ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Dicas de como começar a trabalhar com e-Sports

3/5/2021 - Sorocaba - SP

Se você está pensando em construir uma carreira com e-Sports, aqui está nosso guia com algumas dicas para alcançar este objetivo!

 

O título deste artigo certamente o fará pensar: será que é realmente possível ter uma carreira nos e-Sports? 

 

Sim, é possível! Mas não pense que para fazer isso basta ter equipamentos de alta tecnologia, como fone bluetooth ou computador de última geração. É necessário muito mais! 

 

Muitos anos atrás, e-Sports não era uma carreira que muitas pessoas pensavam ser possível, muito menos se gabar. 

 

Foram apenas alguns jogadores se reunindo para competir em uma sessão multiplayer local que deve ter envolvido um pouco de comida e bebidas. Mas, atualmente, o cenário dos e-Sports mudou significativamente.

 

Chegou a um ponto em que você pode ganhar muito dinheiro com isso. Sim, a ideia de que você pode trilhar seu caminho para a riqueza jogando videogame é uma coisa incrível de se ver.

 

Mas a carreira com e-Sports não envolve apenas ser o melhor jogador do mundo. 

 

Como você descobrirá a seguir, encontrar seu lugar no mundo do e-Sports o surpreenderá ao ver as alternativas. Portanto, continue lendo e descubra como você pode dar o pontapé inicial em sua carreira nesta área! 

 

Principais dicas para iniciante em e-sports

Quando se trata da carreira de eSports, vale a pena saber no que você estará entrando. Você precisará encontrar o seu caminho para obter uma carreira na área. 

 

Então, qual é a maneira de começar uma carreira nos e-Sports? Aqui estão algumas dicas importantes e que te ajudarão a dar os primeiros passos em direção a carreira na área. 

1. Comece se tornando um streamer de eSports

Uma maneira fácil de começar a estabelecer sua carreira em e-Sports é escolher um jogo popular e transmiti-lo como um streamer.

 

Esse trabalho normalmente envolve a transmissão ao vivo de um jogo que você está jogando competitivamente por meio de seu canal.

 

Do Twitch ao Discord, você está dando aos espectadores a chance de ver o lado competitivo das coisas no mundo dos jogos.

 

As desvantagens desse tipo de trabalho são que o ganho vai demorar um pouco, e chamar a atenção dos patrocinadores será um desafio, já que outros estão por aí. 

 

2. Ofereça seus serviços para uma equipe estabelecida

Não está com vontade de começar seu próprio canal de streaming, mas ainda quer entrar no universo dos e-Sport? Junte-se a uma equipe estabelecida!

 

Assim como você entraria em uma equipe esportiva, ingressar em uma equipe de e-Sports pode ser um começo empolgante para sua carreira.

 

Além de poder se juntar a uma equipe que tem patrocinadores e salário, você poderá aprender as estratégias dos competidores de e-Sports.

 

Você também poderá estabelecer a coordenação da equipe e outras habilidades que o ajudarão a superar os jogos.

 

3. Chame a atenção nos torneios, conecte-se com os patrocinadores

Outra maneira de começar sua carreira nos e-Sports é chamar a atenção em torneios e informar os patrocinadores sobre você. 

 

É semelhante a ser um streamer de e-Sports, exceto por esse tipo de trabalho; você terá um patrocinador para contratá-lo como seu representante.

 

Pode ser uma coisa difícil de fazer, já que você tem outros concorrentes para enfrentar, mas quando você tem as habilidades para mostrar que deixa todos animados, não há como eles rejeitarem você.

4. Aprenda sobre os métodos de eSports

Você acredita que existem universidades por aí que oferecem cursos sobre jogos de e-Sports? Por exemplo, existem universidades sediadas nos EUA que oferecem cursos e bolsas para jogadores de e-Sports.

 

É uma excelente maneira de iniciar sua carreira, já que você aprenderá os padrões de organizações estabelecidas e reduzirá a curva de aprendizado.

 

Também será uma excelente oportunidade de fazer parte do mundo dos e-Sports por meio de cursos universitários, o que é ótimo para o seu currículo no futuro. 

 

5. Aprenda e aplique o que você aprende

Quando você está fazendo um trabalho, não faz apenas a mesma coisa indefinidamente: você também entende e aplica o que aprende para ganhar experiência, assim como faria nos videogames. 

 

Com o trabalho de e-Sports escolhido, é essencial fazer isso. Digamos que você escolheu ser treinador de e-Sports. Para este trabalho, você aprenderá como se comunicar com sua equipe, aprender as regras e assim por diante. 

 

Ao percorrer seu caminho, você aprenderá muitas coisas novas que serão úteis.

Depois de ter o conhecimento em você, terá a liberdade para aplicá-lo de forma adequada. 

 

De certa forma, isso o ajudará a progredir, porque você já está ganhando experiência para ser melhor em seu trabalho.

 

Isso pode ser aplicado a qualquer trabalho de e-Sports que você escolheu, então não tenha medo de aprender, usar e experimentar.

Conclusão

Estabelecer uma carreira em e-Sports pode ser fascinante. Enquanto o pessoal tradicional lá fora vai ver isso como nada, você poderá ter acesso a diversas oportunidades de crescimento. 

 

Se o seu sonho é seguir nessa área, esperamos que tenha gostado das dicas que citamos neste artigo sobre como começar a trabalhar com e-sports. 

 

Boa sorte e sucesso! 

 

Compartilhe no Whatsapp