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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

4 dicas para gestão financeira para MEI

5/5/2021 - Sorocaba - SP

Todos nós sabemos que abrir uma empresa é uma tarefa delicada no Brasil. Não só por questões burocráticas e impostos, mas principalmente por causa da nossa cultura. É comum os empreendedores no Brasil adquirirem dívidas, principalmente quando é preciso de um empréstimo para começar a sua empresa.

Quando solicitamos um empréstimo para abrir o nosso negócio, precisamos entender que a administração financeira já começa demandando um carinho especial, pois você terá que faturar pelo menos aquele valor da parcela. Isso é delicado porque você pode acabar com uma conta atrasada de luz, ou até não ter verbas para pagamento de contas menores e mais simples do dia a dia da empresa.  

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você gerencia o setor financeiro da sua empresa de forma que ajude a evitar problemas ao longo do tempo.

 

Dica 1 – Planilhas de controle

O Excel é uma ótima ferramenta para você trabalhar gestão financeira. Não só por ser simples de aprender, mas principalmente pela sua dinamicidade. Você pode além de controlar os gastos, programar quando deve ir à uma das Lotéricas da sua cidade para pagar boletos, ou até quando ir ao banco resolver problemas.

A planilha de controle é essencial, até para inserir informações sobre seus clientes, fluxo de caixa, quanto entra e sai de dinheiro. Poderá usa-la também para criar projeções de ganhos e gastos para o futuro, como se pudesse prever daqui 3, 6 e até 12 meses do seu fluxo de verbas.

Isso se converterá em um pilar firme para sustentar sua empresa. É a partir da planilha bem elaborada que você saberá onde, quanto e quando investir seu dinheiro.

Além da planilha para sua empresa, recomendamos ter uma planilha de gastos pessoais também, voltada para sua família. Vamos supor que você precisa pagar sua faculdade, como por exemplo por meio do fies boleto, se essa conta for paga com o que você lucra da sua empresa, precisa constar na sua planilha como um gasto.


Dica 2 – Homeoffice / Contrato de trabalho

Esta dica é para quem tem esta possibilidade de trabalhar em casa, e contratar prestadores de serviços ao invés de funcionário. Hoje é muito comum um MEI, principalmente aqueles que oferecem serviços virtuais como criação de site, redação, consultorias, etc, trabalharem em casa. Isso porque a profissão permite, e sendo assim você acaba economizando com aluguel de sala.

Outro ponto importante é a contratação. O MEI pode contratar um funcionário com carteira assinada, mas isso não significa que se você precisa de mão de obra terá de contratar nesse regime. Hoje há muitos prestadores de serviços com suas próprias empresas, e basta você firmar um contrato bem elaborado para ter uma parceria benéfica para ambos.

Contratos de prestação de serviço costumam ser muito mais em conta do que contratar alguém com carteira assinada, sem falar que você pode contratar alguém para trabalhar remotamente, em home office. Isso gera menos custas para todos.

 

Dica 3 – Foco nos objetivos

Parece obvio de mais, e apenas um tópico para gastar palavras neste artigo, mas acredite: não é.

Ter foco em objetivos é muito complicado, pois você pode acabar tendo objetivos errados, ou pior, não conseguindo identificar a diferença em focar e ser teimoso. Uma ferramenta muito bacana para você utilizar é a matriz SWOT, ou FOFA como chamamos no Brasil. Essas siglas significam FORÇA, OPORTUNIDADE, FRAQUEZA, AMEAÇA. Pesquise sobre essa matriz, ela é fácil de aplicar no seu negócio, e a partir dela você consegue traçar objetivos consistentes e prováveis de êxito, além de descobrir onde você não deve investir.

A partir dessa análise, você descobre onde há oportunidade no mercado para investir, e qual o setor da sua empresa tem mais força. Assim como identifica onde sua empresa está deixando a desejar e o que poderia ser uma ameaça, como por exemplo, uma crise pandêmica como a que estamos vivendo agora.

Dica 4 – Planejamento a longo prazo

Planejar a longo prazo é extremamente importante. Quando falamos a longo prazo, estamos explicando que você deve pensar e planejar o futuro da sua empresa desde agora para ter resultados em determinada campanha ou objetivo daqui a 12 a 24 meses, senão mais.

Esse planejamento pode ser ampliação de algum setor, deixar de ser MEI para virar ME, ter investimento na bolsa, ou até comprar cotas em outras empresas. Talvez até comprar alguma concorrente, e por aí vai. São planos ambiciosos que demandam tempo e dinheiro. Por isso o foco e planejamento são essenciais para o sucesso do seu empreendimento.

 

Conclusão

Como pudemos ver, nossas dicas fogem um pouco do normal, mas isso porque pouco se encontra na web dicas que realmente valham a pena, ou que sejam expostas de maneira que o empreendedor possa entender com facilidade. Nosso objetivo aqui é justamente ajudar a você entender sua empresa como uma máquina de dinheiro, mas que essa máquina precisa de muita dedicação e carinho para gerar seu produto.

Estas quatro dicas não funcionam se aplicadas isoladas. Elas precisam ser implementadas em conjunto, até para potencializar suas estratégias.

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