ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como empreender no mercado de Games: dicas para ter sucesso

30/3/2021 - Sorocaba - SP

A economia criativa tem cada vez mais firmado seu espaço no mercado e um dos seus maiores expoentes é o desenvolvimento de jogos eletrônicos. Por sua lucratividade, muitos pensam em como empreender no mercado de Games.

Acredite, é bastante lucrativo aqui no Brasil. O mercado brasileiro de games movimenta US$ 1,5 bilhão, se posicionando em 13º no ranking global do setor, segundo Newzoo. Seu crescimento ocorre a uma taxa média de 15% ao ano.

E segundo estudos da PwC, o mercado de games vai gerar mais receita que livros, música ou cinema em 2022. Então, como empreender com games e abocanhar uma parte dessa receita? Confira agora!

Quais são os profissionais no empreendedorismo de games?

“Não há exigência de formação acadêmica específica para atuação no mercado de games. Contudo, há diversas profissionalizações específicas que você pode obter.”

Para que um jogo seja desenvolvido e vendido, diversos profissionais são envolvidos nessa cadeia. Por isso, é possível encontrar mais de uma forma de atuar na área, de desenvolvedor de jogos a comerciante em franquia de games.

Alguns desses profissionais são:

Claro que a área pode ser mais ampla do que essa cadeia de jogos. Confira agora as possibilidades de empreender com games!

Empreendedorismo de games: quais são as possibilidades no mercado?

A principal possibilidade é o desenvolvimento comercial de jogos para fins de entretenimento. No Brasil, há grandes estúdios como a Behold Studios, Kokku Games e Aoca Game Lab.

Aliás, há até mesmo uma associação, como a AMAGAMES (Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos).

No entanto, há outras opções além do clássico desenvolvimento de jogos?

Advergaming

Para começar, você pode desenvolver jogos eletrônicos para a área da publicidade, de forma a divulgar e anunciar produtos, serviços, organizações ou marcas. A ideia é fazer essa divulgação sem o consumidor perceber diretamente a intenção.

Um exemplo é o jogo “Corre, Siô”, que foi criado pela Cerveja Magnífica com a Ops! Game Studio. Outro exemplo foi o “Dark Temptation”, desenvolvido pela marca Axe.

Simulação

A Realidade Virtual (VR) e a Realidade Aumentada (AR) são umas das grandes tendências no mercado de games. Por isso que estão sendo desenvolvidos mais jogos de simulação: de voo, de pilotagem, de maquinismo, etc.

Com as duas tecnologias em alta (Realidade Virtual e Realidade Aumentada), é bastante lucrativo desenvolver jogos com foco nelas.

Gamificação

Gamificação se trata do uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para envolver e engajar pessoas. Pode ser aplicado na educação e no marketing, utilizando de princípios como regras, ranking, recompensas, desafios, etc.

Para aplicar a gamificação no seu negócio, você pode adotarGift Cards como recompensas para o usuário.

Franquia de games

Por fim, você pode usar do empreendedorismo nos games e abrir uma franquia de games. Lojas de jogos são bastante populares, principalmente entre consumidores de jogos e consoles antigos.

Como empreender no mercado de Games: 4 dicas valiosas!

Para ter sucesso ao empreender com games, é importante que tome boas decisões dentro do mercado. Por isso, aqui vão algumas dicas para lhe ajudar!

Faça conexões com sócios e parceiros

Relacionamentos são tudo dentro do mercado de games, de forma a ter investimento e alcance para o que desenvolveu ou vai vender em loja. Por isso, trabalhe com parceiros e sócios no seu empreendimento.

Conte com bons programadores

Conforme seus produtos evoluem, é importante que seus programadores evoluam também. Por isso, encontre pessoas competentes na programação dentro do mercado local.

Entenda o desejo do consumidor

Afinal, o que o consumidor quer? É isso que você deve entender antes de tudo, através de pesquisas na internet e pelo uso de formulários. É bom também entender o feedback que outros jogos tiveram.

Seja um bom marqueteiro

Estabeleça os seus canais de comunicação e divulgação e elabore diversas ações integradas para vender o jogo ao público!

Conclusão

O mercado de games no Brasil é bastante amplo para quem desenvolve jogos eletrônicos e para quem os vende. Você pode visar o entretenimento, a promoção de uma marca ou até mesmo uma nova ferramenta para a educação.

Então, eis o segredo de como empreender no mercado de Games: defina e entenda sua demanda. Com foco em um segmento específico do mercado, maiores são suas chances de ter sucesso!

 

Compartilhe no Whatsapp