ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como programar uma viagem de negócios no exterior

5/5/2021 - Sorocaba - SP

Quando precisamos viajar para o exterior para realizar alguma negociação, ou até mesmo para apresentar nossa empresa à algum parceiro, é interessante ficar atento a alguns detalhes.

Vamos explicar aqui algumas dicas para você ser bem sucedido e também não sair no prejuízo neste tipo de negócio.

Ora, já pensou se aparece uma oportunidade única a qual você precisa ir para Europa se apresentar ou apresentar sua empresa? Veja nossa primeira dica:

Documentos necessários

Você já deve saber do básico necessário, como passaporte e visto, porém você sabe como tirar nif em Portugal? Sabe para que serve este documento? Vamos explicar:

O NIF é como um CPF, e foi criado justamente para facilitar nas transações, para que o governo Português consiga controlar os negócios feitos no país. Ele será necessário para você realizar negócios por lá, por exemplo.

Cada país tem um sistema diferente, e pode exigir documentos próprios, mas que são similares. Neste caso, recomendamos que você pesquisa antes para juntar tudo o que for necessário para tirar estes documentos.

Cada país possui legislação própria, e só por você ou sua empresa ser brasileira(o) não significa que está isento desses “perrengues”.

Você pode precisar de uma tradução juramentada para formalizar alguns negócios. Que é  nada mais e nada menos que a tradução de documentos pessoais.

Acompanhe com antecedência as notícias

Pense um pouco: final de 2019, as “news” estavam bombando mundo a fora sobre a pandemia que se alastrava na China. Você iria visitar o país mesmo que fosse para negócios? Provavelmente não, né? Até porque naquela época não se sabia exatamente todos os riscos que a doença poderia causar. Isto é importante porque pode surgir empecilhos em determinada jornada. E não é bom que você esteja por fora. Pode ocorrer uma crise financeira por causa de uma catástrofe, o dólar ou euro subir muito em relação ao real, coisas que podem prejudicar muito você e/ou sua empresa.

Além de ficar de olho nas novidades para evitar erros, é bom também para realizar acertos, se vermos pelo ponto de vista de que um país em crise pode ter áreas de negócios mais rentáveis para você.

 

Compre passagens com muita antecedência

Infelizmente imprevistos acontecem, e você pode precisar remarcar sua viagem, como explicamos no item anterior, caso haja um fato superveniente, mas no geral é muito melhor que você possa comprar suas passagens aéreas com antecedência, pois os preços ficam muito mais atrativos.

Uma passagem que custa 1200 reais pode cair para 700 reais facilmente se você ficar atendo aos sites de linhas aéreas, principalmente quando vasculha-los durante a madrugada, quando os preços caem consideravelmente.

Tendo isso em vista, você pode precisar remarcar seu vôo, e nem sempre sai muito mais caro, pagando a taxa das agências que não costumam ser superior a 200 reais, você ainda sai no lucro.

Apps essenciais

É preciso ter alguns aplicativos para facilitar e economizar na sua viagem. Um bom exemplo é o Uber para locomoção, e o Trivago para acomodações.

Obviamente você já chegará no seu destino com tudo planejado, principalmente hotel, mas se você pesquisar pelos apps com antecedência, poderá economizar um bom dinheiro e também tempo.

Geralmente quando se faz uma viagem ao exterior para negócios, é comum também tirar um tempo para turismo. E todo planejamento pode ser essencial para que aproveite ao máximo a viagem.

Conclusão

Vimos por aqui hoje que não é difícil programar uma viagem de negócios, se for a sua primeira, não tenha medo. Siga nossas dicas que o sucesso será garantido. Busque sempre estar a par das novidades para que nenhum imprevisto ocorra, e se mesmo assim acontecer algum fato superveniente, fique calmo e resolva com a cabeça fria, pois questões de alfândega e entrada e saída de turistas realmente é um assunto complicado que tem seus imprevistos. No geral, tudo se resolve em pouco tempo e você sempre poderá contar com uma embaixada brasileira nos países que visitar.

Compartilhe no Whatsapp