ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Quais as principais áreas de atuação de quem cursa Educação Física?

24/3/2021 - Sorocaba - SP

O curso de educação física é um dos mais abrangentes que existem dentro das universidades. De fato, com um diploma na área é possível trabalhar com muitas coisas interessantes.

Embora haja uma grande quantidade de oferta desse curso por aí, é difícil encontrar profissionais que realmente entendam do assunto. Isso acontece porque a maioria dos formados, após receberem o diploma, param de estudar — um erro grave.

A atuação mais vista dos profissionais de educação física fica por conta das academias. Ser instrutor de academia, embora seja um ofício popular entre os profissionais, nem de longe é a única opção.

Atualmente há uma demanda interessante de pesquisadores na área. São muitos tópicos que precisam de estudos aprofundados, o que abre muitas ofertas de bolsas de estudo — algumas até fora do país.

Além disso, uma atuação pouco conhecida é a especialização em esportes. É uma área concorrida, mas o salário compensa a dificuldade do mercado de trabalho.

Quer conhecer um pouco mais sobre a atuação desse profissional? Vamos lá!

1. Pesquisa em educação física

A educação física trata do corpo e todos os seus mecanismos de funcionamento. Portanto, existem infinitas áreas de estudo para quem quer se aventurar no ramo científico.

Uma das mais comuns, por exemplo, é testar a eficiência de suplementos como o ZMA. Nesse caso, o pesquisador atua com hipóteses e testes experimentais, os quais buscam verificar a atuação do produto no corpo humano.

Além disso, pesquisas de “base” também existem aos montes. Afinal, mesmo com mais de 2 mil anos de estudos, a ciência ainda não compreende completamente o corpo humano.

O estudo do impacto da atividade física para a terceira idade também é um ramo promissor. A população está cada dia mais velha e com expectativa de vida maior. Portanto, com certeza descobertas nessa área vão impactar a sociedade em um futuro próximo.

2. Especialização em esportes

Se tornar um especialista em esportes, ou melhor dito, em um esporte só, pode ser muito vantajoso para o profissional de educação física. O mercado de atletas profissionais é realmente muito vasto, principalmente para o futebol.

No entanto, todos os esportes precisam de especialistas para orientar os atletas. Isso amplia ainda mais o mercado de trabalho para os profissionais do esporte.

Quando o assunto é “prática esportiva casual”, detalhes de movimentação e etc não fazem muita diferença. Porém, esses detalhes, em uma competição de verdade, podem garantir a primeira colocação.

Esportes  menos explorados como arremesso de dardo podem ser ótimas opções para quem quer ingressar rapidamente nesse mercado.

3. Instrutor de academia

Achou mesmo que iríamos deixar o famoso “instrutor de academia” de fora de nossa lista, não é verdade? Aqui está ela!

Um instrutor de academia qualificado faz muita diferença no dia a dia dos atletas. Porém, isso significa muito mais do que elaborar cronogramas e ajudar na realização de exercícios: o profissional precisa ter habilidades sociais imprescindíveis para a função.

Quando o profissional é capacitado para sua atuação, ele consegue ajudar seus alunos até mesmo no aspecto mental da prática esportiva. De fato, esse aspecto é muitas vezes deixado de lado — mas é ele quem traz os resultados.

Um aluno que se sente frustrado com os treinos, por exemplo, pode deixar de frequentar a academia. Todavia, uma instrução bem colocada pode reverter esse quadro e ajudar o aluno a alcançar seus objetivos.

Viu como essa função vai muito além do que parece?

4. Ensino de educação física

A educação física também guarda postos de trabalho para quem quer se dedicar ao ensino. Porém, vale lembrar que o mestrado (e até o doutorado) são importantes nessa área.

Em suma, se trata de uma carreira acadêmica como qualquer outra, com foco em lecionar em escolas ou faculdades. No caso das escolas, apenas o bacharel já basta; mas é necessário pelo menos um mestrado para lecionar no ensino superior.

A depender da modalidade de ensino, pode-se lecionar em mais de uma instituição por vez, o que resulta em um ótimo salário no final do mês.

5. Empreendedorismo

Se você tem as características de um empreendedor, saiba que a educação física é um ótimo nicho da saúde para abrir um negócio. Afinal, saúde é um bem que sempre falta — e que todo mundo precisa.

Você pode trabalhar como personal trainer, vender métodos de ganho de massa ou emagrecimento e até dar consultorias. Há um interesse crescente das empresas quanto à constituição física de seus funcionários.

6. Atividades de recreação

Atuar com atividades de recreação é ganhar dinheiro para se divertir — literalmente. Nessa atuação, seu papel será transformar exercícios físicos em brincadeiras e gincanas divertidas e envolventes.

Locais ligados ao turismo, como hotéis, parques, SPAs, etc sempre recrutam profissionais da área de recreação. Aliás, essa área tem crescido muito no Brasil, e também pode ser um ramo para empreender.

Gostou do conteúdo do post? Não deixe de compartilhar!

Compartilhe no Whatsapp