ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como o compliance pode ajudar uma empresa

5/4/2021 - Sorocaba - SP

Se você tem o seu próprio negócio ou tem um cargo de administração em uma empresa, sua mente provavelmente está mais focada nos clientes, no nível de serviço e na margem de lucro. 

 

Além disso, existem diversas outras questões que podem chamar mais a sua atenção, como solicitar suporte de TI, área do RH e assim por diante. 

 

Porém, você já parou para pensar como o compliance pode ajudar uma empresa? 

 

Garantir a conformidade com as regulamentações impostas pelo governo pode ser a coisa mais distante da sua mente, mas é necessário entender como isso é importante para o seu negócio. 

 

Ignorar esses regulamentos pode custar caro para a sua empresa. Se você estiver gerenciando a conformidade de maneira adequada, sua empresa pode ficar à frente dos problemas antes que eles se tornem um grande problema. 

 

Pensando nisso, resolvemos criar este artigo para esclarecer quais são alguns dos benefícios do complicando para o seu negócio. 

 

Continue a leitura e confira! 



Por que o complicante é importante para as empresas? 

Se você tem dúvidas por que o compliance é tão importante para as empresas e quer saber se vale a pena investir nele, aqui estão alguns dos benefícios que ele proporciona. 

 

Reduz Problemas Legais

Se você tem apenas lucro em mente, também deve considerar a conformidade com os regulamentos federais. 

 

Certos setores são obrigados a cumprir os regulamentos federais para proteger informações confidenciais. 

 

Portanto, é fundamental saber quais são todas as regulamentações que o seu negócio precisa seguir para evitar qualquer problema judicial sobre o assunto. 

 

Melhora a eficiência operacional e a segurança

Muitas regras e regulamentos podem beneficiar sua empresa mais do que prejudicá-lo. 

 

Por exemplo, as regras relativas à discriminação e assédio no local de trabalho podem ajudá-lo a criar um ambiente de trabalho melhor e aumentar a produtividade dos funcionários. 

 

Seguir as regras de segurança pode ajudar a prevenir ferimentos, incêndios acidentais ou evacuações de edifícios que podem comprometer sua lucratividade. 

 

Além de aprender o mínimo que as organizações precisam fazer para atender aos requisitos legais, você também precisa revisar as práticas de negócios sugeridas para fortalecer e proteger as operações da sua empresa. 

 

Melhora as relações públicas

Um dos benefícios de cumprir as obrigações legais é que isso melhora a reputação da sua empresa aos olhos do público, dos reguladores e de outras partes interessadas. 

 

Você pode divulgar suas conquistas em seu site e em suas campanhas de marketing. Por exemplo, você pode incluir o fato de ser um empregador de oportunidades iguais ao publicar um anúncio de emprego e não discriminar com base em raça, sexo, religião, etc.

 

Isso também torna o processo de tomada de decisão mais fácil para reguladores e partes interessadas quando eles percebem que a empresa possui um alto padrão ético e práticas. 

 

Promove a confiança dos clientes

Sem dúvida, um dos fatores que mais contribuem para sua lucratividade é a confiança que você constrói com seus clientes. Na verdade, são os clientes que mantêm sua empresa funcionando. 

 

Quando você cumpre as regulamentações necessárias, os clientes sabem que você se preocupa em manter suas informações seguras. 

 

Por exemplo, um provedor de serviços de saúde em conformidade com as suas regulamentos poderá ganhar facilmente a confiança de seus pacientes e eles também saberão que suas informações pessoais de saúde estão bem protegidas. 

 

Embora processos judiciais e multas prejudiquem a reputação de uma empresa, um registro de conformidade mostrará que a empresa está conduzindo uma operação confiável.

Melhor envolvimento e retenção dos funcionários

Os funcionários podem prejudicar os esforços em compliance da sua empresa. Às vezes, uma violação ocorre quando um funcionário deixa inadvertidamente sua área de trabalho sem supervisão ou abre um e-mail que deveria ter sido excluído. 

 

Os dispositivos móveis também podem comprometer seus esforços de segurança. Por exemplo, se os funcionários acessarem informações confidenciais de seus dispositivos móveis ou laptop pessoais, existe a possibilidade de ocorrer uma violação. 

 

Ao trabalhar na segurança, você também precisa trazer sua força de trabalho no processo. Os funcionários desempenham um papel importante na proteção de dados confidenciais. 

 

Você precisa criar uma oportunidade para ensinar seus funcionários por que e como proteger informações confidenciais e também pode considerar a oferta de incentivos para aqueles que seguem as regras.

Ajuda a realizar a missão de uma empresa

A declaração de missão de uma empresa geralmente inclui informações sobre responsabilidades corporativas, a importância dos pacientes e os benefícios que eles trazem para a sociedade. 

 

Não se comportar de acordo com seus valores declarados pode não apenas torná-los inúteis, mas também prejudiciais. 

 

Muitas regras e regulamentos de compliance ajudam uma empresa a agir de maneira consistente com os valores declarados. 

 

Isso ocorre porque políticas e procedimentos bem elaborados também tendem a atender às aspirações internas e externas de uma empresa e não apenas a leis e regulamentos externos. 

Em palavras simples, não se trata apenas de obrigações legais, mas de fazer o que é certo.

 

Conclusão

Se você estava com dúvidas em como o compliance pode ajudar uma empresa, esperamos que, depois deste artigo, esteja claro porque os negócios precisam dar a devida atenção a programas de compliance. 

 

É muito importante que empresas se preocupem em estar protegidas e proteger as informações dos seus clientes. 

 

Portanto, agora, esperamos que você tenha uma visão sobre os benefícios de compliance e porque deve investir nessa opção!  

 

Compartilhe no Whatsapp