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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Dicas para conseguir mais acessos qualificados ao seu e-commerce

27/4/2021 - Sorocaba - SP

Os acessos qualificados são fundamentais para qualquer e-commerce. Em geral, é desse tráfego que advém as vendas, por isso é tão interessante criar canais para que ele ocorra.

Existem muitas técnicas para atrair o consumidor ideal para sua loja virtual. No entanto, podemos dizer que todas elas giram em torno do SEO — métodos de ranqueamento em mecanismos de busca.

Ficou curioso para saber um pouco mais do assunto? Não deixe de ler até o final!

1. Procure pelas melhores palavras-chave (KW)

Como foi dito na introdução, os acessos qualificados ocorrem por causa do SEO do e-commerce. Portanto, o primeiro passo para aumentar o número de acessos é escolher ótimas palavras-chave.

Para isso, você pode utilizar o Google Keyword Planner, uma das ferramentas do Google Ads. Ela é gratuita e vai te ajudar bastante nesse trabalho.

O ideal é localizar as KW com mais buscas e menos concorrência. Dessa forma, você terá que se esforçar menos para conseguir uma boa posição nos mecanismos de busca.

Além disso, prefira KW específica. Por exemplo, ao invés de “suplementos”, opte por “suplementos mais baratos”. É mais fácil de ranquear e fornece mais acessos qualificados.

2. Trabalhe o SEO do título das páginas

O título das páginas, tanto o primeiro título interno quanto o que fica na aba do navegador, são fundamentais para os mecanismos de busca. 

No caso, o ideal é que a KW apareça nos títulos mencionados, ao passo que o texto também resuma o conteúdo da página.

Como você deve imaginar, não é fácil produzir bons títulos, mas o esforço vale a pena. Afinal, esses textos são os primeiros a serem visualizados pelos robôs do Google, durante sua busca incessante pela resposta do usuário.

3. Aplique técnicas de SEO na descrição dos produtos

Aplicar técnicas de SEO na descrição dos produtos também vai ajudar a conseguir mais acessos qualificados. 

A ideia é fazer com que, na hora de responder uma pergunta, a página do seu produto seja apresentada como uma resposta. Portanto, é importante seguir algumas regras. Acredite: elas não são arbitrárias!

Veja algumas delas:

  1. a descrição dos produtos precisa ser única, ou seja, não adianta apenas copiar de algum lugar e colar em sua página;

  2. o texto precisa ter, pelo menos, 500 palavras;

  3. é interessante particionar o texto a casa 150 palavras, usando títulos em H2 e H3, de forma hierárquica;

  4. a KW para aquela página precisa aparecer uma vez a casa 150 palavras.

4. Atue nas redes sociais

Uma maneira poderosa de se conseguir tráfego qualificado é atuar nas redes sociais. O bom das redes é que, independentemente do conteúdo postado, ele sempre consegue algumas visualizações.

A mais indicada para um e-commerce é o Facebook, pois ele permite criar links da postagem para a loja virtual sem grandes problemas — algo que não acontece com o Instagram.

5. Invista em tráfego pago

Se você quer alavancar seu e-commerce rapidamente, a melhor alternativa é investir em tráfego pago. Isso pode ser feito tanto nas redes quanto no próprio Google.

Nas redes, você configura um anúncio e paga ao algoritmo para apresentá-lo a usuários que podem se interessar por ele. Já no Google, o pagamento é feito para que seu site seja um dos primeiros da lista de resposta, sem levar em conta o SEO da página.

6. Aproveite o e-mail marketing

O e-mail marketing, embora sofre com alguns preconceitos, continua sendo uma ferramenta poderosa de vendas. Ele é fácil de usar, e sua eficiência é muito alta.

Antes de mais nada, colete o e-mail do usuário de forma justa e com o consentimento dele. Em seguida, envie conteúdos que ele possa gostar, podendo ser posts de seu blog, ofertas de produtos e novidades em sua loja.

Não faça spam com sua lista de e-mail. Você só tem a perder com essa prática.

7. Trabalhe com descontos por indicação

Uma ótima maneira de conseguir ganhar muitos acessos qualificados é por meio do sistema de afiliados. Ou seja, se alguém indicar seus produtos, e você contabilizar uma venda rastreada, uma parcela do valor total vai para quem indicou.

Isso funciona muito bem, ainda mais quando seu e-commerce fecha parceria com youtubers e demais influenciadores digitais.

8. Trabalhe o UX de seu e-commerce

Um dos fatores de peso para os mecanismos de busca, principalmente o Google, é a UX do site; a sigla UX significa, traduzindo do inglês, experiência de usuário, e está relacionado ao quão fácil é navegar em seu site.

Aliás, esse conceito está ligado com as sensações que o usuário tem ao utilizar seu site. Faça vários testes no design no e-commerce antes de colocá-lo no ar!

9. Crie um blog de sucesso

Por fim, uma maneira fácil de aumentar a quantidade de acessos qualificados é através de um blog. O melhor de tudo é que essa estratégia é cumulativa, ou seja, tende a atrair cada vez mais clientes com o passar do tempo.

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