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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

4 formas de fazer marketing para clínicas de reabilitação

29/3/2021 - Sorocaba - SP

Cada vez mais se faz necessário o uso do marketing médico para clínicas de reabilitação, principalmente com o maior número de concorrentes. Contudo, isso abre uma questão: como fazer marketing para clínicas de reabilitação?

O que não falta, infelizmente, é demanda. Em pesquisas locais, foi constatado o aumento no uso de drogas na pandemia, o que levou à OMS recomendar a limitação na venda de bebidas. O álcool foi um dos produtos mais consumidos no isolamento social.

E nesse momento é importante a presença de clínicas de reabilitação. Mas como atrair pacientes particulares? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre marketing para clínicas!

O que fazer e não fazer no marketing para clínicas?

O marketing médico é diferente do marketing de outras áreas, pois muitas práticas são consideradas difíceis e antiéticas na medicina.

Apesar de ser uma necessidade humana a existência de clínica para reabilitação, ela ainda é um negócio – e um negócio cheio de concorrentes. Por isso que existe a publicidade médica, de forma a atrair novos pacientes.

Contudo, há limitações legais nessa prática, impostas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) no Manual de Publicidade Médica. AClínica de Reabilitação – Núcleo Viver Sóbrio trabalha de acordo com essas limitações, de forma a ter uma publicidade legal.

Para trabalhar dessa forma, é necessário planejamento – e isso depende de saber o que pode e o que não pode fazer no marketing para clínicas!

O que pode fazer?

O que não pode fazer?

Marketing para clínicas de reabilitação: como atrair pacientes particulares?

Como atrair pacientes particulares sem ferir as regras da CFM? Pode parecer complicado, mas, na verdade, é simples – e há inúmeras formas para isso. Aqui vão algumas ideias para clínicas médicas!

Use do marketing de atração

No marketing digital para clínicas, há dois tipos de estratégias: o marketing de atração e o marketing de interrupção. Enquanto o último interrompe para fazer a publicidade, o primeiro se baseia em criar conteúdo para atrair o público naturalmente.

Algumas das técnicas nesse marketing digital para clínicas são:

Marketing de conteúdo

Você pode criar um blog para sua clínica de reabilitação, onde publicará conteúdo relevante que responda dúvidas dos usuários. Ao responder as dúvidas, você gera engajamento e autoridade, fazendo com que o usuário confie na sua clínica.

Anúncios pstrocinados

Investir nos anúncios do Google Ads são uma forma válida de fazer marketing digital para clínicas. Esses anúncios pagos são as primeiras respostas que aparecem nos resultados de busca e são direcionados para potenciais clientes.

Redes sociais

Ter presença nas redes sociais é garantir espaço numa plataforma onde está 42% da população mundial (segundo pesquisa da Emarsys). Criar uma página na rede social e usar dos Social Ads são uma forma de gerar atração num público mais amplo.

Faça SEO local

SEO se trata de um conjunto de técnicas para otimização de site, que é utilizado para melhorar seu posicionamento na página de buscas do Google. O SEO local se trata disso, mas aplicado em pesquisas feitas localmente.

Ele é aplicado para que você seja uma das primeiras respostas em pesquisas locais. Por exemplo, para alguém pesquisando “clínica de reabilitação São Paulo”, vão aparecer as clínicas mais bem posicionadas da região no Google.

Algumas técnicas de SEO local são:

Faça parcerias estratégicas

Um marketing tradicional é o marketing boca a boca, onde você utiliza de parcerias estratégicas para captar possíveis clientes. Alguns exemplos são psicólogos, psicoterapeutas e líderes de grupos para autoajuda.

Endomarketing

Uma outra forma de publicidade médica é a interna, ou melhor, o endomarketing. Ele é uma estratégia de marketing institucional, voltada para ações internas da clínica. Apesar de ignorado por algumas clínicas, é essencial para promover a imagem da marca.

Algumas práticas de endomarketing são:

Como pode ver neste artigo, há muitas formas de se fazer o marketing médico, com práticas online e offline. Contudo, é importante planejamento para divulgar a clínica dentro do que é legal para o conselho da classe.

Para fazer um bom marketing para clínicas de reabilitação, sempre tenha em mente uma coisa: o paciente!

 

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