ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Negócios em 2021 – Crescimento de Setores e Negócios Durante a Pandemia

17/5/2021 - Sorocaba - SP

A Pandemia de Covid-19 mudou a economia como jamais poderia se imaginar que aconteceria.

Todos os setores foram impactados, alguns de forma positiva, mas a grande maioria amargou perdas devastadoras e para alguns negócios, irrecuperáveis.

Entre os setores que mais foram impactados negativamente estão o Turismo e a Hotelaria, mas não foram apenas eles que sentiram as perdas causadas pelas restrições impostas para contenção do vírus.

Por outro lado, importa dizer que alguns setores se desenvolveram muito acima do que estava planejado e aproveitaram as mudanças impostas pelo isolamento social para melhorar a comunicação com os clientes e desenvolver novas soluções para o mercado.

Abaixo, um breve resumo sobre como alguns setores vêm enfrentando a crise econômica desencadeada pelo Coronavírus:

Investimentos em Saúde e Autocuidado Crescem Durante a Pandemia

A Pesquisa Autocuidado em Tempos de Pandemia, realizada pela VEJA SAÚDE e o núcleo de Inteligência de Mercado do Grupo Abril, com o apoio institucional da Associação Brasileira de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip), entrevistou 1.874 pessoas com mais de 25 anos e revelou que quase 70% dos participantes se mostraram dispostos a rever e alterar hábitos pensando em preservar a saúde de forma geral.

18% das pessoas entrevistadas também alegaram que não costumavam utilizar nenhum tipo de complemento na dieta e que passaram a tomar suplementos para melhoria da memória e disposição, além de produtos com benefícios estéticos como vitamina para crescer cabelo e unha.

A Dra. Bruna Fávaro, Clínica Geral do Grupo HAS, explica o que influencia essa mudança nas pessoas: “A partir das técnicas do autocuidado, consegue-se obter uma melhor qualidade de vida, melhorando a saúde física e mental, associada ao fortalecimento da autoestima e da autoconfiança”.

Os investimentos em saúde e autocuidado acabaram por fortalecer o mercado da beleza e aumentar exponencialmente as vendas de drogarias e lojas de cosméticos, além de sites e farmácias de manipulação que também sentiram o aumento da demanda por parte de um público que passou a olhar mais para as suas necessidades físicas e orgânicas durante o isolamento social.

Covid-19 e o Segmento da Educação

A área de serviços educacionais migrou grande parte de suas operações para o ambiente digital, e muitos países registraram aumento de demanda para cursos à distância durante o período de isolamento social.

A busca por conteúdo gratuito para capacitação também cresceu, assim como a busca por uma oportunidade em aberto, seja em um blog sobre concursos ou sites de empregos, o que fez com que muitas pessoas percebessem que estavam com o currículo defasado em relação às exigências do mercado.

Serviços educacionais tiveram melhora de 3,5% no setor de franquias no modelo home based.

O modelo de negócio baseado em e-learnig já era promissor e acabou tendo resultados positivos em franquias desse segmento, que já estava preparado para o momento de isolamento social" - segundo André Friedheim, presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Energia Solar se Torna Remédio Econômico para Enfrentar Crise

Tanto o mercado imobiliário quanto o da construção civil são segmentos que possuem clientes corporativos que, na maioria dos casos, são mais resistentes às crises.

O fato das empresas atuarem com menos trabalhadores in loco foi um estímulo para o investimento em reformas, melhorias e adaptações.

A Instalação de energia solar em Barbacena, por exemplo, aumentou 70% durante o ano de 2020, em comparação com o ano anterior, e foi um dos investimentos que as empresas mineiras decidiram realizar a fim de gerar economia e conseguir manter o funcionamento, apesar de todas as inseguranças causadas pela crise desencadeada pela Covid-19.

Já existem cerca de 330 sistemas gerando energia solar em Minas e dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) revelam que nos últimos dez anos o investimento ficou quase 80% mais barato, o que foi outro fator que fez com que o setor de instalação crescesse significativamente.

Vale citar que Minas Gerais é o Estado que possui o maior número de placas solares instaladas no Brasil e que a instalação de energia solar já era um mercado em expansão antes mesmo da pandemia ser anunciada.

Considerações Finais

Por mais que seja tentador generalizar a economia de uma forma que o resultado negativo seja imperativo em todos os cenários, é vital analisar cada segmento com suas especificidades e detalhes.

É fato que, como um todo, todos os setores tiveram resultados negativos ao fim de 2020, mas alguns segmentos, dentro desses setores, se desenvolveram muito acima da média, apesar de os números gerais não refletirem de forma tão clara esses dados.

Ainda há oportunidades para investidores e empreendedores que conseguirem apurar o olhar para realizar a seleção dos dados e aplicar inteligência e esforço nos mercados promissores desse novo momento.

Você gostou desse conteúdo? Acredita que ele pode ser útil para mais alguém?

Compartilhe!

Compartilhe no Whatsapp