ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Plano de carreira: como crescer dentro da sua própria empresa

22/4/2021 - Sorocaba - SP

Você já parou para pensar onde deseja estar trabalhando daqui a cinco anos? Já tem ideia de qual profissão gostaria de seguir e em qual etapa de crescimento você estará nesse período? Com um plano de cargos e salários dentro da empresa que trabalha, o colaborador pode planejar o futuro com mais assertividade e se automotivar para alcançar os objetivos.

Essas perguntas sobre o futuro são cada vez mais comuns em processos seletivos. As empresas buscam profissionais que queiram crescer dentro do negócio porque isso traz diversos benefícios para elas como moldar profissionais para a atuação no negócio, ter colaboradores mais engajados e que conhecem todos os processos da empresa.

E para os profissionais, um plano de carreira é muito importante porque muitas pessoas estão em busca da estabilidade da empresa, de reconhecimento e isso pode ser conquistado através do crescimento dentro da empresa que já se trabalha.

O que é e qual é a importância do plano de carreira?

O plano de carreira é um documento que traz a organização de metas e caminhos da hierarquia da empresa. Nele, estão presentes as possibilidades de evolução profissional dentro da empresa. Também é possível fazer um plano de carreira individual, feito pelos profissionais, para traçar os próximos passos da vida profissional.

Para as empresas, ter um plano de carreira bem definido para todos os setores do negócio é essencial para tornar a estratégia de retenção e atração de talentos mais eficiente. Profissionais costumam se interessar por vagas em empresas que lhes permitam crescer dentro do negócio.

Isso ajuda a atrair mão de obra qualificada para a empresa e diminui os índices de turnover e presenteísmo, promovendo o ingresso e a manutenção de profissionais engajados com a companhia. E por si só, o plano de carreira ajuda indiretamente no aumento da produtividade e na diminuição dos custos com contratação e rescisão.

Apesar da maioria dos profissionais do mercado atual não terem o sonho de fazer carreira em uma empresa por muitos anos, ainda há muitas pessoas que visam atingir cargos de liderança e para estas, um plano de carreira bem definido é essencial.

Quem pretende chegar a um cargo de gestor ou diretor de uma empresa, precisa trabalhar em uma empresa que tenha um plano de carreira bem definido. Também é importante que esse profissional faça o seu plano de carreira individual para não depender de nenhuma empresa para desenvolver as habilidades que precisa para ocupar um cargo de liderança.

Como posso crescer dentro da empresa que eu trabalho?

É importante frisar que o plano de carreira é um guia, ele traz as diretrizes para o crescimento dentro de um negócio, porém isso não impede que você trace o seu próprio caminho e siga em paralelo com ele. Abaixo, vamos listar algumas dicas para te ajudar a crescer dentro da própria empresa:

Conheça bem o plano de carreira e os tipos de planos que existem

O primeiro passo é conhecer a fundo, o plano de carreira da empresa em que você trabalha. Dessa maneira, você fica por dentro de toda a política de crescimento e a par de tudo o que envolve o plano como bonificações, novos benefícios, aumento salarial, treinamentos de capacitação, entre outros.

Também é importante um dos tipos de planos para seguir. Existem no mercado, o plano de carreira em Y, que consiste em formar colaboradores especialistas ou líderes de um setor. O plano de carreira em W, que visa ajudar o colaborador a alcançar o cargo de gestor de projetos.

E o plano de carreira em rede, que consiste em fazer o profissional rodar por vários cargos e setores da empresa para que ele decida qual é a sua área de maior interesse dentro do negócio. Saber o tipo de plano que deseja escolher é importante para dar um rumo na sua carreira dentro da empresa.

Defina metas e objetivos próprios

Você não deve se guiar apenas pelas diretrizes do plano de carreira. Então, agora que você conhece o plano profundamente, trace as suas próprias metas e objetivos. Dessa maneira, você tem um caminho paralelo para acompanhar e conseguir se tornar um profissional mais capacitado, respeitando os seus limites e os demais profissionais da empresa.

Invista na sua capacitação

Outra dica importante é investir em capacitação. Sabemos que empresas com planos de carreira traçados, possuem estratégias próprias para incentivar o profissional a crescer, tendo inclusive parceria com diversas instituições de ensino.

Aproveite isso e sempre busque outras opções para complementar a sua capacitação profissional. Dessa forma, você estará semeando bons frutos para colher no futuro, sem necessariamente depender da empresa em que trabalha.

Seja proativo

A proatividade é uma característica muito admirada pelas empresas. Então, busque ser um profissional proativo, dê ideias, seja participativo, demonstre comprometimento e vontade de aprender. Isso fará toda a diferença para que seus superiores levem a sua dedicação como um fator positivo e isso permita o seu crescimento dentro do negócio.

Dessa maneira, você conseguirá se tornar um profissional valioso para qualquer organização e pode atingir o sonho de muitos profissionais, começando como estagiário e chegando a ser gestor. Confie no seu potencial, invista em você e siga o plano de carreira para ter um excelente futuro profissional.

Compartilhe no Whatsapp