ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

MEI: previsões de 2021 para o micro empreendedor

12/3/2021 - Sorocaba - SP

 

O ano de 2020 foi completamente atípico. A vasta maioria das pessoas sequer poderia imaginar que teríamos uma pandemia global no dia 1 de janeiro. No entanto, dois meses depois, estávamos em casa, em isolamento social, por causa do novo coronavírus. Isso afetou muito a vida de muita gente, inclusive do ponto de vista econômico. Por causa disso, agora as pessoas esperam previsões de 2021 para o micro empreendedor que sejam melhores.

É claro que, depois de 2020, é difícil prever qualquer coisa. Afinal, ficou bem óbvio que, às vezes, o mais improvável pode acontecer e não há o que fazer com a situação. Uma pandemia pode surgir do nada, um desastre natural pode acontecer. Enfim, o cenário pode mudar absolutamente a qualquer momento. No entanto, ao mesmo tempo que qualquer coisa pode acontecer, não quer dizer que vá acontecer. Afinal, antes da pandemia do novo coronavírus, a última grande pandemia foi exatamente há um século. Portanto, há uma certa previsibilidade na maior parte do tempo.

Por isso, confira abaixo algumas previsões de 2021 para o micro empreendedor e se prepare para o que vem por aí!

5 previsões de 2021 para o micro empreendedor

1. Mais formação técnica

Uma das previsões mais certas para 2021 é que será um ano de exigência técnica maior para todos os empreendedores. Afinal de contas, vivemos um período de grande dificuldade e, nessas horas, é essencial ter conhecimentos específicos para desenvolver estratégias capazes de trazer resultados mesmo nos cenários mais complicados.

Por exemplo, a busca por cursos online gratuitos com certificado grátis aumentará muito durante o ano. Áreas como administração, contabilidade, marketing e liderança serão as mais buscadas pelos administradores, pois são áreas essenciais para a empresa, mas que nem todo mundo tem conhecimento.

Um exemplo simples é a administração. Nem todo mundo sabe como lidar com o fluxo de caixa, investimentos para o futuro ou em processar a folha de pagamento. No entanto, será necessário aprender para poder ter sucesso no mercado.

Como os recursos estão escassos, não é todo mundo que terá dinheiro para conseguir uma formação técnica paga. Por isso, os cursos gratuitos terão resultados mais expressivos. Na ausência de cursos grátis, muita gente deverá lançar opções de baixo custo (R$30,00, R$50,00 cada um) para poder vender mais.

2. Maior digitalização dos trabalhos

Conforme o tempo passa, mais e mais áreas da vida serão digitalizadas. Isso afeta o empreendedor tanto na sua organização interna, quanto na relação com os clientes. No primeiro caso, será mais comum ter funcionários terceirizados trabalhando em home office (isso é mais raro no MEI, que só pode ter um profissional, do que em outros microempreendedores), contratar um escritório de contabilidade digital e por aí vai.

Já na relação com os clientes, as empresas farão mais vendas digitais, precisarão explorar melhor o Pix, assim como o marketing digital e outras ferramentas. Mesmo negócios com produtos físicos específicos terão uma experiência mais digital neste ano.

3. Estabelecimento do micro empreendedor

O ano de 2021 pode vir a ser conhecido como o ano do micro empreendedor. Isso por causa do cenário macroeconômico atual. Com alta no desemprego, a solução para muitas pessoas é empreender (não é à toa que o MEI cresceu em 2020). Na prática, essa situação levará a um aumento do empreendedorismo de pequeno porte nesse ano.

Eventualmente, essas empresas vão se estabelecer, contratar pessoas e ajudar a reduzir o desemprego, criando um novo período de estabilidade no país. Portanto, estamos na fase do ciclo em que as empresas deverão ser criadas e estabelecidas.

4. Mais possibilidades de retomadas

A pandemia acabou com 700 mil empresas só nas suas primeiras semanas. O cenário é de terra arrasada em muitos segmentos. No entanto, por pior que isso seja, é também um cenário de oportunidades.

A retomada econômica vem aí, conforme mais e mais pessoas são vacinadas. Por isso, empresas poderão “invadir” nichos de atuação próximos em busca de clientes que ficarão sem serviço ou produto após o fechamento de tantas empresas.

5. Ano não será as mil maravilhas

Apesar de tantas previsões positivas, é importante ter em mente que 2021 não será um ano maravilhoso. Ainda estamos em pandemia (na verdade, com o pior momento de sempre) e ainda teremos muitas dificuldades econômicas em 2021. No entanto, lutando contra a pandemia e com bastante estratégia, será possível reverter a situação.

Agora que você já viu essas previsões de 2021 para micro empreendedor, é hora de se adaptar a elas sabendo que, no fundo, são apenas previsões. Não há garantia do que vai acontecer, embora elas sejam pautadas nas condições atuais e, portanto, haja uma chance razoável de acontecerem por serem consequências óbvias para certos contextos. Portanto, faça o plano esperando por elas, mas tenha planos B, C e D para situações diferentes.

E aí, gostou do conteúdo? Agora é a sua vez: faça uma previsão para o micro empreendedor em 2021!

 

Compartilhe no Whatsapp