ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Quais são os conselhos para quem vai começar a dar aulas de francês?

29/3/2021 - Sorocaba - SP

Atualmente muitas pessoas estão se reinventando e dar aulas de francês pode ser uma excelente opção. No entanto, para que isso se torne possível alguns requisitos serão necessários, pois para ensinar é necessário a fluência no idioma.

Entre outras exigências, você terá que ter força de vontade para passar o conhecimento que tem para os alunos, de uma forma simples e leve. 

Os alunos que estão buscando aprender uma nova língua, buscam por bons profissionais, com uma didática que se encaixa na sua forma de aprendizagem. 

Para se tornar um bom professor, em curso de Francês ou em um aulas particulares, é necessário entender as necessidades dos alunos, e adequar os métodos de ensino, e possuir bom domínio do idioma, tanto na oralidade, quanto na gramática. 

Como dar aula de francês?

Além dos requisitos técnicos, você terá que ser organizado, preparando suas aulas com antecedência, pois isso te dará tempo para trabalhar em cima das necessidades dos alunos e os mesmos ficarão satisfeitos.

Você deverá traçar uma meta e escolher o público que vai ensinar e passar seus conhecimento. Alguns gostam de trabalhar com crianças, outros preferem adolescentes, já têm aqueles que só gostam de adultos. A partir do momento que tiver feito sua escolha sua metodologia será voltada para seu público.

Agora que você já tem tudo definido, pode entrar no mercado de trabalho, sem esquecer que o domínio tanto do português quanto do francês serão de extrema necessidade. Se você está com a intenção de crescer realmente na área, opte por fazer cursos de graduação e pós-graduação ou até mesmo mestrado, doutorado.

Para dar aula particular de francês, é necessário diploma?

Tudo vai depender do nível que você pretende ensinar. E se está pretendendo dar aulas para um público com nível superior, é necessário ter o diploma de graduação e expertise na língua. 

É bem provável que você terá que contar com uma base do latim e do grego, pois sabemos que as mesmas são raízes das línguas latinas. No momento que você decidir cursar letras para trabalhar na área da educação, terá que optar por licenciatura, que te dará o direito de ministrar aulas em francês. Além de cursos de extensão para aprimorar a língua.  

Por outro lado você poderá dar aula particular, desde que sua fluência atenda às necessidades do seu público.  Não possuir um diploma de ensino superior não quer dizer que você não tem competência.  

O que vai contar nesse momento será o nível que você possui, para assim determinar qual tipo de aluno ajudará com seus conhecimentos. 

Posso dar aula de francês online?

Nada impede que você desenvolva seu trabalho online. 

Todavia, se você não tem formação em letras ou específica em pedagogia, terá que adaptar seus recursos e metodologias para chamar a atenção e despertar interesse em seus alunos.

Além disso, você terá que contar com a ajuda da tecnologia, que atualmente nos oferece vários meios para um bom desempenho em seu trabalho. Se você resolveu ensinar um outro idioma, saiba que terá que se reinventar todos os dias.

Os mesmos recursos que você terá que usar para atrair alunos no método presencial, também serão necessários para o ensino online. As explicações claras, respostas convincentes e uma boa pronúncia, sem dúvidas trarão retorno esperado, tanto para o aluno, quanto para o professor.

Estudar é a oportunidade ideal para você poder dar aulas de francês em um curso de Francês em São Paulo. Na hora de fazer suas escolhas busque por quem realmente possui conhecimento quando se trata de ensino de língua estrangeira. Aprenda com quem realmente sabe e sua carreira como professor de francês será um sucesso.

 

Compartilhe no Whatsapp