ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Dicas para chamar atenção de crianças com marketing

15/4/2021 - Sorocaba - SP

O marketing é extremamente importante para que as empresas gerem vendas, mas será que é possível utilizá-lo para chamar a atenção de crianças? 

 

De lojas de brinquedos educativos até lojas com foco em vídeo game, todos os negócios com foco no público infantil ou de adolescentes podem usar o marketing para conseguir mais vendas. 

 

Claro, se as estratégias de marketing para adulto já devem ser muito bem pensadas e planejadas, para atingir o público infantil o cuidado deve ser redobrado. 

 

A publicidade tem grande impacto na receita total gerada por uma empresa. Uma campanha eficaz pode aumentar significativamente o valor e o recall da marca. 

 

As crianças, como todos sabemos, nunca abrem mão do que gostam e só querem comprar algo se isso lhes proporcionar alegria e diversão. 

 

Marketing direcionado a essa faixa etária pode ser um desafio, às vezes, devido aos interesses variados das crianças. 

 

No entanto, certas técnicas são eficazes em atrair a atenção das crianças para o seu produto. Continue a leitura e confira algumas dicas que poderão te ajudar! 



Quais as melhores técnicas de marketing para crianças?

Fazer a segmentação e seleção do seu público é fundamental para que você possa direcionar o seu marketing. 

 

E, se o seu público é o infantil, aqui está uma lista com as melhores técnicas de marketing que você pode fazer para chamar a atenção de crianças. 

 

1. Internet

Os jovens desta geração são absolutamente viciados em Internet. Portanto, promover seus produtos de forma eficaz com a ajuda desse meio pode aumentar suas vendas além das expectativas. 

 

Existem vários sites de qualidade dedicados a jovens e são visitados por milhões de crianças em todo o mundo. 

Portanto, um anúncio online engraçado e cativante pode fazer maravilhas pelo seu negócio. Inclusive, esse meio tem ajudado muitas startups a se tornarem grandes corporações.

2.Televisão

As crianças, nós sabemos, adoram assistir seus programas de televisão favoritos e nunca sentiriam falta deles em nenhuma circunstância. 

 

Canais dedicados a eles são um ótimo meio para atingir esse público, pois eles desfrutam de uma visualização ampla e aderente. 

 

Outra ideia é ter atores infantis no próprio anúncio, porque quando os jovens virem outros de sua idade usando o produto, também vão querer possuí-lo. Assim, a TV é uma excelente forma de atingir esses consumidores.

3. Mídia impressa

A mídia impressa não faz tanto sucesso quanto fazia anos atrás, mas ainda pode ser uma boa opção para se fazer marketing para crianças. 

 

Pense nas revistas que ficam disponíveis em consultórios médicos pediátricos ou de dentistas, elas costumam dedicar algumas páginas aos jovens, contendo atividades divertidas como charadas, piadas, desenhos animados, quebra-cabeças e jogos. 

 

Colocar um anúncio neste local certamente seria vantajoso para a marca. Livros de histórias e revistas destinados a crianças também podem ser uma boa plataforma para a promoção rápida e eficaz de seus produtos.

4. Eventos escolares

Realizar eventos promocionais nas escolas pode ser uma maneira muito inteligente de chamar a atenção. Você pode entrar em contato com as autoridades escolares e planejar alguns jogos ou competições. 

 

Incentive a participação máxima e forneça a todos os participantes e vencedores uma amostra de seu produto como presentes ou prêmios. 

 

Você também pode realizar uma sessão de orientação para explicar o uso do produto ao público. 

 

Assim que for usado por eles, eles também contarão a seus amigos sobre o produto, de modo que, por meio do boca a boca, você poderá adquirir uma participação maior no mercado.

5. Filmes

Colocar anúncios de seus produtos em filmes populares destinados a crianças pode ajudá-lo a comercializá-los. 

 

Como o número de telespectadores para esses filmes é alto, com os pais também os acompanhando na maioria das vezes, essas campanhas também podem ajudar a chegar aos pais, que comprarão o produto se o acharem útil o suficiente.

 

Publicidade em rádio e banner são outros meios de alcançar um público amplo. No entanto, você deve se lembrar que os anúncios não devem ser repetitivos.

 

6. Anuncie em plataformas musicais

Essa dica serve para um público mais perto da adolescência, mas vale a pena ser compartilhada com você.  

 

Há duas coisas que você sabe sobre a maioria dos jovens: eles amam música e não têm muito dinheiro. 

 

Uma forma de alcançar os adolescentes é anunciar em plataformas de música com versões gratuitas (YouTube, Spotify, etc.). 

 

É mais provável que os adolescentes usem essas versões gratuitas, e a maioria dessas plataformas tem análises avançadas de publicidade para garantir que você alcance seu público.



Conclusão

Antes de fazer marketing para crianças, você precisa se sentir bem em fazer isso. Há um estigma em torno da publicidade para crianças, já que muitas empresas o fazem para ganhar dinheiro fácil com a venda de bugigangas inúteis e alimentos pouco saudáveis. 

 

Você pode ver isso em qualquer loja - como por exemplo, com todos os cereais açucarados e doces que são disponibilizados para que as crianças tenham fácil acesso a eles. 

Existem também empresas que exploram as vulnerabilidades de desenvolvimento das crianças para provocar lealdade à marca nelas desde muito pequenos. 

 

No entanto, nem todas as empresas que comercializam para o público jovem têm más intenções. 

 

Existem muitos produtos desenvolvidos para crianças que agregam valor às suas vidas, como por exemplo roupa inverno infantil, dentro outros. E não há razão para se sentir mal em vendê-los diretamente para as crianças.

 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e desejamos boas vendas! 

 

 

Compartilhe no Whatsapp