ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Quais as principais dicas para mudar de profissão?

3/5/2021 - Sorocaba - SP

Você pode ter começado sua carreira na área administrativa, mas depois de alguns anos percebeu que seu sonho é trabalhar como web designer. 

 

Ou, talvez, você começou sua carreira no departamento de vendas ou como jornalista, mas agora percebe que seu superpoder está na gestão de pessoas.

 

Não importa quais são suas motivações, você deve saber que não está sozinho.

 

De acordo com as pesquisas mais recentes de RH, cada um de nós faz até 12 mudanças de carreira na vida; podem incluir mudança de cargo na mesma empresa; no entanto, o número é incrivelmente alto.

 

É muito raro que uma pessoa passe toda a sua carreira em uma empresa ou um cargo, hoje tudo está mudando tão rápido que devemos reagir de acordo.

 

Além disso, geralmente queremos mais responsabilidades e desafios em nossa vida profissional à medida que envelhecemos.

 

Inclusive, hoje em dia, podemos facilmente nos deparar com lições de pessoas que mudaram de carreira com sucesso

 

Se você também quer mudar de área de atuação, continue a leitura e confira quais são as principais dicas para mudar de profissão! 

 

Vamos lá? 



Dicas para mudar de profissão

Você pode querer mudar de profissão por diversas motivos, sendo alguns deles:

 

 

E continuar atuando em uma profissão que não te agrada mais, pode gerar diversos problemas para você, como: se sentir infeliz, insatisfação e a não realização profissional. 

 

Portanto, é muito importante que, caso você queira mudar de profissão, se prepare para fazer isso e aqui estão algumas dicas que poderão te ajudar neste momento. 

 

1. Planeje com antecedência - você precisará de tempo

Fazer uma mudança de carreira não é fácil. Você pode ter feito faculdade ou universidade e estudado durante anos para conseguir um emprego e progredir na carreira. 

 

Você acumulou conhecimento e experiência em um campo específico em uma indústria específica. Seu salário é um reflexo de seu conhecimento e experiência. 

 

Mudar de carreira pode significar uma redução no salário ou até mesmo uma função mais jovem, se você não se dar tempo para planejar a mudança.

 

Portanto, comece o planejamento da sua transição profissional antecipadamente e com cautela. 

 

Se for necessário começar uma nova graduação, comece. Estude o que for necessário e vá construindo aos poucos a sua nova carreira. 

 

2. Descubra quais são seus valores e princípios

Se seu trabalho estiver alinhado com seus valores, princípios e pontos fortes, você permanecerá em sua função por mais tempo e aumentará sua satisfação geral com a vida.

 

Mas como você sabe quais são seus valores? Você pode começar respondendo às seguintes perguntas simples:

 

Quais são as suas prioridades de carreira?

Se você olhar atentamente para a sua carreira até agora, notará facilmente coisas que são sua prioridade.

 

Reserve um tempo para pensar sobre as escolhas que você fez e faça uma lista de valores que continuam a se repetir em cada uma de suas funções.

 

Você quer ter mais liberdade ou um salário mais alto?

Se você aceitou uma proposta de um salário mais baixo que lhe dá mais liberdade, então suas ações mostram que você valoriza sua independência mais do que recompensa financeira.

 

Você prefere a flexibilidade no local de trabalho ou gosta de trabalhar em um escritório movimentado?

Algumas pessoas são altamente sociáveis ​​e, portanto, precisam da agitação de um ambiente de escritório. 

 

Alguns preferem trabalhar sozinhos em problemas complexos e aproveitar o tempo de silêncio para se concentrar.

 

O que te fazia feliz quando você era mais jovem?

As crianças têm a capacidade de aproveitar a vida com uma beleza inocente, que infelizmente se desvanece com o aumento das responsabilidades, expectativas e idade. 

 

Reserve um tempo para se lembrar de todas as coisas de que você realmente gostava quando criança. O que te fez feliz, e então pensar no que você realmente gosta agora? 

 

Com um pouco de criatividade da sua parte, é bem possível encontrar uma maneira de integrar essas atividades às suas escolhas profissionais como adulto.

 

3. Faça do seu local de trabalho atual um lugar mais significativo para se trabalhar

Se os passos reais para a nova vida profissional ainda estão por vir, talvez você precise permanecer na posição que está desempenhando por um tempo. 

 

Olhe ao seu redor para identificar funções que podem ajudá-lo a desenvolver habilidades na direção que você deseja seguir. 

 

Se você é um assistente administrativo, mas realmente deseja trabalhar em TI, talvez uma mudança para uma função de assistente administrativo no departamento de TI possa ser um bom trampolim.

 

4. Não deixe que as desculpas te impeça de mudar

Pode haver muitos motivos pelos quais você não pode se mover imediatamente; talvez você sinta que não pode mudar sua carreira até:

 

 

Alguns dos seus motivos serão bons motivos, alguns deles serão desculpas, só você pode dizer quais.

 

Conclusão

Se você decidiu fazer uma mudança séria de carreira, esteja preparado para começar do início. 

 

Você provavelmente já está trabalhando há muito tempo em sua posição atual e está dando como certo o respeito e os privilégios de que está desfrutando agora. 

 

Mas, começando de novo, terá que provar seu valor em um ambiente totalmente novo, e esta pode ser uma experiência bastante chocante.

 

Espere um longo período inicial de aprendizado e adaptação e, por um tempo, você se sentirá perdido e confuso. Não seja desencorajado! Respire fundo e siga seu plano. Você ficará feliz por ter feito isso.

 

E, finalmente, conseguir uma mudança de carreira está inteiramente sob seu controle.  

 

Defina seus valores, controle seu medo, prepare-se e simplesmente faça isso. Boa sorte!



Compartilhe no Whatsapp