ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Por que o marketing digital tem sido tão essencial nos dias atuais?

17/3/2021 - Sorocaba - SP

Tornar o negócio um sucesso é o objetivo de qualquer empreendedor que possui ou está começando a criar um. Para isso, não é mais necessário ir de porta em porta para vender o produto, pois o marketing digital traz essa mudança.

 

Com o avanço da tecnologia e a chegada das redes sociais, diversos procedimentos foram renovados e transformados pelo meio digital, e quem trabalha com marketing e vendas viu uma nova oportunidade de alavancar a sua marca.

 

É quase impossível ver uma pessoa que não pegue o celular hoje em dia ou não entre nas redes sociais, pelo menos por cinco minutos, para ver as notícias ou para pesquisar algum produto novo.

 

Isso aumentou a chance de empresas crescerem no âmbito digital e demonstrarem o seu valor e qualidade. E é sobre isso que vamos falar hoje, sobre como o marketing digital tem sido essencial atualmente.

O que é marketing digital?

O marketing convencional se trata da arte de criar e divulgar produtos e serviços de qualidade para seus clientes, o marketing digital também possui esse objetivo mas conta uma grande aliada, a tecnologia.

 

O marketing digital é um conjunto de ações e estratégias que visam a criação e divulgação de marcas no mercado, porém, elas são realizadas por meios digitais de comunicação, como:

 

 

A maioria das marcas que começam hoje no mercado investem muito dinheiro e tempo no marketing digital por saber que ele faz toda a diferença. Visto que:

1.   A forma de consumir mudou

Hoje, não é necessário sair de casa para ir em um supermercado, comprar hambúrguer, por exemplo. Basta abrir um aplicativo e fazer o pedido, em questão de minutos o lanche chega pronto na porta da sua casa.

 

As pessoas se acostumaram a consumir de forma mais prática e rápida, sem precisar fazer grandes esforços para ir atrás de algum produto ou serviço, e é aí que o marketing digital entra.

 

Por exemplo, uma pessoa à procura de um curso de inglês, não precisará andar por toda a cidade para achar, pois nas redes sociais, ela poderá encontrar um professor particular que divulgou o seu serviço usando o Twitter Ads.

 

As pessoas não estão mais saindo de suas casas e nem gastando horas atrás de um produto ou serviço, basta abrir as redes sociais ou dar alguns cliques e o que ela procura virá até ela por meio do marketing digital.

2.   É muito mais prático e econômico

Outro ponto que faz o marketing digital ser essencial nos dias atuais é a sua praticidade e economia, tanto para o cliente quanto para o empreendedor.

 

Por intermédio do marketing digital, a equipe responsável por essa área consegue construir toda estratégia de marketing de conteúdo de forma gratuita, para divulgar a marca usando as redes sociais ou blog da empresa.

 

Portanto, as estratégias de marketing digital mostram que é possível fazer um bom trabalho, sem precisar dispender muitas horas e grande verba com divulgações.

 

Ele traz imensos benefícios para o cliente que não precisará ficar dias atrás de um produto, e para o empreendedor que conquistará novos clientes de forma gratuita e prática.

3.   É acessível para a maioria das pessoas

Hoje, mais da metade da população mundial possui acesso à internet, ou seja, com o marketing digital você consegue divulgar a sua marca para essas pessoas.

 

Quase todas as pessoas possuem algum aparelho, como celular ou computador. Milhares delas têm perfis em diversas redes sociais e passam horas vendo o que está acontecendo no mundo e quais as últimas notícias.

 

Dentre essas horas na tela do celular essas pessoas se deparam com diversos anúncios de produtos e serviços, e um deles pode ser o seu.

 

O marketing digital é acessível para quase todos, tanto para os clientes que podem conhecer a sua marca de forma natural pela internet quanto para o empreendedor que pode investir uma pequena quantia em anúncios pagos ou usar estratégias orgânicas.

 

Com o marketing digital você pode pagar para plataformas como o Google Ads divulgar o seu trabalho ou utilizar estratégias gratuitas como o inbound marketing para atrair clientes de forma orgânica.

Considerações finais

Assim como quase tudo no mundo virou de cabeça para baixo com o avanço da tecnologia e a chegada da internet, a forma de trabalhar também não ficou para trás.

 

Por isso, esteja sempre atento a todas estratégias e inovações no mercado, estude e se prepare para prestar um bom serviço e fazer a diferença no seu meio de atuação.

 

Compartilhe no Whatsapp