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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como é empreender no Brasil durante pandemia?

27/4/2021 - Sorocaba - SP

Será que dá para empreender no Brasil durante a pandemia? Afinal, nosso país é conhecido por dificultar a vida dos empreendedores com burocracias, impostos e leis confusas. Acredite se quiser: dá sim, e você pode ter bastante sucesso!

Existe uma “receita de bolo” que todos os donos de negócios de sucesso usam. No caso, ela é bastante simples e direta: você precisa satisfazer as demandas da população. Em outras palavras, tenha um objetivo em mente na hora de empreender.

Vamos explicar um passo a passo bastante poderoso para começar um negócio do zero!

1. Faça um estudo de mercado antes de empreender

A primeira coisa a ser feita é realizar um estudo de mercado. Isso significa que você precisa entender as demandas da sociedade, podendo, no início, focar na cidade onde mora.

Para realizar esse estudo, use todos os meios de comunicação que você tem em mãos: as redes sociais, os jornais, conversas casuais e assim por diante. Tente encontrar os produtos e serviços que as pessoas mais precisam.

Via de regra, alimentos, remédios, serviços de telefonia e internet estão sempre em alta. Da mesma forma, os suplementos alimentares, como a Vitamina C, são bastante requisitados pela população.

Faça o máximo de anotação que puder sobre as demandas de sua cidade!

2. Estabeleça um modelo de negócio

Agora que você já sabe quais são as demandas de sua localidade, precisa desenvolver um modelo de negócio que permita suprir, pelo menos em parte, essa demanda de produtos e/ou serviços.

Além disso, é fundamental descrever a forma como essa demanda será suprida, da maneira mais detalhada possível.

Você deve se preocupar com fornecedores, métodos logísticos, emissão de notas fiscais e demais assuntos relacionados ao empreendedorismo. Depois precisa realizar testes em menor escala com intuito de encontrar falhas em seu modelo.

Aos poucos seu negócio vai tomando forma.

3. Estude quem é seu público-alvo

Durante o estudo de mercado realizado no primeiro tópico, você vai notar um certo padrão nas pessoas que requisitam o produto ou serviço que você pretende ofertar. Esse conjunto de pessoas é denominado “público-alvo”.

Na hora de elaborar seu público, você precisa coletar informações estatísticas e demográficas, como faixa-etária, renda média mensal, distribuição de gênero e assim por diante.

Após realizar esse trabalho, você pode sintetizar todas essas informações em uma persona, ou seja, uma pessoa típica de seu público-alvo. Em alguns lugares, essa pessoa é chamada de cliente ideal.

Veja um exemplo de persona: “José, 35 anos, trabalha como engenheiro em uma empresa multinacional. De uns anos para cá, tem sentido que seu corpo não é mais o mesmo, por isso pretende comprar suplementos de Vitaminas C para se manter em forma. É casado e possui dois filhos.”

4. Atraia sua persona

Agora que você já sabe quem é sua persona, em nosso caso, o José, podemos elaborar estratégias interessantes para ele, fazendo com que anúncios sejam irresistíveis aos olhos dele.

Da mesma forma, produzir conteúdos ficará muito mais fácil. Afinal, agora sabemos o que José quer consumir e quais resultados almeja.

5. Use as redes sociais

As redes sociais são ferramentas muito poderosas quando falamos em chamar atenção. É impossível que uma publicação, por pior que seja, não seja apresentada a pelo menos  10 pessoas.

Mesmo sendo uma baixa visibilidade, é nessa hora que sua estratégia para chamar a atenção de pessoas parecidas com José entra em cena.

Com certeza José ia adorar uma arte de um homem brincando com dois filhos, todos sorrindo e com aparência saudável. O título “saiba como a Vitamina C pode melhorar sua vida” também apela às dores de José, que anda se sentindo cansado, ultimamente. 

6. Produza conteúdos atraentes em blogs

A ideia dos blog posts segue o mesmo princípio das redes sociais, com um pequeno detalhe adicional: os blogs contam com SEO, permitindo que haja um tráfego orgânico bastante interessante.

É aí que empreender na internet se mostra um ramo muito promissor: se as técnicas de SEO forem respeitadas, seu negócio pode se tornar uma máquina de vendas automatizada.

Porém, tenha em mente que leva-se meses e até anos para montar uma estrutura online sólida, mas com certeza o esforço vale a pena.

7. Aproveite o tráfego pago para empreender

Por fim, não poderíamos encerrar este conteúdo sem falar de um dos pilares do Marketing Digital: o tráfego pago.

Em resumo, você vai pagar uma certa quantia aos algoritmos em troca de visualização. No entanto, você pode controlar para quem, quando e onde seu anúncio vai aparecer.

Embora envolva investimento extra, você vai recuperar o valor aplicado e muito mais se souber configurar direitinho essa ferramenta. Afinal, você vai mirar apenas nos “Josés” que estão navegando na internet, fazendo com que seu anúncio seja difícil de ignorar.

Empreender no Brasil durante a pandemia é possível sim. Você só precisa analisar o mercado e ter paciência. Com certeza o sucesso vai bater à sua porta!

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