ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

A importância da tecnologia no marketing digital

12/3/2021 - Sorocaba - SP

Não é necessário ser um mestre em informática avançada para saber a importância da tecnologia no marketing digital. Afinal de contas, a publicidade digital é feita totalmente por meios tecnológicos e se beneficia bastante de qualquer novidade na área, além de ser totalmente modificada sempre que algo novo surge ou acontece no setor. Portanto, é extremamente dependente das novas tecnologias.

Por causa disso, é importante para os profissionais de marketing digital entenderem mais sobre tecnologia e saber como ela pode ser útil para as suas estratégias digitais. Afinal de contas, é essencial dominar o campo de batalha para garantir sua vitória ou, no mínimo, aumentar as chances de conseguir triunfar em um cenário hostil. Sem esses conhecimentos, o profissional de marketing está fadado a estagnar em suas ações.

Quer saber mais sobre a importância da tecnologia no marketing digital? Então siga a leitura abaixo!

A importância da tecnologia no marketing digital em 5 pontos

1. Determinação das regras

O Marketing Digital é efetuado na Internet, em ferramentas como o Google, as redes sociais, sites, blogs e outras plataformas, incluindo o YouTube e aplicativos normais. Portanto, toda a estrutura onde essa forma de Marketing existe é tecnológica. A tecnologia, nesse caso, literalmente determina as regras do jogo.

Por exemplo, o Google é o maior motor de tráfego e busca do planeta. Eram mais de 100 bilhões de buscas mensais no passado e, hoje, o número mais do que dobrou. Portanto, não há outra forma de trabalhar com busca online sem seguir as regras do Google. Sempre que um novo algoritmo é lançado, toda a estratégia deve ser repensada para se adaptar a esse conteúdo.

O mesmo vale com as redes sociais. Antes, o Facebook tinha 127 milhões de usuários brasileiros e ditava as regras de como as coisas funcionavam. Hoje, o Instagram é a rede de mais engajamento e é quem manda no assunto.

Portanto, a tecnologia determina as regras de funcionamento do Marketing Digital. Quem estiver atrasado nela, estará atrasado também nas regras do jogo e não terá bons resultados.

2. Proliferação de caminhos

Um dos pontos mais interessantes sobre a tecnologia no Marketing Digital é como ela cria caminhos incríveis para quem souber como analisar e enxergar as oportunidades. Por exemplo, é possível investir só em Marketing de Conteúdo no Google. Ou só em redes sociais. Ou só em e-mail marketing, vídeo marketing, podcasts, infográficos, realidade virtual ou aumentada, marketing de influenciadores… enfim, os caminhos são muitos.

Isso faz com que cada contexto, cada empresa e cada tipo de público tenha uma possibilidade no Marketing Digital. E a tendência é que mais e mais caminhos se abram à medida que mais e mais ferramentas são desenvolvidas e plataformas criadas.

3. Otimização de ações

A tecnologia tem um papel vital em fazer do Marketing Digital muito mais eficaz do que o tradicional. Afinal de contas, ela pode contabilizar todos os resultados possíveis e imagináveis, de modo a gerar métricas atualizadas e confiáveis para fazer cálculos e otimizar as ações.

Graças à tecnologia, é possível saber exatamente quantas pessoas passaram por cada parte da sua estratégia, onde você perdeu mais leads e onde ganhou, o que foi feito de certo, de menos certo e de errado. Isso permite, claro, otimizar cada um desses pontos e gerar resultados cada vez melhores.

4. Aumento da produção

Outro benefício pouco considerado da tecnologia no Marketing Digital é o aumento de produção. Isso acontece em duas vias: a possibilidade de trabalhar mais facilmente e com mais gente e o uso de softwares para otimizar parte do trabalho.

Em primeiro lugar, a tecnologia permite que profissionais de diferentes pontos do país possam trabalhar em um único projeto. Com plataformas como o WhatsApp, Slack e outros, dá para montar um fluxo único de trabalho e reunir grandes talentos de todos os lados.

Em segundo lugar, softwares e programas ajudam a criar peças publicitárias mais facilmente, o que traz uma eficiência muito maior, especialmente na automação do e-mail marketing.

5. Inovação constante

Por fim, é importante lembrar que a tecnologia está em constante inovação. A cada ano, temos uma nova ferramenta, um novo insight ou uma nova estratégia para fazer marketing e conseguir clientes. Isso se faz valer também na forma de trabalhar, e também defesa de informações, quando por exemplo falamos de Segurança Digital.

Essa inovação constante traz dois benefícios específicos:

Ficou mais estabelecida a importância da tecnologia no marketing digital? Então chegou a hora de colocar esse conteúdo em prática e se tornar um profissional mais preparado para vencer no segmento do marketing digital. Com esse tipo de conhecimento, você poderá melhorar o seu desempenho e sempre estar na vanguarda da área, buscando aquela oportunidade para resultados acima da média.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o uso da tecnologia no marketing digital!

 

Compartilhe no Whatsapp