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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como começar a empreender durante a crise?

18/5/2021 - Sorocaba - SP

A crise do novo coronavírus atingiu gravemente as empresas. Mas, será que é possível empreender durante a crise? 

Se a sua empresa foi atingida, como será possível retornar ao mercado e quem sabe, aumentar o faturamento? 

Caso você esteja passando por esse dilema e essa dificuldade, veja algumas ideias para te ajudar a empreender durante a crise e assim, ter bons resultados para seu negócio! Confira! 

  1. É possível empreender durante a crise? 

A resposta para essa pergunta é “depende”. Possível obviamente que é, mas é necessário planejamento, organização e metas claras do que se pretende. 

Caso contrário, será apenas aumento das dívidas já existentes, sem nenhum bom retorno nem em médio nem a longo prazo. 

Assim, para que você consiga empreender realmente durante a crise, alguns passos são essenciais. 

  1. Passos importantes para empreender durante a crise 

Se você decidiu que seu negócio precisa de empreendimento, então hora de arregaçar as mangas e tomar algumas ações. 

  1. 1. Saiba exatamente como estão as coisas 

A primeira ação é ter uma visão exata do negócio. Isso significa saber como estão as contas, se há e como estão as dívidas. 

De fato, ter o panorama financeiro real do negócio é o primeiro passo para saber em qual direção seguir. 

Portanto, hoje temos de acessar a contabilidade da empresa e ver: o que já foi pago, o que terá que ser pago, quanto negativas as contas se encontram. 

Afinal, o primeiro passo para saber qual caminho seguir é ter a noção precisa de onde se parte. 

  1. 2. Renegocie as dívidas 

Certamente seu negócio pode apresentar dívidas. Dessa forma, entre em contato com as instituições financeiras e tenha uma conversa aberta. 

Esse é um momento em que muitas instituições estão abertas à renegociação, visto que tem plena noção do momento crítico que vivemos em termos de economia. 

  1. 3. Corte gastos 

Parece óbvio, mas cortar gastos nesse momento é essencial. Parece difícil? Converse com os demais membros da empresa. 

Será que cortar funcionários é o único jeito? Será que não é possível outras formas de reduzir os gastos mensais da empresa? 

Veja tudo o que é gasto (lembra da importância do primeiro passo?) e, se é possível reduzir despesas como energia, telefone, publicidade, dentre outras áreas. 

  1. 4. Parta para o e-commerce 

Você deve ter notado como o comércio online explodiu neste período de pandemia. 

Portanto, se a sua empresa ainda não faz parte do mundo virtual, esse é o momento de investir nessa área. 

E isso não significa ter gastos absurdos! Pelo contrário! 

O que você precisa é organização e planejamento. 

Para começar, saiba quem é seu público-alvo. Isso facilita bastante o tipo de propaganda que você pode utilizar, para ter engajamento do público que deseja. 

Outras estratégias são criar sites a respeito da sua empresa, com informações úteis para o público. 

E finalmente, focar no desenvolvimento de loja virtual. Afinal, seus futuros clientes poderão comprar seus produtos ou serviços, sem ter que se deslocar fisicamente até você. 

  1. 5. Invista nas redes sociais 

A sua empresa tem Facebook e Instagram? Não ainda? Então, está mais do que na hora de você se dedicar às redes sociais da sua empresa. 

De fato, atualmente, as mídias sociais são as grandes armas de empresas para atrair novos clientes e consolidar suas marcas. 

Dependendo do seu público-alvo, o engajamento nas redes sociais pode te trazer um grande número de futuros clientes. 

Inclusive, estudos atuais mostram que as pessoas costumam verificar se a empresa possui redes sociais, antes de fecharem um negócio, por exemplo. 

Além disso, muitos produtos comprados pela internet foram antes selecionados diretamente através do Instagram. 

Portanto, invista nas mídias sociais. Se você não tem muito conhecimento sobre o assunto, peça auxílio a quem já lida diariamente com as redes sociais e mantenha sempre as páginas atualizadas e com conteúdo interessante. 

  1. Quais são os cuidados a serem tomados? 

Alguns cuidados são importantes para que você não tenha problemas maiores a longo prazo, caso decida empreender durante a crise. 

  1. Estude as fontes de crédito oferecidas 

Muitos empresários, em função da crise, acreditaram que crédito era a única opção. E contrataram empréstimos que se tornaram verdadeiras bolas de neve com o prolongamento da pandemia. 

Se você ainda não contratou crédito, mas está pensando em contratar, analise com cuidado essa opção. 

Você pode obter crédito de diferentes fontes. Algumas são mais rápidas, mas com juros enormes, já outras demandam um processo mais burocrático, mas podem apresentar juros menores. 

Por exemplo, o cheque especial é uma fonte de crédito rápida, porém com péssimas taxas de juros, o que significa que você terá uma dívida gigante para pagar depois. 

Já o empréstimo consignado pode ser uma opção melhor, além de outras linhas de crédito oferecidas no momento pelo governo e algumas outras instituições. 

Assim, pesquise com calma e escolha a melhor opção para você, caso o crédito seja realmente imprescindível nesse momento para honrar os compromissos. 

  1. Pense em reestruturar seus produtos e serviços 

Uma outra opção interessante para o momento é reestruturar seus produtos ou serviços oferecidos. 

Em momentos de crise, um diferencial competitivo é essencial. Então, talvez seja uma boa hora de repaginar os produtos e melhorar o que sua empresa oferece aos clientes. 

  1. Estude e invista em conhecimento 

Hora de se dedicar ao conhecimento. Há diversas opções de cursos online, inclusive gratuitos, e empreender durante a crise também significa buscar conhecimento. 

Seguindo esses passos e tomando esses cuidados, você conseguirá empreender na crise e sair desse momento difícil que todos vivemos. 

 

 

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