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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

A Consultoria para e-commerce pode mudar o rumo do negócio

5/4/2021 - Sorocaba - SP

Embora tenha aumentado significativamente o consumo de produtos e serviços pela internet, devido ao avanço da pandemia do novo Coronavírus, muitos estabelecimentos comerciais seguem sofrendo os agouros da perda de faturamento durante a fase de distanciamento social. 

Esse período vem fazendo com que alguns profissionais precisem reinventar totalmente seus modelos de negócios para continuar operando durante a pandemia. Diversas lojas passaram a atender seus clientes de maneira digital, e os serviços de delivery e logística dispararam. No entanto, enquanto para alguns profissionais a migração é considerada próspera, para outros, tem se mostrado um bicho de sete cabeças. 

A falta de experiência em e-commerce tem tirado o sono de vários empreendedores Brasil afora, fazendo com que cada dia mais, aumente a procura por ajuda especializada em vendas digitais.  Aquilo que antes era visto apenas como uma das formas de venda, para muitos agora, é a única. 

Dentro deste contexto, estabelecimentos que não tinham experiência com e-commerce, ou cuja atuação como loja digital sequer existia antes desta fase pandêmica, começaram a recorrer aos serviços de consultoria para e-commerce como forma de alavancar seus resultados e mudar o rumo de seus negócios.

Crescimento do comércio eletrônico 

Com o crescimento do acesso à internet, mais pessoas passaram a utilizá-la como meio de busca para os serviços e produtos que desejam adquirir. 

A partir do avanço da pandemia pelo novo Coronavírus ao final de 2019, e da necessidade do distanciamento social, veio o aumento significativo de produtos e serviços que  começaram a ser oferecidos de forma online.

Nesse cenário, pequenos comércios locais ou lojas, que antes operavam apenas de maneira física, viram-se obrigadas a ingressar no universo do e-commerce para continuar faturando em 2020, mas sem qualquer experiência prévia  nessa plataforma.

Em um levantamento feito em 2020 pela ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), foi registrada uma alta de 56,8% no faturamento do varejo digital nos 6 primeiros meses deste mesmo ano, chegando aos 41,92 bilhões. Já no número de transações feitas pela internet nesse período, o aumento registrado foi de 65,7%. 

Com tanta movimentação no mercado digital, veio também a descoberta e procura pelos serviços de consultoria para e-commerce, uma vez que muitos lojistas não tinham experiência em comercializar nesse formato.

Comportamento do consumidor e a importância da Loja Virtual

Sendo, ao mesmo tempo que uma alternativa, um tiro no escuro, esta migração do ambiente físico para o digital, tem se mostrado desafiadora para boa parte dos lojistas.

Com a expansão da procura por serviços e produtos através da internet, estabelecimentos com pouco desenvolvimento de seus canais de comunicação online, acabaram perdendo terreno para aqueles cuja relevância digital é maior. 

Isso porque, ao perceberem a praticidade e segurança de adquirir produtos e serviços online, os consumidores passaram a preferir esta forma de compra, utilizando de ferramentas de busca na internet para encontrar lojistas e prestadores.

A importância de criar uma forma de aparecer e vender no ambiente virtual fez-se urgente na atual situação. Com isso, surgiu a procura pelos serviços de desenvolvimento de Lojas Virtuais, como websites próprios ou páginas de venda em websites de compra coletiva (os famosos Marketplaces), onde o consumidor escolhe, paga e negocia a entrega de um produto ou serviço.

No entanto, nesta forma de vender, não basta apenas isso. Além da criação de uma loja virtual, os empreendedores  perceberam a necessidade de acompanhamento e técnicas para operar online e continuar faturando de maneira satisfatória. Nesse quesito, muitos deles notaram também a importância de ajuda especializada em comércio digital para salvarem seu negócio do vermelho. 

Além da falta de experiência de alguns empresários  em vendas online, outro fator importante vem aumentando a procura por consultoria de e-commerce: a nova concorrência estabelecida pelo comércio digital. 

Força de venda por meio da consultoria para e-commerce 

Segundo dados colhidos pela Visa Consulting & Analytics em novembro de 2020, chegaram a registrar neste mesmo ano, num período de 3 meses, o ingresso de 70 mil novas empresas no e-commerce.

E esse brusco aumento da concorrência no ambiente digital, fez os empreendedores mais experientes perceberem que, para aumentar suas vendas, era necessário investir em planejamento e estratégias para ações digitais. Os consumidores, por sua vez, passaram também a valorizar mais o e-commerce, e as marcas que apresentam melhor desempenho e confiabilidade no meio digital, vêm levando a melhor.

A fim de melhorar o desempenho das lojas virtuais e a performance em vendas, muitos empreendedores apostam na consultoria para e-commerce como uma  saída eficaz e segura de manter, ou até mesmo aumentar, o faturamento de seus negócios em tempos de crise.

Benefícios reais para vendas online

A consultoria de e-commerce oferece aos empresários uma equipe de profissionais com experiência prévia no mercado digital, trazendo com isso também, boa capacidade análise e gestão de riscos. Outra vantagem que esse serviço busca apresentar, é o repertório de ações de marketing e divulgação.

Consultores profissionais tem também uma visão pragmática sobre os números e possíveis resultados da empresa, o que facilita na elaboração de estratégias concretas de crescimento programado. 

Dentre as principais ações táticas desse tipo de consultoria, está o trabalho de construção de marcas. Muitos empreendedores tiveram crescimento em seu número de vendas devido ao auxílio de estratégias de marketing digital aplicadas a seus negócios. 

Processos como desenvolvimento de campanhas digitais, monitoramento de redes sociais ou criação  de identidade visual, que antes eram considerados supérfluos para alguns comerciantes, hoje são considerados a tábua de salvação ou, até mesmo,  reestruturação de diversos tipos de negócios. 

Outro fator interessante desse processo, é o caráter educacional envolvido na relação entre empresários e consultores.  Ao mesmo tempo em que transmite conhecimento, o consultor também os recebe do empresário dada também sua experiência anterior em relação ao negócio. 

Muitos empreendedores alegam sentirem-se mais seguros para gerir seus negócios após contratarem o acompanhamento de uma consultoria, pois recebem informações que consideram valiosas e que poderão lhe ser úteis posteriormente. Tornando talvez, para além de comercial, uma relação de crescimento e independência, para ambas as partes.

Estamos acompanhando um marco significativo na forma de aquisição e comércio de produtos e serviços. Ao mesmo tempo em que vamos analisando a adaptação da sociedade a um novo cenário comercial, assistimos  também ao crescimento de um comércio 100% digital

 

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