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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como fazer marketing em 2021: entenda o cenário

12/3/2021 - Sorocaba - SP

Toda empresa precisa entender como fazer marketing em 2021. Ainda que contrate uma agência profissional para isso, precisa entender um mínimo de como o sistema funciona para poder montar seus produtos e estratégias do jeito certo e tentar conseguir o melhor resultado possível, ainda mais em um ano conturbado como é o de 2021. Afinal, ainda estamos em pandemia e não sabemos exatamente como o mercado vai reagir a isso.

A perspectiva atual é que, com a aplicação das vacinas, a economia possa iniciar uma retomada significativa. No entanto, os ganhos dessa ação ainda são limitados e é difícil saber exatamente quanto poderemos contar com isso. Até porque a vacinação no Brasil está um pouco mais devagar do que no restante do planeta. Portanto, não dá para contar com a recuperação dentro da galinha.

Portanto, é importante saber como fazer marketing em 2021 para poder se adaptar ao cenário atual. Quer saber como? Então siga a leitura abaixo!

Como fazer marketing em 2021: 5 dicas

1. Foco no SEO local

Você sabia que 700 mil empresas fecharam as portas desde o início da pandemia do novo coronavírus? Uma das principais razões disso é o fato de que elas trabalhavam apenas em um segmento local, o que fez com que elas perdessem o fluxo de clientes com a quarentena.

Agora que provavelmente não teremos mais o lockdown em 2021, as empresas locais voltarão a funcionar, mas precisarão de uma estratégia complexa. Por isso, é importante trabalhar com elementos de SEO local que possam ajudar o negócio a prosperar e ser encontrado mais facilmente.

Por exemplo, suponha que você seja um chaveiro de Campinas. É importante trabalhar com uma estratégia de SEO em Campinas, para que as pessoas daquela cidade encontrem seus serviços ao fazer buscas na Internet.

2. Uso do Marketing Interativo

Com as pessoas mais tempo em casa, elas estão mais tempo em ferramentas digitais na Internet, como redes sociais. Por isso, é importante estimular a interação delas com as ferramentas de marketing. Isso ajudará a aumentar o engajamento em plataformas governadas por algoritmos (redes sociais, marketplaces e outros), mas também criará uma conexão emocional com o seu cliente.

Por exemplo, suponha que você tenha uma ótica. Que tal criar uma ferramenta nas redes sociais que permite que o usuário crie um bonequinho que parece com ele e, assim, possa identificar o seu formato de rosto e o melhor tipo de óculos para ele?

Isso aumentará bastante o engajamento nas redes sociais e também o número de clientes para a sua ótica.

3. Parceria com influenciadores

Seguindo a linha da última dica, os influenciadores se tornaram ainda mais importantes nessa pandemia. Afinal, as pessoas estão mais tempo em casa, mais tempo nas redes, vendo vídeos, conversando e interagindo.

Assim, influenciadores acabam se tornando mais importantes, com mais poder e, claro, mais importantes para as empresas. Dessa forma, vale a pena identificar influenciadores importantes para o seu negócio ou segmento em que você trabalha.

Com base nisso, faça uma análise de resultados de cada uma das opções, peça orçamentos e veja qual influenciador pode oferecer um melhor negócio para a sua empresa.

4. Estrutura de lançamento inteligente

Em 2021, o lançamento de infoprodutos (e até mesmo de produtos normais) deverá ser dominado pela Internet. Por isso, é importante que a sua empresa tenha uma estrutura adequada e inteligente para isso.

Por exemplo, é essencial ter um engajamento alto na hora de lançar um produto. Isso porque quem já falou com você e interagiu em relação ao produto tem maiores chances de comprá-lo no lançamento.

Para chegar a esse nível de hype, é importante nutrir os seus seguidores aos poucos, para que eles entendam o valor do produto que você vai lançar. Para poder nutri-los, no entanto, é essencial atraí-los nas redes, no Google e muito mais.

5. Lives

Por fim, não dá para negar a importância das lives nos conteúdos de marketing atuais. Isso porque elas trazem uma série de vantagens, como:

No entanto, não abuse das lives. Use de maneira cuidadosa e com bom senso. As pessoas não têm todo o tempo do mundo para ver lives todos os dias. Dessa forma, o ideal é usá-las em fases estratégicas.

Agora que você já viu essas 5 dicas de como usar marketing digital em 2021, é hora de colocá-las em prática. Como deu para ver, existem muitas opções de estratégia de marketing para serem usadas no setor neste ano, de modo a tentar ultrapassar a crise da pandemia e conquistar os resultados que são desejados pela empresa e que são necessários para conseguir superar essa dificuldade.

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