ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Aulas online são boas? 5 dicas para estudar para concursos

23/4/2021 - Sorocaba - SP

Estudar online tem sido a principal forma de enriquecer a formação profissional e agregar valor para o mercado de trabalho. Contudo, será que existe uma fórmula para aprender mais e melhor com aulas online?

 

Quando se pensa em estudar em casa, não se tem ideia do quanto essa modalidade de estudos cresceu ao longo dos anos. Segundo dados do Inep/MEC e Hoper Educação, cerca de cerca de 1,5 milhão de brasileiros optam pelo ensino a distância - 18,6% das matrículas totais em Instituições de Ensino no Brasil. 

 

São pessoas que trabalham o dia inteiro, não podendo se dirigir a qualquer Instituição de Ensino e que precisam adaptar seus períodos curtos de tempo, para agregar valores em sua formação profissional. 

 

São cursos de graduação, pós-graduação e até cursos preparatórios para concursos e vestibulares. Tudo permitindo que os interessados possam aproveitar melhor o tempo para se prepararem e deixarem seus currículos mais competitivos no mercado.  

 

Nesse quesito, a procura por cursos preparatórios para concursos é grande e a escola precisa estar à altura do sonho de cada candidato. 

 

Contudo, será que existe uma fórmula para aprender mais e melhor com aulas online? Existe sim, veja 5 dicas de ouro que vão te ajudar a tirar o máximo proveito do seu curso:

 

Como aprender mais e melhor com aulas online: 

 

Leve a sério o compromisso sem conforto: Se você resolver estudar sentado em um sofá macio, confortável, ou mesmo encostado na cama com o laptop no colo, muito provavelmente sentirá sono, moleza, e vai acabar desistindo alguns minutos depois. O melhor a fazer é escolher uma mesa, para apoiar o computador, tablet ou celular, e sentar-se em uma cadeira simples, mantendo a postura ereta. 

 

Escolha a melhor: Direção Concursos Juliano deseja se preparar para o concurso e um de seus pontos fracos era o Inglês. Outras matérias que cairão na prova também apresentam conteúdos complicadíssimos e como o seu sonho é ingressar na Marinha, tem que se preparar, pois a concorrência é muito grande. Uma referência no Brasil, o Direção Concursos é bom porque ajuda o candidato a entender essas matérias e a se preparar tal qual um cursinho faria, só que mais completo: “Eu não tenho dúvidas de que fiz a melhor escolha. A gente aprende com qualidade e sem complicação. Em casa, no escritório, te “direciona” para o melhor aprendizado possível, sem enganação”, concluiu.

 

Sandra Takeda, funcionária pública no Rio de Janeiro, também fez uso da plataforma e conseguiu passar no concurso. “A Direção Concursos é bom para a gente se preparar melhor, pois possui uma metodologia em seus cursos que não é uma ‘cópia’ da sala de aula. É uma técnica nova de ensino, muito mais eficiente e que prende a atenção do aluno”, explicou.

 

Evite os horários preferidos: Nem sempre é bom deixar para estudar em alguns horários em que se gosta, em razão de fatores externos. Por exemplo, horários onde a circulação de pessoas por perto seja maior, ou ainda, em horários onde se é mais solicitado em casa, justo quando se encontra mais à vontade.

 

Tais momentos se tornam conturbados, visto que o aluno não consegue se concentrar nas aulas. Aulas online exigem disciplina, determinação e foco. Portanto, escolha os horários onde seja possível ter um momento para si e se dedicar aos seus estudos com toda calma possível. Sem interferências ou qualquer situação que tire a concentração.

 

Mantenha por perto caderno, caneta e água: Não existe esse negócio de estudar sem fazer anotações. Por mais inteligente que se possa ser, é necessário guardar algumas informações por escrito, a fim de que se tenha retido os pontos principais de estudo. Quando se escreve o que não se entende direito, ou seja, quando se anota a explicação do professor, ao revisar o esclarecimento, é possível garantir um melhor aprendizado.

 

Manter a hidratação é importante e ter uma garrafinha de água por perto, evita a necessidade de parar a aula para tomar água, permitindo manter o foco.

 

Ensine o que já aprendeu: Ensinar também é uma forma de aprender. Quando você transmite o que já aprendeu, consegue reforçar todo conhecimento que adquiriu. Isso ajuda a fixar e a lembrar principalmente quando for prestar um concurso público. É uma forma de reforçar tudo que se sabe e garantir uma ótima nota na prova.

 

Estas são algumas dicas que podem ajudar na hora de fazer aulas online e com isso, garantir um estudo mais completo e reforçado do que se precisa saber. Com isso, garantir nota em um concurso fica muito mais fácil. 

 

Por que você acha que tem gente que consegue passar em vários concursos? Porque segue à risca um plano de estudos que dá certo. Siga este plano de estudos, dedique-se e boa sorte!

Compartilhe no Whatsapp