ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

O que faz um técnico de enfermagem? Veja aqui e tire suas dúvidas

12/4/2021 - Sorocaba - SP

 

Em tempos de pandemia a área de saúde ganha especial atenção, bem como a valorização dos seus profissionais cresce a cada dia. Uma das atuações mais importantes diz respeito ao que faz um técnico de enfermagem.

Esses profissionais trabalham junto aos enfermeiros e médicos. Assim, são uma parte importante do atendimento que é dado à população frente às emergências, acidentes e doenças. Assim, sua atuação é bastante delicada e requer empatia e cuidados.

Para conhecer mais sobre o curso técnico de enfermagem continue lendo e veja, abaixo, tudo sobre a atuação desses profissionais e sua formação. Essa é uma ótima oportunidade profissional muito interessante para quem se interessa pela área da saúde.

O que faz um técnico de enfermagem?

Esse é um profissional que atua em prol da saúde da população. Para isso, trabalha junto a outras modalidades profissionais, como enfermeiros e médicos. A soma desses serviços corresponde ao atendimento hospitalar ou em clínicas.

Ele é responsável, muitas vezes, pelo atendimento inicial do paciente que chega à unidade médica. Assim, presta as primeiras análises e realiza o encaminhamento do indivíduo para o devido tratamento e consulta médica.

As atividades que compõem o que faz um técnico de enfermagem, então, incluem as funções básicas que se voltam à manutenção da saúde. A mesma coisa ocorre em relação à prevenção de doenças.

Dentre as suas atividades essenciais estão o planejamento de serviços de assistência aos pacientes. Isso inclui a execução de ações junto a eles para manutenção do bem-estar durante a espera pelo atendimento médico.

Igualmente, inclui os cuidados com aqueles que chegam ao atendimento hospitalar em estado grave, como em casos de acidentes. Assim, mantém o indivíduo estável e atua para encaminhá-lo ao médico, realizando sua higienização e preparando as salas de atendimento.

Por fim, esse profissional também tem responsabilidade na garantia da higiene no local de trabalho e, em consequência, com a segurança dele. Isso não quer dizer que ele limpe os ambientes, mas que sim que mantenha o local organizado.

Quais são os locais de atuação do técnico de enfermagem?

O que faz um técnico de enfermagem encontrar espaço em diversos locais. Os principais, é claro, referem-se aos hospitais e clínicas, bem como aos ambulatórios e às unidades de tratamento intensivo (UTI).

Esses profissionais encontram cada vez mais demanda. Eles facilitam o trabalho dos enfermeiros e médicos e ajudam no acompanhamento do estado do paciente e na realização das atividades que os mantém seguros e auxiliam na recuperação.

Qual a diferença entre o que faz um técnico de enfermagem e um enfermeiro?

Há diferença entre a profissão de técnico de enfermagem e de enfermeiro, assim como o há em relação aos assistentes. Para entender como se diferenciam, veja como cada uma dessas funções se caracteriza:

O que se estuda no curso que forma o profissional para realizar o que faz um técnico de enfermagem?

São várias as matérias que são vistas durante o curso de técnico de enfermagem. Afinal, são várias as atividades que esses profissionais realizarão após o término das aulas. Ainda, a profissão é delicada e tem contato com o público, o que exige ensinos específicos.

É importante ressaltar que as disciplinas irão variar de acordo com a instituição de ensino. Porém, por ter regulamentação no Ministério da Educação, o curso de técnico de enfermagem deve seguir algumas diretrizes.

Dentre elas, por exemplo, estão estudos sobre a anatomia humana, bem como sobre a fisiologia. Da mesma maneira, sobre saúde coletiva e pública, saúde do idoso, da mulher, da criança e adolescente.

Ainda, estão presentes estudos sobre a saúde física e mental. Outros estudos importantes para formar um profissional para atuar com o que um técnico de enfermagem faz se referem à bioética e clínica médica.

Como é o curso para técnico de enfermagem?

O curso é de grau médio, ou seja, pode ser feito junto ao ensino médio ou, então, em instituições que atrelam ambos e sejam de natureza educativo-profissionalizante. Portanto, o curso não concede diploma em curso superior.

Apesar disso, é importante destacar que o certificado para realização do que faz um técnico de enfermagem é de grande valia. Afinal, há grande demanda no mercado e espaço para contratação de tais profissionais.

Igualmente, ele se destaca por ter duração de 02 a 03 anos. Assim, quem se interessa em aprofundar esses ensinamentos pode, no futuro, dedicar-se a uma faculdade de enfermagem e ter abatimento de disciplinas.

 

Compartilhe no Whatsapp