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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como empreender no ramo de moda em 2021

12/3/2021 - Sorocaba - SP

O ano de 2020 mudou o mundo de muitas formas. Por causa disso, é importante estar pronto para se adaptar ao novo normal e investir suas energias de forma certa para alcançar seus objetivos. Por exemplo, saber como empreender no ramo de moda em 2021, que é diferente de outros anos, é essencial. Não se trata apenas de fazer um curso de moda online em vez de presencial, mas sim de entender mudanças profundas no comportamento do consumidor, mas também na psique das pessoas.

A pandemia do novo coronavírus foi devastadora. Aliás, ainda está sendo. No momento de publicação deste artigo, foram 2,5 milhões de pessoas mortas no mundo todo, com a pandemia chegando ao seu momento mais crítico no Brasil (e previsão de 3 mil mortes diárias nos próximos dias). Não tem como um evento tão longo (mais de um ano), tão impactante e que ocupa tanto a cabeça das pessoas não deixar uma marca profunda, que mudará praticamente todos os setores da sociedade.

Portanto, quer saber como empreender no ramo de moda em 2021? Então siga a leitura abaixo!

Como empreender no ramo de moda em 2021 em 5 passos

1. Aceite a digitalização da vida

A vida está cada vez mais digital. Não é só na nossa vida pessoal, com as redes sociais, smartphones e criptomoedas, mas também na vida empresarial. Portanto, quem quer empreender no setor de moda precisa entender isso.

Para começar, haverá maior digitalização do trabalho, com profissionais sendo contratados para trabalhar à distância e interagir em reuniões via Skype, ou Zoom. Em segundo lugar, será necessário abrir canais de pagamento digitais, especialmente usando o Pix do Banco Central.

Já do lado do consumidor, é importante entender essa digitalização também. Os clientes estarão cada vez mais na Internet, mas não aceitarão a experiência básica de comprar online. Eles vão querer tentar reproduzir o máximo da experiência real, indo em uma atelier, vendo o croqui e muito mais. Para isso, será necessária uma estrutura digital completa.

2. Entenda como a cabeça das pessoas mudou

A pandemia do novo coronavírus mudou as pessoas. Não se trata apenas de novos hábitos, como andar de máscara, passar álcool em gel constantemente e se preocupar com aglomerações. É uma mudança de consumo também.

Ao mesmo tempo em que as pessoas estão mais conscientes sobre os riscos de consumo em excesso, estão também mais propensas a consumir. Por isso, é importante ter estratégias específicas para se adaptar às mudanças.

3. Aproveite-se de novos hábitos de consumo

Antigamente, para comprar uma roupa, era preciso ir até à loja e experimentá-la. No exemplo anterior, era preciso ir até um atelier, ver o croqui e muito mais. Tanto o cliente fast fashion, quanto o mais preparado, tinham hábitos de consumo específicos.

Hoje, isso mudou. As pessoas têm mais restrições para gastar dinheiro, querem escolher mais e são mais exigentes com as marcas. Por isso, quem quer empreender na área precisa entender esses novos hábitos de consumo para pensar em estratégias específicas para satisfazer essas novas demandas.

4. Tenha bom senso e empatia

A pandemia do novo coronavírus trouxe um cenário muito específico. São mais de 2,5 milhões de mortos no mundo todo, pelo menos 10% disso no Brasil. Portanto, é raro encontrar uma família que não sofreu pelo menos tangencialmente com a doença.

Portanto, é vital ser empático e ter bom senso em relação à situação. Por exemplo, cuidado com a confecção de peças levando a pandemia em conta. Para quem é do setor de moda conceitual, nada de criar peças inspiradas na pandemia. Tenha bom senso e empatia com as vítimas e não explore o tema comercialmente.

Se quiser abordar a pandemia em suas criações, seja sempre discreto, evitando atrair atenção desnecessária.

5. Pense em novas escalas produtivas

Por fim, será extremamente necessário pensar em novas escalas produtivas nesse novo cenário da moda. Por exemplo, há escassez de tecidos, baixo volume de vendas e poucas perspectivas de melhoras. Para quem precisa de insumos para trabalhar, é o pior cenário.

Além disso, há a possibilidade de ter funcionários. Como trabalhar com eles em um cenário de pandemia? De que forma conseguir organizar a escala de produção para poder tirar o melhor deles? Talvez valha a pena pedir por sugestões dos próprios colaboradores. É possível que eles saibam como resolver o problema que vivem diariamente.

Esses são alguns dos principais pontos a considerar para quem quer saber como empreender no ramo de moda em 2021. É importante ter em mente que, com ou sem pandemia, o setor da moda é essencial para a sociedade. No entanto, é importante também não entrar em um sentimento de falsa percepção do próprio valor e acabar cometendo gafes ou decisões de empreendedorismo erradas.

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