

Reuniões periódicas são fundamentais

O empreendedor deve estar sempre atento para as necessidades da sua equipe de vendas, que podem ser as mais variadas. Por isso, é importante fazer reuniões periódicas com todos os membros para o alinhamento de informações relevantes, sanar eventuais dúvidas sobre o trabalho e atender alguma necessidade individual.

 

Pelo menos uma vez por semana, o empreendedor precisa se reunir com toda sua equipe de vendas para ouvi-la, trocar ideias, resolver pendências e dar os feedbacks para cada integrante. Essa interação é fundamental para os colaboradores, pois eles vão achar que a sua empresa se preocupa com o bem-estar deles.

 

Invista em treinamentos constantes

Os processos que fazem parte do dia a dia da sua equipe de vendas precisam ser aprimorados periodicamente. E para deixar seus colaboradores trabalhando em alta performance, é preciso investir em treinamentos constantes. Algumas habilidades técnicas podem ser adquiridas através de um treinamento eficiente.

 

No mundo dos negócios, as coisas mudam em uma velocidade assustadora. O que ontem era uma novidade, amanhã já se torna algo obsoleto. Por isso, o empreendedor deve estar sempre antenado em tudo que acontece na sua área de atuação e transmitir todas as novidades aos colaboradores através de treinamentos.

 

Faça bom uso da tecnologia

A tecnologia está cada vez mais avançada. Por isso, que tal fazer o bom uso de modernos softwares de automação para otimizar todo o trabalho da sua equipe de vendas? Isso é fundamental para a sua empresa se manter mais competitiva no mercado.

 

Com todos os processos otimizados por causa da tecnologia de ponta usada por sua empresa, a sua equipe de vendas tem maiores chances de vender mais, pois tudo pode fluir com mais eficiência e assertividade. E o melhor: sem retrabalhos.

 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Esperamos você!

 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp