ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

8 ideias para empreender com pouco dinheiro

28/4/2021 - Sorocaba - SP

O empreendedorismo está na cabeça do brasileiro. Segundo a pesquisa Amway Global Entrepreneurship Report (AGER), 70% dos entrevistados desejam abrir o próprio negócio nos próximos 5 anos.

Mas um dos fatores que mais preocupam esses potenciais empreendedores é, sem dúvida, o financeiro. Será que é possível empreender com pouco dinheiro?

A resposta é SIM! Você pode começar seu próprio negócio investindo muito pouco. Então continue a leitura e conheça 8 ideias para empreender com pouco dinheiro!

1. Assistente virtual

Se você tem um bom computador, acesso à internet e um forte senso de organização, pode criar um negócio de assistência virtual.

Esse modelo de negócio consiste em auxiliar outras pessoas a organizar a agenda, marcar reuniões, elaborar documentos, entre outras atividades administrativas.

Além de ser uma excelente ideia para empreender com pouco dinheiro, a assistência virtual te dá flexibilidade para trabalhar em casa e expandir os negócios contratando mais pessoas ou mesmo criando redes de profissionais autônomos que possam te dar suporte quando o número de clientes for grande.

2. E-commerce

Vender produtos pode ser mais atrativo para quem não se vê lidando com pessoas o tempo todo, como na prestação de serviços. E a boa notícia é que você pode empreender online com pouco dinheiro.

Plataformas como o Wordpress trazem recursos fáceis e intuitivos para você montar sua loja virtual e vender todo tipo de produtos.

Há, ainda, a possibilidade de usar serviços desenvolvidos especialmente para pequenos e-commerces. Neste caso, você tem acesso a uma plataforma completa, que te dá desde o passo a passo para montar sua loja virtual até a ferramenta de pagamentos.

Além disso, você pode expandir suas vendas para sites de marketplace, como a Amazon ou Submarino.

O e-commerce se torna uma opção barata para empreender porque você não precisa de uma estrutura física para a sua loja. Dependendo do que você venda, sequer precisa ter estoque. Basta acionar o fornecedor e ele mesmo envia o produto para o cliente final. Esse método de trabalho é chamado de dropshipping.

3. Monetização de blogs

Se você tem o dom da escrita, pode monetizar essa habilidade criando blogs e construindo audiências.

Quando seu blog tiver um alto tráfego, você pode começar a comercializar espaços publicitários e assim conquistar a sua tão sonhada independência financeira.

Aqui, vale lembrar que conteúdo de qualidade é essencial. Portanto, a nossa dica é construir sites de nicho, que atraiam a um público fiel e engajado com a sua causa.

Uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization) também é essencial para que o seu blog tenha um bom posicionamento orgânico e atraia mais visitantes.

Dependendo do seu sucesso, pode chegar o momento de vender seus blogs por uma boa quantia.

4. Tradução

Ingressar no mercado de tradução também é uma ótima ideia para empreender com pouco dinheiro. Tudo o que você tem a fazer é compartilhar seu conhecimento sobre outro idioma, traduzindo documentos, livros, sites, entre outros.

Mas fique atento: é preciso dominar outro idioma para se dar bem neste mercado. Isso porque pequenas falhas de tradução podem colocar todo o seu trabalho e reputação em risco.

5. Mentoria

A mentoria é um modelo de negócio baseado no compartilhamento de conhecimento e experiências.

O mentor, que já passou por determinada situação e se saiu bem, ensina a outras pessoas como atingir o mesmo resultado. Nesse sentido, qualquer pessoa pode se tornar um mentor.

E o motivo é simples: ninguém sabe tudo. E, quando precisamos resolver um problema pontual que não conhecemos muito bem, o melhor é contar com um especialista.

Por isso existem mentorias para quem quer mudar de carreira, para quem quer emagrecer, para quem quer desenvolver uma nova competência e até mesmo para quem quer se aprofundar em um hobby.

6. Cursos online

 

 

Na mesma linha da mentoria, os cursos online podem ser uma excelente ideia para empreender com pouco dinheiro.

Ferramentas como o YouTube permitem que você grave vídeos sobre os mais variados assuntos. Além disso, você pode ministrar cursos online ao vivo usando plataformas como Zoom ou Skype, alcançando qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.

O cuidado que você deve tomar aqui é estruturar sua forma de ensino de modo que as pessoas aprendam de fato aquilo que você está ensinando. E uma boa maneira de fazer isso é aliando teoria e prática.

7. Infoprodutos

O mercado de infoprodutos também é vasto e guarda uma série de oportunidades para quem quer empreender com pouco dinheiro.

Basicamente, você cria um produto digital, como um e-book, um template ou um curso, e o vende para outras pessoas.

A vantagem desse modelo de negócio é que você pode criar um único infoproduto e vendê-lo para milhares de pessoas. Ou seja, é um negócio que exige um investimento de tempo inicial e depois você só precisa divulgar seu infoproduto para que mais potenciais clientes o conheçam.

8. Marketing digital

O marketing digital é um conjunto de estratégias e técnicas de marketing aplicadas à internet. Ele compreende atividades como produção de conteúdo, link building, SEO (Search Engine Optimization) e publicidade programática (anúncios pagos), entre outras.

Nesse sentido, para trabalhar com marketing digital o ideal é que você se especialize em uma dessas áreas. Desse modo, fica mais fácil vender seus serviços e também demonstrar resultados.

Todas essas atividades podem ser feitas a partir de casa, bastando um computador e acesso à internet. Mas isso não significa que você não deva profissionalizar o seu negócio.

Ou seja, tenha um ambiente em que possa fazer reuniões com clientes, cuide do visual e, principalmente, foque em gerar valor para quem te contrata.

Viu como empreender com pouco dinheiro é totalmente possível? Então arregace as mangas, escolha seu modelo de negócio e mãos à obra, pois o mercado te espera!

 

Compartilhe no Whatsapp