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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

7 dicas para um perfil no Instagram bem sucedido

4/5/2021 - Sorocaba - SP

Obtenha o máximo do seu perfil no Instagram com estas dicas

Iniciar um perfil de sucesso em uma das redes sociais mais competitivas do planeta não é tarefa fácil, mas também não é impossível. Com algum esforço e colocando nossas mentes em alguns pontos-chave, podemos ter sucesso onde tantos falham.

Antes de tudo, devemos estabelecer claramente nossos objetivos e ver se o que estamos prestes a empreender é realmente algo que deveria estar no Instagram.

Não devemos esquecer que esta rede social nasceu como uma forma de cativar os fotógrafos profissionais e, ao contrário do Twitter e do Facebook, a interação nesta rede social é mais limitada. Portanto, se estamos tentando gerar feedback permanente com nossos seguidores, este pode não ser o melhor lugar. Lá não tem área de reviews de cliente, por exemplo. Porém, já tem as caixinhas e perguntas e os destaques que talvez possam cumprir esse papel.

Levando em conta a origem desta rede social, visaremos, entre outros aspectos, a seduzir a partir do visual. É claro, para isso devemos ter algumas noções básicas de fotografia, que podemos rever toda vez que pensamos em uma foto, e depois fazê-la quase mecanicamente. A empatia com o seguidor está na mesma linha, pois é inútil ter uma foto perfeita se não diz nada à pessoa que está olhando para ela.

A barreira dos 100k

Não há uma conta bem sucedida e, sobretudo, lucrativa que tenha menos de 100.000 seguidores. Segundo a maioria dos especialistas, é a "barreira do som" do Instagram, pois uma vez atravessada, a quantidade de pessoas que nos seguirão parece crescer exponencialmente à medida que excedemos esse número.

Esta é uma realidade não apenas da rede social que procuramos dominar, mas também algo que se percebe no Facebook, Twitter e Youtube (em particular para rentabilizar). Parece que os algoritmos das redes recompensam os criadores de conteúdo com mais exposição (esse é o título que possuem) do que aquelas pessoas que estão lutando por um lugar ao sol. Parece cruel, mas é muito semelhante a qualquer trabalho em um setor privado, aqueles que conseguem se destacar do resto são recompensados.

Parece fácil chegar a esse número, mas é uma grande escada que você tem que enfrentar com determinação, perseverança e, acima de tudo, atitude. Alguns apelam até por comprar seguidores Instagram para atingir essa meta. Não há muitos criadores de conteúdo no mundo que não possuam essas qualidades. Aqueles que souberem administrar seu público serão os mais bem-sucedidos no campo das mídias sociais. Sem mais delongas, vamos dar uma olhada nos passos que você precisa dar para ter uma conta digna de atravessar essa marca:

Dica 1: Biografia curta, porém informativa

Antes de tudo, é importante lembrar que nosso site deve ser mencionado em algum lugar do texto, de preferência no final de uma introdução curta e "na parte inferior" da Bio.

Como advertimos anteriormente, para longas descrições, lutas intermináveis de fóruns sobre opiniões políticas, links e outras coisas são as outras redes sociais, Instagram é para fotos, vídeos, com descrições breves e informações claras.

Dica 2: Seja Consistente

É uma regra de ouro em termos de conteúdo, as mudanças são boas, mas somente se forem realizadas gradualmente e sempre mantendo a linha editorial do perfil. Por exemplo, não podemos abrir um perfil no Instagram com um tom humorístico e depois mudá-lo para fotografias de paisagem porque ela será notoriamente desajustada de nosso público.

Outra chave neste aspecto é ser consistente em termos do número de postagens que fazemos por semana. Não adianta postar algo esporadicamente e depois passar vários dias sem nada. Nem é uma questão de forçar uma foto ou texto, tem que ser natural.

Dica 3: Monitore o progresso

É uma boa ferramenta para se manter no caminho certo, tanto os "insights" ou estatísticas do Instagram ou do site Cool-Tabs serão muito úteis para esta função. Conhecendo as preferências de nossos seguidores, encontraremos o conteúdo que melhor se adapta a seus gostos e seguiremos esse caminho.

Dica 4: Aplique um tema

Um perfil que apela para o branco em seu fundo é um perfil que pode não ser muito bem sucedido. Existem diferentes tipos de fotografia e vídeo que combinam melhor com a cor no fundo, para que possamos analisar quais cores predominam em nossa coleção de fotos e escolher uma cor suave que as contrasta.

A cor tende a "amarrar" tudo junto e nos dar uma perspectiva muito mais amigável. Por exemplo, a firma PedidosYa usa uma cor azul bebê como paleta de sua conta no Instagram, o que ajuda a dialogar com todo o conteúdo e ao mesmo tempo contrastar com as fotos dos pratos.

Dica 5: Identificar o público

Outro ponto que destaca a importância de ter estatísticas disponíveis sobre nossa conta e seguidores. No Instagram insights das contas comerciais (recomendamos abri-la dessa forma, uma vez que as contas pessoais não  têm estatísticas), podemos diferenciar faixas etárias, origem e até mesmo em quais horários nossos seguidores estão mais ativos. Isso é indispensável.

Dica 6: Trabalhando suas fotos

Embora se pense que para ter sucesso no Instagram é preciso ser um fotógrafo, nada poderia estar mais longe da verdade. É uma questão de conhecer nossa câmera, suas capacidades e acima de tudo aprender algumas noções básicas de fotografia e isso será suficiente.

Os enquadramentos devem ser os mais limpos possíveis, sem cabos, pedaços de árvores ou outras coisas que não se somam.

Dica 7: Lives

Muitas pessoas não prestam atenção a isso, mas a transmissão ao vivo de alguns eventos é uma ótima maneira de chamar a atenção dos seguidores. Por exemplo, estamos perto de um evento grande, nos aproximamos dele, procuramos o melhor enquadramento e começamos a transmitir. Temos que aprender a manusear o celular para não tremer e tentar tornar a transmissão mais dinâmica possível, conversando com alguns dos participantes ou simplesmente contando o que estamos vendo.

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