ColunistasCOLUNISTAS

Roger Mello

Autor: Roger Mello

Como utilizar a sua nota no Enem para ingressar em uma universidade?

11/5/2021 - Sorocaba - SP

Depois de prestar o Enem e conhecer as suas notas neste exame, você poderá escolher entre três programas de ingresso no ensino superior que utilizam a nota do Enem como parâmetro, que são: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Desta forma, é muito importante que você entenda tudo sobre estes programas, para aproveitar ao máximo seu desempenho no Enem e conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade. Assim, apresentaremos a seguir uma descrição sobre os três programas mencionados acima, abordando sobre os seus requisitos mínimos e sobre o seu direcionamento.

Sistema de Seleção Unificada – Sisu

O Sisu é, atualmente, a principal porta de entrada para as universidades públicas de todo o Brasil! Através do Sisu, você pode utilizar a sua nota do Enem para concorrer a uma grande quantidade de vagas nas instituições públicas de ensino brasileiras, em todas as regiões do Brasil e para a grande maioria dos cursos existentes (provavelmente todos!)

Para concorrer a uma das vagas do Sisu é necessário que o aluno tenha prestado a prova do Enem no ano anterior ao programa, ou seja, se você deseja participar do Sisu 2021, deverá ter prestado o Enem 2020. Além disso, também é necessário obter uma nota maior que zero na prova de redação. Vale ressaltar que, quanto maior a sua nota final no exame, maior serão as suas chances de aprovação!

Programa Universidade Para Todos – ProUni

Por sua vez, o ProUni possui como objetivo utilizar a nota do Enem para conceder bolsas de estudo em instituições privadas de ensino que se cadastraram no programa. As bolsas concedidas podem ser parciais (com 50% de desconto) ou integrais (100% de desconto) e, para concorrer a uma destas bolsas, será necessário que o aluno cumpra requisitos de notas do Enem e também de renda.

Para concorrer a uma das bolsas integrais oferecidas pelo ProUni, o candidato deverá obter média superior a 450 pontos na prova do Enem, não zerar a prova de redação e comprovar possuir renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para as bolsas parciais, serão necessários os mesmos requisitos referentes ao exame (média superior a 450 pontos e nota maior que zero na prova de redação), além da comprovação de uma renda familiar inferior a 3 salários mínimos por pessoa.

Fundo de Financiamento Estudantil - Fies

Por último, mas não menos importante, temos o Fies. O Fies possui como objetivo conceder financiamentos das mensalidades de universidades particulares, que serão pagas somente após a conclusão do curso com juros que podem chegar a zero! Os requisitos para participar do Fies são: possuir nota média mínima superior a 450 pontos, obter nota maior que zero na prova de redação e comprovar possuir renda familiar inferior a 3 salários mínimos por pessoa.

É importante ressaltarmos também que estes programas costumam possuir duas edições por ano, para o ingresso no primeiro e segundo semestre do ano, tanto para as universidades públicas quanto para as privadas. Além disso, a oferta de vagas será diferente de uma edição para outra, e as notas de corte também passarão por alterações. Com isso, é fundamental que, além da preparação para as provas do Enem, você acompanhe e se mantenha informado em relação a esses programas estudantis, que são a grande porta de entrada para as universidades brasileiras!

Para ter acesso a outros conteúdos acesse o link infoenem.com.br. A plataforma oferece também informações diárias sobre os bastidores do exame e seus processos seletivos,  além de dicas de como organizar seus estudos e conteúdos sobre a prova.     

Compartilhe no Whatsapp