ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como iniciar um portal de notícias do zero?

28/4/2021 - Sorocaba - SP

Um setor que vem crescendo durante a pandemia com toda certeza é canais informativos. Principalmente pelo motivo de que as pessoas estão começando a ficar mais tempo na internet do que em frente à TV.

Alguns outros pontos também levam a preferência para a web: credibilidade e vasta opção.

O ser humano é um animal raciona e que possui sentimentos. Graças a estas duas qualidades, é muito normal que cada pessoa se identifique com políticas específicas, e na internet podemos perceber que cada portal de notícias sempre pende, ou pelo menos agrada nichos específicos.

Vamos citar por exemplo o catraca livre que acaba chamando mais atenção de Esquerda, e o MBL que pende para Direita. Graças a estes fatores, podemos trabalhar com portais hoje segmentando-os para públicos específicos. Isso dá mais trabalho na hora de divulgar e otimiza seu portal, mas em compensação você acaba fidelizando com mais facilidade determinado nicho.

Uma forma de iniciar um portal de notícias é criando um blog local. Assim você irá começar a introduzir-se nesse mercado e também a entender como funciona um site de notícias.

Depois que o seu blog ganhar relevância e muitos acessos, pode ser a hora de criar um portal mais profissional e integrar uma agencia de divulgação. Dessa forma poderá lucrar com o seu portal e notícias. É interessante abrir colunas para os mais diversos assuntos.

Ter colunas para discussão de política, saúde, polícia, etc, irá ajudar ao seu público ir direto nas informações que os agradam. Nem todos gostam de entrar em um site e ver a notícia de um assassinato logo de cara, por exemplo.

Dessa forma você vai conseguir agradar muitos de seus leitores e também irá fideliza-los ainda mais ao seu portal. Irá chegar um momento que você poderá vender  anúncios e propaganda.

Para isso, é bom que você crie uma tabela com preços específicos para determinadas posições de anúncios em seu portal. Um site com cerca de 200 mil acessos mensais cobra em média 2 mil reais  mensal, enquanto um site com mais de 1 milhão de acessos cobra por volta de 8 mil.

Neste mercado tudo é relativo e você poderá estipular o preço que quiser, mas o mais interessante é fazer uma pesquisa e se informar com outros portais o quanto estão cobrando, pois se não, você poderá acabar ficando sem clientes, e se isso acontecer, você terá de se contentar com anúncios pagos pelo próprio google Ad’s, que também é uma opção boa para você implementar em seu site.

O problema das promoções de google Ad’s é que você não poderá escolher as que quer que apareça em seu site, isso é com o google e as empresas contratantes, embora seja mais fácil de conseguir essas promoções.

Então o ideal é você pesar na balança o que considera melhor e pior para o seu website naquele determinado momento. Os pedidos de promoção de clientes será algo automático que você vai conseguir, pois todos os dias empresas vasculham a internet procurando bons sites para anunciar seus produtos ou serviços.

E então, gostou de nossas dicas de como iniciar um portal de notícias? Esperamos que sim!

Compartilhe no Whatsapp