ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Carreira na advocacia: dicas para encontrar seu caminho

5/5/2021 - Sorocaba - SP

No artigo de hoje vamos falar sobre um assunto muito recorrente na vida de quem cursa Direto: “para onde eu devo ir?”.

Bom, a resposta para essa pergunta não é fácil. Há muitos artigos sobre areas de direito mais bem pagas, e isso pode realmente te ajudar quando o seu foco é ganhar dinheiro. Mas há o outro lado da moeda: alguns acadêmicos possuem afinidade com determinada área, e não visam apenas a sua rentabilidade.

Ser feliz é um fator essencial na vida das pessoas para o seu sucesso. Isso eu posso garantir com todas as minhas forças. Sou formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, estou concluindo meu curso de Direito e já sei qual área me faz feliz: penal.

Mas para você que ainda não se encontrou, vamos a algumas dicas:

Identifique o que você gosta

Parece simples mas não é. Estamos falando aqui sobre o que você gosta na sua vida particular. Você gosta de jogar vídeo game? Poderia procurar uma área de direito digital, direitos autorais, etc, que estão atrelados no Direito Civil e até Empresarial.

Se você gosta de um pouco mais de ação e casos mais obscuros, o direito penal pode ser a sua deixa. Ou será que cuidar dos interesses da parte mais oprimida é a sua vocação? Aí falamos do direito Trabalhista.

Obviamente tudo depende, sendo as áreas muito relativas. No exemplo do direito trabalhista, você pode escolher defender grandes empresas e corporações, permanecendo ao lado da parte mais forte. Então procure conhecer cada área do Direito e tente identificar aquela que faz mais sentido ao seu gosto, não pense apenas no dinheiro.

Qualquer área é rentável

Você não pode pensar que x área te trará muito dinheiro, pois se você não se identificar com ela, não conseguirá ser um bom profissional, e isso apenas te deixará frustrado e sem saber para onde ir. Muitos que reclamam que a advocacia está saturada é justamente aquela pessoa que não conseguiu fazer um trabalho bem feito na sua área.

Tendo isso em vista, voltamos a frisar, veja como seu coração se sente com a área da sua escolha. Tenha carinho pelo que você faz e o sucesso será a única possibilidade.

 

Advogar no exterior

Alguns países são muito tranquilo para um brasileiro advogar, grande exemplo é advogar em portugal. Você pode ficar regularizado por lá fazendo uma prova de conhecimentos simples, e assim poderá exercer sua profissão em um país onde se ganha em Euro. Sabendo disso, é um fator que torna muito rentável a advocacia por lá.

Nesse exemplo, você vai precisar conseguir a cidadania portuguesa, que não é muito difícil graças a um acordo que o Brasil possui com Portugal.

Outro fator que pode ser interessante para advogar no exterior é a qualidade de vida. Nos E.U.A. por exemplo, pessoas entre 20 a 30 anos já foram vacinadas para covid19, enquanto aqui no Brasil, ainda estamos na faixa de 60 anos apenas a primeira dose.

Carreira Jurídica Pública

Temos também a possibilidade de ingressar no serviço público como Juiz, Oficial de Justiça, Delegado, Promotor dentre outras áreas.

Se você se sente a vontade em ter um planejamento de carreira, aqui é o lugar para você. Basta estudar com afinco e esperar o concurso dos seus sonhos abrir. Pode ser que seja caro conseguir a tão sonhada carreira pública, pois pode precisar pagar cursos que geralmente são caros, mas isso tudo se faz valer no final, pois um Juiz pode ganhar remuneração superior a 30 mil ao mês, fora outros benefícios.

 

Conclusão

Acabamos nosso artigo por aqui, e como pudemos ver, o Direito possui uma gama de possibilidades que pode encaixar na vida e planejamento de qualquer pessoa. Você pode trabalhar de muitas maneiras, e até no exterior. Portanto desejamos que você tenha muita consciência na sua área de atuação e que se for preciso recomece. Nunca pare de tentar, pois o sucesso para quem ama o que faz é só questão de tempo.

Compartilhe no Whatsapp