ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como empreender na internet e viver do seu conhecimento

28/4/2021 - Sorocaba - SP

Bill Gates chegou a dizer que só existiriam dois tipos de empresas: as que estão online e as que não existem. Uma sentença assim, vinda de um das grandes referências da era digital, só pode ser entendida de uma maneira: chegou a hora de empreender na internet

Inclusive, você não precisa nem ter um negócio físico funcionando para começar a ganhar dinheiro online. Há várias formas de começar um negócio virtual e oferecer produtos e serviços dos mais variados tipos. 

Seu conhecimento pode ser transformado em receita! Os hábitos de consumo do brasileiro mudaram muito durante a pandemia e hoje observamos um significativo aumento das compras online

Aproveite esta tendência, siga a leitura e confira algumas formas de empreender na internet!

Viver de blog

Ser blogueiro pode ser um hobby bastante prazeroso. Afinal de contas, é um meio no qual você pode compartilhar suas convicções, paixões e conhecimentos sobre praticamente o assunto que quiser.

Mas, não se engane, um blog também pode se tornar uma mais do que interessante forma de ganhar dinheiro empreendendo na internet. 

Não acredita? Você deveria conhecer um sujeito chamado Pat Flynn, que ganhou seus primeiros 3 milhões de dólares somente com renda passiva (uma renda constante, que não está vinculada ao seu trabalho).  

Sabe como ele começou? Criando uma página para ajudá-lo a passar em uma prova. E essa página começou a ter mais e mais visitas. Segundo palavras do próprio Pat, “a oportunidade sempre esteve lá, mas eu não percebi até que algumas pessoas disseram que meus conteúdos eram tão bons que poderiam pagar por ele”.

O negócio de Pat foi tão bem que ele lançou um blog que ensinava outras pessoas como elas também poderiam gerar renda passiva. Enquanto a primeira página que ele criou continuava crescendo, ele foi aprendendo mais e mais sobre o assunto e tendo mais material para seu blog.

Esse tipo de história pode parecer distante da sua realidade, mas Pat começou do nada. Ou melhor dizendo, começou com sua primeira postagem. 

É assim que nasce um blog de sucesso. E se você já sabe sobre o que quer falar, pode começar hoje mesmo. Na medida em que seu blog fica mais e mais conhecido, você pode monetizá-lo de diferentes formas, como por exemplo:

Você pode empreender na internet a qualquer momento, e para seu blog dar dinheiro, a palavra é tráfego. Quanto mais visitas, mais você pode receber quando participar de programas como o Google AdSense.

Ter uma loja virtual

Você já pensou em empreender na internet com uma loja virtual? Também chamadas de lojas online ou e-commerces, este tipo de negócio está se popularizando rapidamente. 

Mas, não é difícil montar a loja e desenvolver toda a estrutura que tem a ver com abrir um negócio, mesmo que online? Sim, mas seja na hora de abrir a loja como na hora de formalizar sua empresa, hoje em dia qualquer pessoa pode lançar sua loja virtual em questão de dias. 

E tem lugar para todo mundo e espaço para expandir as vendas. Tanto é que metade das lojas pertence a pequenos empreendedores e o e-commerce brasileiro tem apresentado um crescimento de 40%.

Mas, será que uma loja virtual não precisa ter uma oferta de produtos super ampla? Não necessariamente. De fato, dos mais de 1,3 milhão de lojas virtuais do Brasil, 76,55% não tem mais que 10 produtos publicados. 

Outro dado que pode encorajar você a entrar para o mundo do e-commerce é a quantidade de lojas virtuais que não tem nenhum empregado: 52,63% delas são administradas somente pelo dono. 

Tem muita gente que já está apostando em lojas virtuais e entendeu que esta é uma das melhores formas de ganhar dinheiro empreendendo online. Agora, só falta você.

Mentoria: monetizando seu saber

Se montar um negócio de vendas de produtos não é a sua cara ou você acha que seus conhecimentos podem ser melhor aproveitados de outra forma,  como capacitando pessoas, você pode considerar fortemente ser um mentor.

Quando você oferece uma mentoria, além de ajudar outras pessoas a lidar com seus desafios, necessidades e dificuldades, você ainda estimula o seu próprio desenvolvimento. 

É uma relação de mútuos benefícios e, melhor ainda: alinhada com os tempos atuais, no que se refere à demanda por aprendizado online. 

Isso porque, se os programas de mentoria já vinham ganhando espaço ultimamente, eles precisaram ser reinventados e migraram para a internet para continuar fomentando o desenvolvimento de profissionais e organizações.

Da mentoria presencial à mentoria online dos dias de hoje, algumas coisas mudaram, e a melhor delas é que você agora pode aproveitar a quebra de barreiras e prestar seu serviço de mentoria a partir de qualquer lugar. 

Então, se você quer aproveitar o interesse de quem quer empreender e contar com uma capacitação a distância, o momento chegou. Mas, como criar uma mentoria? Aqui vão alguns passos básicos:

  1. defina o nicho no qual você quer atuar;

  2. desenvolva seu programa de mentoria; 

  3. crie uma presença digital onde as pessoas possam lhe encontrar;

  4. aproveite seu network e comece a oferecer sua mentoria;

  5. publique conteúdos com valor agregado, inclusive monetizando suas publicações em plataformas como a Kindle ou a Amazon.

Uma vez que você já tenha um público considerável, é possível inclusive incorporar algumas das formas de monetizar sua página, exatamente como comentamos no primeiro tópico, sobre viver de blog.

O mentor pode auxiliar profissionais que queiram escalar em suas carreiras, ajudar outros a melhorarem seus negócios ou até mesmo darem o primeiro passo como empreendedores. Outra frente de atuação é trabalhar com grupos, em torno de objetivos coletivos comuns. 

Estas foram somente algumas sugestões de como começar a empreender na internet, mas que compreendem tanto pessoas que queiram vender produtos, serviços ou mesmo seus conhecimentos. 

É fundamental pesquisar mais sobre o seu campo de atuação e estar sempre bem informado sobre as últimas notícias para saber o que pode estar influenciando seu futuro empreendimento online atualmente e o que é tendência para o futuro, portanto, continue acompanhando a gente!

 

Compartilhe no Whatsapp